segunda-feira, 21 de março de 2016

Prenderam mais um executivo da Petrobrás, ótimo! Quero saber quando um representante da Globo corrupta vai ser preso?

por Emanuel Cancella
                                            
Mais um executivo da Petrobrás foi preso, Raul Schmidt Junior, ligado ao diretor da área internacional da companhia, o também preso Jorge Zelada. A sociedade precisa saber que o Sindicato dos Petroleiros do Rio, muito antes da Lava Jato, já denunciava a maioria desses diretores e executivos presos. Enterros simbólicos em frente à sede da Petrobrás e nas unidades, escracho na residência dos diretores, bem como denúncias enviadas à PF e ao Ministério Público. Não houve qualquer resposta desses órgãos, muito pelo contrário, pois ao invés de punir os denunciados, ameaçavam a nós, os diretores que denunciávamos. Chegamos a ser proibidos pela Justiça de falar ao microfone o nome de alguns desses, inclusive de colocar o nome deles no boletim.

O ex-presidente do Sindipetro/Caxias, Nilson Cesário, por fazer denúncias de corrupção à PF ao MP e a justiça contra os dirigentes da Petrobrás/Reduc, foi condenado e teve que pagar com sextas básicas para não ser preso.
Enquanto os sindicalistas petroleiros são punidos pela justiça, o juiz Sérgio Moro, que chefia a Lava Jato, recebeu prêmio da Globo como gente que faz a diferença.
A verdade é que, se antes ninguém se interessava pela corrupção na companhia, e agora a mídia só fala nisso, é por um sórdido e único motivo: querem destruir a imagem da Petrobrás para entregá-la.

Escândalos como o da merenda nas escolas e do metrô de São Paulo, e outros maiores que o da Petrobrás como o Zelotes e o Swssleaks, que além da Globo envolve a Band, Folha, Grupo RBS, Editora Abril responsável pela Veja, Jovem Pan, entre outras empresas de comunicação. Nessas corrupções ninguém fala, investiga e ninguém vai preso.    

Lógico que a Globo está por trás dessa campanha difamatória contra a Petrobrás. Na gestão de FHC a privatização era viabilizada assim: por um lado a mídia, principalmente a Globo, destruía a imagem da empresa, e por outro o governo congelava as tarifas e a empresa assim não podia investir para se modernizar. Pronto, estava pronta para ser entregue! Fizeram isso com a Vale, que acabou vendida a preço negativo.

A Globo, no governo de FHC, já tentava privatizar a Petrobrás, fazendo campanha na mídia, comparando a Petrobrás a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás. E ainda hoje, a Globo faz campanha intensa e diária contra a Petrobrás chegou ao extremo de dizer em editorial que o  pré-sal pode ser patrimônio inútil.
Todos os brasileiros honestos concordam com o combate a corrupção, e que ela seja investigada em todas as empresas, inclusive na Petrobrás, e que prendam todos os corruptos e corruptores. Aliás, isso só esta acontecendo nos governos do PT.  
Agora focar a corrupção somente na Petrobrás é uma forma de destruir a companhia que mais investe no Brasil. 

A Petrobrás responde por 13% do PIB brasileiro; com os impostos que paga financia de 60% a 80% da obras no país, são milhões de empregos. E além de abastecer ininterruptamente de derivados de petróleo há 61 anos; os petroleiros e a Petrobrás desenvolveram tecnologia inédita no mundo que propiciou a descoberta do pré-sal. Com essa descoberta, a Petrobrás acumula reservas de mais de 100 bi de barris petróleo, o que garante o abastecimento do país no mínimo nos próximos 50 anos. O pré-sal já produz mais de um milhão de barris por dia, o suficiente para abastecer junto todo o Mercosul. Considerando o barril a U$ 40, temos um tesouro de U$ 4 trilhões, essa empresa está longe de estar falida. Mas isso tudo a mídia não diz!

A mídia  quer passar a ideia de que a corrupção começou e só existe na Petrobrás e nega a contribuição que seus trabalhadores e a companhia prestam ao Brasil, isso tudo para destruí-la. A Petrobrás, para divulgar na mídia a conquista pela terceira vez do premio OCT, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo, teve que pagar, entretanto notícias negativas contra a companhia são divulgadas a todo instante. E a Globo sempre está à frente das denúncias contra a companhia, com o objetivo único de facilitar a entrega de nossa Petrobrás  aos gringos;

A Globo que manipula a opinião pública contra a Petrobrás é a mesma que está envolvida no Swssileaks, com contas na Suíça para lavagem de dinheiro; que sonegou o Imposto de Renda da Copa do mundo de 2002; que é a principal suspeita de corrupção no escândalo da Fifa, já que foi monopolista das transmissões esportivas, inclusive o seu principal sócio, a TV TEM de São Paulo, é réu confesso no processo; a Globo apoiou e cresceu à sombra da ditadura e usou por 21 anos sem pagar o satélite da Embratel e foi contra a campanha das “Diretas Já!”

Quando a Globo vai ter um dirigente corrupto preso?

Rio de Janeiro, 21 de março de 2016 

OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário