domingo, 4 de outubro de 2015

O leão da Receita só ruge para o cidadão comum

por Emanuel Cancella


A Receita Federal age como um leão contra o contribuinte. Sabemos disso ao observar as filas nas agências da Receita, o número de pessoas presas na chamada “Malha Fina”, contribuintes com o CPF suspenso e a quantidade de pessoas que são multadas. Esses números não deixam dúvidas da ferocidade do leão. Mas contra quem, cara-pálida? Pergunta que não quer calar:  isso vale para toda a sociedade, pessoa física e jurídica?
Vejamos outros contribuintes. A Globo, que sonegou o Imposto de Renda da Copa do mundo de 2002 e ainda tem conta no HSBC da Suíça para lavagem de dinheiro. E não é só a Globo com conta na Suíça, tem o HSBC, a Band, a RBS, a Folha de São Paulo e a Editora Abril, responsável pela revista Veja. O banco Itaú deve R$ 18,7 bi à Receita, e teve a maior lucratividade entre os bancos! A Gerdau, cujo proprietário é Jorge Gerdau Johannpeter, é a principal envolvido no escândalo denominado “Zelote” (Corrupção no Tribunal da Receita) que pode atingir R$ 19 bi, isso equivale a várias vezes em valores o “Petrolão”. E o dono da Gerdau disse a Globo no dia 26/3 “A Gerdau esclarece que, até o momento, não foi contatada por nenhuma autoridade pública a respeito da Operação Zelotes”.

Ninguém fala nada das outras investigações de corrupção como Swssileaks, Trensalão, FIFA etc., entretanto a Lava Jato parece um reality show com exibição direta na mídia, todas tentando desmoralizar o governo e destruir a Petrobrás. O chefe da operação Lava Jato então, o juiz Sérgio Moro, é candidato potencial a tudo: herói nacional, galã da novela da Globo, presidente da República, BBB etc.

                                                                                                             

Diante do exposto, queremos uma entrevista sobre o Zelotes com o chefe da Receita Federal, no Fantástico, Jornal Nacional e matéria de capa das principais revistas do país! Queremos conhecer o juiz que comanda o “Zelotes” Queremos saber das providências, das multas, dos CPF’s cassados, quem recebeu a maior mordida do “leão” entre eles. Quem delatou, quem foi preso e quanto foi devolvido!
Ou será que o “Leão” dessa turma é desdentado ou fugiu da jaula?

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
             





Nenhum comentário:

Postar um comentário