sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A chegada ao poder consagra estadistas, mas também a busca do poder, a qualquer preço, revela tiranos: que o diga a presidente Dilma

por Emanuel cancella


Dilma se reelegeu vencendo uma fraude eleitoral, cuja oposição já se dava como eleita.  Aécio Neves chegou a fotografar, filmar e gravar discurso de posse como presidente da República. Dá para entender a ânsia dos tucanos em voltar ao poder, afinal, são 4 derrotas consecutivas para o PT.   Aliás, o Lula perdeu três e ganhou na quarta e se reelegeu.
Em 1985, FHC, numa disputa com Jânio Quadros, pela prefeitura de São Paulo, chegou a cantar vitória, mas  Jânio, um gênio em marketing político, desinfetou a cadeira de prefeito que FHC já se imaginava titular e sentara, virando assim a eleição e vencendo FHC e o DataFolha, por 4%. Desmoralizou a mesma Datafolha que hoje diz que Dilma só tem quatro por cento de aprovação.  Aliás, para que servem mesmo essas pesquisas no início de governo? DataFolha estaria alimentado o golpe? 
Voltando ao Brasil de Dilma, ela se reelegeu mesmo com a denúncia mentirosa  na véspera das eleições, tanto da capa da revista Veja e de matéria do Jornal Nacional da Globo, de 15 minutos. A farsa eleitoral para favorecer Aécio Neves era de que Lula e Dilma saberiam da corrupção na Petrobrás. Eles ainda tem corragem de dizer que Dilma praticou o estelionato eleitoral, Dilma venceu apesar da armação vinda da operação Lava Jato divulgada na revista Veja, e no Jornal Nacional.
Creio que grande parte dos tucanos jogou a toalha e não acredita que volte ao poder pelo voto então apelam para o golpe. Dilma, com sua reeleição, contrariou um bando de oportunistas que se manifestam através das “Pedaladas”, “Financiamento de campanha” e usam até o baixo índice de aprovação do governo para tentar tirá-la da presidência. E o mandato de Dilma só tem pouco mais de seis meses. Até o PMDB, do vice Michel Temer, que por oportunismo sempre se contentou em ser coadjuvante na disputa presidencial, abocanhando um bando de ministérios e cargos na administração federal, está assanhado querendo o cargo da presidente.
Tudo não passa de uma grande manobra eleitoral, onde até o Lula virou boneco inflável, exposto em vários locais públicos com o cunho eleitoral explícito, de olho em 2018, para a qual Lula acena como candidato. Vale lembra que Lula saiu do governo com mais de 80% de aprovação popular, creio ser temerário expor um boneco do Lula querendo imputar a ele desvio de conduta, coisa que não condiz com sua biografia. O tiro pode sair pela culatra!  
Enquanto Dilma busca um mar de almirante para navegar e conduzir seu governo rumo ao retorno do crescimento, o que tem sido a marca dos governos do PT, em seus quatros mandatos, com inclusão social e o crescimento econômico, os semeadores de vento buscam um maremoto para naufragar o governo Dilma e barrar os sucessivos governos do PT. Vale lembrar que quem semeia vento colhe tempestade!
Quando ameaçam tirar Dilma do governo, ninguém está pensando no povo e no Brasil, querem o poder pelo poder. Pela Constituição Federal o mandato presidencial é conquistado pelo voto da maioria dos brasileiros. Como o povo não é bobo, muitos partidos políticos, a maioria dos principais movimentos sociais, centrais sindicais e movimentos estudantis estão de olho em todos os golpistas e já mandaram o recado das ruas e em todo o país: Não vai ter golpe!

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
          



Nenhum comentário:

Postar um comentário