sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Por que a mídia não fala da greve dos petroleiros e fala o tempo todo da greve dos caminhoneiros?

Por que a mídia não fala da greve dos petroleiros e fala o tempo todo da greve dos caminhoneiros?

                                                                                                                
                    A mídia fala, o tempo todo, da greve dos caminhoneiros porque a quase totalidade dela é lokaut, greve do patrão, sendo uma das principais bandeiras deles o “Fora Dilma”, o que também interessa a essa mídia golpista. E não falam da greve dos petroleiros porque é uma greve que defende um acordo digno para a categoria. E vai além pois defende o Brasil, já que não aceitamos a venda de ativos da Petrobrás (navios, dutos, BR etc).
Ao invés de a Petrobrás vender ativos, como cogita Dilma e Bendine, queremos a construção das duas refinarias do Maranhão e Ceará, o que nos dará a autossuficiência no refino; como também a construção do braço petroquímico do Comperj. Com isso a Petrobrás, ao invés de responder por 13% do PIB, vai no mínimo dobrar essa participação.
Ao contrário dos petroleiros que almeja uma Petrobrás gigante, a mídia, principalmente a Globo, só quer a destruição da empresa. O petroleiro já venceu a queda de braço, na década de 90, com o governo FHC que, com apoio da mídia, principalmente da Globo, tentou privatizar a Petrobrás. Na ocasião, FHC transformou a Petrobrás em “Unidades de Negócios” para vendê-la fatiada. FHC só conseguiu vender 30%  da refinaria do sul, REFAP, mas o governo Lula depois comprou a parte da Refap vendida.
Dilma, com a venda de ativos, pode fazer algo parecido com que fez FHC com a venda de “Unidades de Negócios”. Para o bem do Brasil, o Tesouro Nacional precisa fazer o aporte necessário para a Petrobrás voltar ao patamar de outubro de 2014 inicio da crise. A Petrobrás possuiu reservas confirmadas de 70 bilhões de barris, que os técnicos dizem que as reservas a confirmar eleva para 100 bilhões de barris. Multiplicando essa reserva pelo preço médio do barril de US$ 50 chegamos a cifra de 5 trilhões de dólares, quase duas vezes a reserva cambial da China, a maior do planeta. Diante disso, como a Petrobrás pode estar falida?
A mídia, e principalmente o Globo, quando fala da greve dos petroleiros é para falar mal, como fizeram na década de 90, comparando a Petrobrás a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás. Mas não dizem que a Petrobrás gasta com a folha de pagamento da categoria 4% do faturamento, a metade do que gasta suas concorrentes.
O principal motivo da greve petroleira não aparecer na imprensa é que sua pauta vai no sentido contrário aos interesses mídia.
Nossas reivindicações são: “ Nem um direito a menos! E Não, Não à privatização, o petróleo é nosso e não abrimos mão!”.        


Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2015 
              
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário