domingo, 20 de dezembro de 2015

Resposta ao editorial de o Globo que chama o pré-sal de “patrimônio inútil”

por Emanuel Cancella
                                       
A Globo, em seu editorial de domingo, 20, destila ódio contra  a Petrobrás. “O pré sal pode ser patrimônio inútil”. Entendo a ira global contra a Petrobrás, mãe do seu filho mais pródigo, o pré-sal. Já na década de 90, a Globo comparava a Petrobrás a um “paquiderme” e chamava os petroleiros de “marajás”, numa campanha que visava manchar a imagem da empresa. Na ocasião, os petroleiros reagiram a essa farsa global e fomos, em passeata, até o Jardim Botânico, sede da Globo, para protestar contra Roberto Marinho, mas eles não desistiram.
A mais contundente resposta a essas difamações foi o pré-sal que já produz mais de hum milhão de barris por dia, o suficiente para abastecer juntos todos os países do MERCOSUL. Essa é uma resposta muito dura para a empresa dos marinhos a Globo, sendo uma empresa decadente que vive a perder audiência e a demitir jornalistas, sua principal mão de obra.
Um deles, talvez o mais brilhante, com certeza o mais probo, Sidney Resende, que foi demitido pelo todo poderoso, Ali Kamel, chefe do jornalismo da empresa, por postar em seu facebook a seguinte frase: “Se pesquisarmos a quantidade de boçalidades escritas por jornalistas e ‘soluções’ que, quando adotadas, deram errado, daria para construir um monumento maior do que as pirâmides do Egito. Nós erramos. E não é pouco. Erramos muito.” Rezende continuou: “O Governo acumula trapalhadas e elas precisam ser noticiadas na dimensão precisa. Da mesma forma que os acertos também devem ser publicados. E não são. Eles são escondidos. Para nós, jornalistas, não nos cabe juízo de valor do que seria o certo no cumprimento do dever”.
A fama da Globo vai longe. Deu no New York Times: “Rede Globo, a ‘TV irrealidade’ que ilude o Brasil”
A Petrobrás tem sido a principal vítima da Globo e seus erros mostram uma incompetência que vai muito além da região do pré-sal, ela é abissal, onde a luz do sol jamais chega, talvez essa escuridão dificulte  o entendimento da Globo. O Custo de produção do pré-sal é de US$ 9/barril, dito em 2015 pela diretora da Petrobrás, Solange Guedes, em Houston, na palestra para as multinacionais de petróleo e diante dos maiores especialistas do mundo.  Esse é um dos menores custos de produção no mundo, só conseguido graças à alta produção dos poços do pré-sal.

Se a Globo faz campanha diuturnamente desclassificando a Petrobrás, o mundo a exalta quando lhe concede, pela terceira vez, o principal prêmio da indústria do petróleo, o OCT. Além de premiada, a Petrobrás foi a empresa que conseguiu a maior capitalização da história do capitalismo, em 2010. E para que não falem que isso é coisa do passado, a Petrobrás, em 2015, conseguiu vender, de forma relâmpago, US$ 2,5 Bi, em Nova York, com títulos que só serão resgatados depois de cem anos.  Esse sucesso incomoda! Além disso, a Petrobrás, depois de abastecer de derivados de petróleo o Brasil há  62 anos, ininterruptamente, participa em 13% do nosso PIB. E o pré-sal, que a Globo de forma irresponsável chama de “patrimônio inútil”, vai garantir nosso abastecimento no mínimo nos próximos 50 anos. E o petróleo continua a ser a principal matriz energética no planeta.

Também é o petróleo, que a Globo trata como inútil, o centro da maioria das guerras contemporâneas como no Iraque e Afeganistão. Além de guerras, os EUA fazem todo tipo de artimanha como a tentativa de derrubada de governos na Venezuela, onde se localiza a maior reserva de petróleo do planeta, ultrapassando a Arábia Saudita, já que os últimos presidentes do país não têm sido subservientes aos interesses yankees; como também no Brasil, onde está havendo uma gigantesca conspiração contra o governo federal e a Petrobrás, e para isso usam pessoas chamadas de  “brasileiras”, como parte da mídia e alguns deputados e senadores entreguistas. Isso tudo é porque o EUA, para quem não sabe, é o maior consumidor de hidrocarboneto da terra, entretanto só possui petróleo para apenas os próximos três anos conspirando assim, em outros países, para abocanhar o petróleo alheio.

A mídia, e principalmente a Globo, tenta fazer agora  com a Petrobrás o que fez com a Vale do Rio Doce, maior mineradora de ferro do mundo, no governo de Fernando Henrique Cardoso, depreciando-a através de campanhas sórdidas na mídia, para facilitar a  sua venda, a Vale foi vendida a preço irrisório. Com a Petrobrás, a campanha de privatização de FHC e da mídia, principalmente da Globo, falhou! Conseguimos barrar a privatização da Petrobrás, nessa ocasião, década de 90, graças a maior greve de petroleiros da história, de 32 dias, e o ato na porta da Globo. Será que teremos que voltar à porta da Globo? 

 Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2015 

OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



10 comentários:

  1. Precisamos voltar sim...Mas não só os petroleiros, mas todos nós, brasileiros que somos vítimas desse império. Parabéns pelo texto e um Viva a nossa Petrobras.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Só não entendo pq a Petrobrás e subsidiárias ainda anunciam nesse lixo.

    ResponderExcluir
  3. Volta, Emanuel!
    Vamos para a porta da Globo ou da Embaixada Americana.
    Dá no mesmo.

    Cid Nelson Hastenreiter

    ResponderExcluir
  4. Tempos atrás tínhamos um ditado que era: Ou o Brasil acaba com a formiga saúva ou, a saúva acaba com o Brasil. Com a Globo é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Tempos atrás tínhamos um ditado que era: Ou o Brasil acaba com a formiga saúva ou, a saúva acaba com o Brasil. Com a Globo é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  6. E não é que é patrimônio inútil mesmo? A empresa estatal que mais deu despesa para o país em toda sua história. Ou você realmente considera como nosso o barril de gasolina que está custando quase 4 Reais o litro atualmente? Tem que privatizar essa merda e todas as outras, depois abrir o mercado, assim acaba com todo esse parasitismo estatal.

    ResponderExcluir
  7. A GLOBO E DE JUDEUS E SEGUE A CARTILHA JUDAICA FAZ O QUE O MOSSAD MANDA.ELES TEM OLHO GORDDO NO NOSSO PETROLEO.DOMINAM AS COMUNICAÇÕES PETROLEO AÇO FERRO E O SISTEMA BANCARIO OCIDENTAL.HITLER DIZIA QUE OS JUDEUS SAO O CANCER DO PLANETA E DEVIAM SER EXTINTOS DA FACE DA TERRA.QUASE CONSEGUIU SEU INTENTO NÃO FOSSE OS RUSSOS DERROTA-LOS EM BERLIM.AGORA VOLTAM COM OS MESMOS MÉTODOS NAZI-FACISTADE HITLER.1942 A 2016. FORA CARNIÇA

    ResponderExcluir
  8. As e os funcionários da Petrobrás, devem se manifestar não só através da escrita, como também das manifestações públicas para enfrentar a Globo.

    ResponderExcluir
  9. Eu já cantei a pedra. Temos que mudar urgente aquele artigo da Constituição Federal que diz, que todo poder emana do povo e em seu nome é exercido, para: Todo o poder emana dos oligopólios e em seu nome será exercido.

    ResponderExcluir