sábado, 10 de outubro de 2015

Alerta á sociedade!

por Emanuel Cancella


Sexta feira, 09/10, 11:00 h, nos reunimos no Sindicato dos Engenheiros do Rio: Sindipetro-RJ, Federação Nacional dos petroleiros - FNP, CUT-RJ, AEPET, Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e os anfitriões, sindicato dos Engenheiros do Rio. A Pauta única era: Saídas para a crise.
Depois de uma rodada de avaliação e propostas, com tempo livre, chegamos a alguns consensos entre eles o de tornar públicas as deliberações.
Foi consenso que a Petrobrás é a principal saída para a crise. Ela, com os impostos que paga, responde por 80% das obras do país, o que representa milhões de empregos diretos e indiretos.
De pronto, respondemos a alguns questionamentos que vão surgir, dentre eles é que querem fazer o cidadão comum de verdadeiro beócio quando o leva a acreditar que a Petrobrás está falida. Como, se a empresa possui reservas provadas de 60 bilhões de barris de petróleo? Só isso já nos garante o abastecimento pelos próximos 50 anos, no mínimo. E estudos científicos da Petrobrás e de universidade fluminense, que incluem conceitos de reservas prováveis e possíveis, elevam nossas reservas para 100 bilhões de barris no mínimo. E mais, o pré-sal sozinho já produz hum milhão de barris por dia, o suficiente para abastecer juntos todos os países do Mercosul.
Sem esquecer a máxima do magnata do petróleo John D. Rockfeller: O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada e o segundo melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo mal administrada.
A grosso modo, com  100 bilhões de barris de petróleo, ao preço de hoje, a U$ 50 o barril, a Petrobrás possui só em petróleo o equivalente a U$ 5 trilhões. Isso é quase o dobro das reservas em dólares da China, a maior do mundo. Como a Petrobrás estar falida? Agora não podemos subestimar a capacidade de enganar a sociedade que possuem alguns economistas brasileiros, cujo interesse é unicamente desvalorizar o patrimônio público para entregá-lo a seus clientes, normalmente estrangeiros. São esses traíras que dizem que a Petrobrás está quebrada. Essa turma teve a capacidade de vender a maior mineradora de ferro do mundo, a Vale do Rio Doce, por U$ 3, 2 milhões. Para essa turma, a Petrobrás não vale nada! Tanto que tentaram privatizá-la!
É consenso entre estas representações reunidas  que a Petrobrás, com aporte do tesouro nacional ,tem que voltar ao nível financeiro de outubro de 2014, antes da crise, para com isso financiar todas as obras do PAC. Com isso, nosso PIB voltará a crescer aumentando assim nossos postos de trabalho.
É bom lembrar que a Petrobrás sozinha responde por 13% de nosso PIB. E ainda, a construção das duas refinarias do Ceará e do Maranhão nos dará autossuficiência no refino e capacidade para exportar produtos com valor agregado. Faz-se urgente a conclusão do Comperj e seu braço petroquímico, a parte mais lucrativa da industria do petróleo, com isso teremos crescimento substancial de nosso PIB.
Outra preocupação dos trabalhadores e com o golpe paraguaio que ronda nosso país. A presidente Dilma foi eleita democraticamente pela maioria dos eleitores brasileiros, e o seu mandato, garantido pela Constituição Federal, termina em 2018. Os golpista ameaçam para com o impeachment de Dilma na próxima semana.
Na Venezuela, presidida por Hugo Chávez, eles fizeram o mesmo que querem fazer com Dilma e o golpe durou no máximo 24 horas. O povo colocou Chávez de volta no governo e os golpistas fugiram para Miami. Temos vários exemplos de golpes bem sucedidos e de mal sucedidos. Os golpistas não têm nenhum compromisso com o país e a democracia. Para eles, tanto faz que o Brasil se transforme numa Síria, onde uma guerra civil sustentada pelos EUA e Rússia, leva milhares de famílias a buscar abrigo em outros países, para fugir da miséria e da guerra.
Com certeza que grande parte do movimento social, político, estudantil e sindical, muitos que nem sequer apoiam a Dilma, não vão aceitar a retirada de uma presidente legitimamente eleita!
A sociedade precisa se manifestar para barrar esses golpistas que querem lançar nosso país numa aventura que não sabemos onde vai parar!
Martin Luther King, senador e pastor americano, deixou uma mensagem que é muito propícia para o Brasil de hoje: “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.”

Rio de Janeiro, 10 outubro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário