sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Juiz Sérgio Moro: “Farinha pouca, meu pirão primeiro.”

por Emanuel Cancella


Ninguém recebe o prêmio personalidade do ano da Globo por acaso. Lembram do ex-ministro do STF,  Joaquim Barbosa, assim como o juiz Moro, também ganhou. “Que gracinha!” como diria a saudosa apresentadora, Hebe Camargo. Entretanto a globo não diz que o juiz Joaquim Barbosa criou uma empresa para comprar uma casa em Miami, burlando o Imposto de Renda brasileiro.
E o nosso juiz Moro, se não é o juiz das “mãos limpas”, é das mãos cheia da grana. E não precisa nem quebrar o sigilo bancário dele para saber que suas finanças,  e da família, vão muito bem, obrigado, já que o Moro, juiz federal de primeira instância, já ganha o dobro de um ministro do STF. Isso não foi a Globo que disse! Será que ele se auto-remunerou ou quem será esse padrinho bondoso?
Novamente lembro-me da Hebe, “Que bonitinho! Os brasileiros, com problema na área econômica do país, e o juiz Moro, um jovem talento que administra as próprias finanças e também da família”! Quem sabe Dilma poderia coloca-lo no lugar do ministro Joaquim Levy?
A capacidade do juiz Sérgio moro Moro vai muito além do “juridiquês”, veja bem: o juiz Moro chefia a operação Lava Jato que investiga a Petrobrás. É muito bom, pela primeira vez, ver corruptos e corruptores indo para a cadeia e o dinheiro da corrupção voltando aos cofres públicos.
Por outro lado, a mulher do juiz Sérgio Moro trabalha como advogada para petroleiras estrangeiras concorrentes diretas da Petrobrás. Quanto será que ela recebe por esse contrato? A advogada mulher do juiz Moro também trabalha para o PSDB do Paraná. Isso não seria tão suspeito se essa operação não estivesse justamente prejudicando a Petrobras e protegendo o PSDB!
Na AP 470, conhecida como mensalão, Joaquim Barbosa e o juiz Moro blindaram os tucanos e agora o juiz Moro os protege novamente na Lava Jato.
E o juiz Moro evolui na  proteção aos tucanos, já que na Lava Jato não só  blinda os parlamentares, e apesar de inúmeras delações de corrupção, ainda se nega a investigar o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, na Petrobrás. Aqui, na minha rua, na zona sul do Rio, tem segurança particular remunerada. A segurança dos tucanos seria 0800?
Fica aí a sugestão para a Globo, além do prêmio de personalidade do ano, conceder ao juiz Sérgio Moro o título de “jovem talento”!  

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

         



Nenhum comentário:

Postar um comentário