domingo, 21 de fevereiro de 2016

Por que nenhum tucano foi preso até agora?

por Emanuel Cancella

Nenhum tucano foi preso até agora na AP 470 (mensalão), e na lava Jato. Com um agravante de que o mensalão do PSDB foi anterior ao do PT e os crimes estão prescrevendo sem julgamento. Na lava Jato, os tucanos são citados em delação e nada, inclusive o governo tucano Fernando Henrique Cardoso  na Petrobrás, o próprio FHC, publicou em livro que em seu governo, havia corrupção na Petrobrás. Para que não reste nenhuma dúvida, outra denúncia contra o tucano Aécio Neves acaba de ser arquivada pelo STF.
Um amigo me disse: “Os tucanos são malandros!” Discordo, pois a maioria da ocupação carcerária é de malandros presos! Existe sim um conluio entre nossas autoridades, a mídia e os malandros do PSDB.
Veja a malandragem de nossas autoridades para confundir a sociedade: no momento que soltam o senador do PT, Delcidio Amaral, o STF arquiva mais uma denúncia contra o tucano Aécio Neves.
Prenderam o senador Delcidio, mas o que fizeram com o ministro Gilmar Mendes e o Dias Tofolli, também citados na mesma gravação em relação ao crime que resultou na prisão do senador? Nada! Esses dois ministros tem uma contribuição turbinada às elites que, por exemplo, mantém os tucanos blindados e perseguem Lula, Dilma e o PT.
Tofolli foi o ministro do STF que sozinho suspendeu o artigo fundamental da lei do Direito de Resposta. Essa lei foi de autoria do senador Roberto Requião e, nos poucos dias que vigorou, colocou um freio nos vazamentos seletivos, inclusive fazendo a Folha e o Globo se retratarem publicamente. O plenário do STF até agora se cala, talvez porque, para o STF, o interesse da sociedade é menor que o das empresas de comunicação.  

Gilmar Mendes, também conhecido pelo escritor Veríssimo como Gilmar Mentes, concedeu dois habeas corpus em 24 horas, ao banqueiro chamado pelo delegado, Protógenes Queiros de banqueiro “Ladrão”. O banqueiro Daniel Dantas que foi preso e condenado á dez anos, foi solto e Protógenes foi condenado pela (in)justiça e expulso da PF. Gilmar também é autor da proeza de soltar o médico estuprador, Roger Abdelmassif,  condenado a 278 anos de prisão que, em seguida fugiu para o Paraguai. E Gilmar é atualmente presidente do STF que vai julgar o impeachment da Dilma. Num país onde as autoridades são sérias, juízes como esses não julgariam mais ninguém, iam sim ser julgados e muito provavelmente condenados.


Respondendo ao meu amigo que disse que os tucanos não vão presos por que são malandros. Digo que malandro mesmo são nossas autoridades, que permitem com plena conivência a impunidades dos tucanos. E cá para nós, otários mesmo somos nós, que aceitamos esse atestado de idiota passado por nossas autoridades!

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2015 

OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

2 comentários:

  1. vê se toma vergonha e faz algum movimento aí nesse sindicato e move a categoria para cobrar o que nos é devido. tira a bunda da cadeira

    ResponderExcluir
  2. Caro Emanuel, infelizmente os tucanos não estão preso por culpa do PT. O PT entrou na justiça pelo "fatiamento", ou seja, a Lava Jato só pode investigar os crimes relacionados com a Petrobras, como os tucanos não estavam nos governos recentes eles não podem ser investigados pela força tarefa. Pode-se dizer que foi um tiro no pé. Mas não acredito que isto vá demorar muito não, enquanto isto ficam no foco os partidos que estavam no governo.
    Abraço

    ResponderExcluir