sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Globo: Ai, como eu sou bandida!


por Emanuel Cancella



Na ditadura militar, as manifestações eram proibidas! Quando a sociedade ia para as ruas protestar, corria-se o risco de ser presa ou apanhar, e muitas vezes fugíamos, para não sermos, espancados, detidos ou mortos. O direito que temos hoje de protestar, de fazer panelaço ou passeatas, custou a vida de muitos brasileiros.
Não foram só os civis vítimas da ditadura, muitos militares lutaram contra ela e pagaram caro por isso. Hoje os militares são prestigiados pelo governo, por exemplo, com os aviões top de linha, comprados da Suécia, e o submarino atômico, com parte da tecnologia brasileira, que vai vigiar nossos mares principalmente proteger o pré-sal. Sem contar que os atletas, treinados pelos militares, brilharam no PAN, isso é motivo de orgulho para todos os brasileiros.
Entretanto a Globo nunca nos apoiou, muito pelo contrário, a partir daí sempre esteve do lado dos ditadores, crescendo a sua sombra. E como cresceu! E sempre contra a democracia.
E ainda continua contra a democracia, e só está apoiando manifestação de rua contra o governo Dilma, chamando o povo, porque seu candidato Aécio Neves perdeu e agora querem tomar o poder na marra. Fizeram de tudo para ganhar, criticavam o governo o tempo todo, e por último a Globo levou ao ar, no Jornal Nacional, na véspera da eleição, no momento que a propaganda eleitoral era proibida, a denúncia mentirosa da revista Veja de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. Isso para favorecer o candidato Aécio Neves! E com toda essa apelação, ainda perderam.
Além de antidemocrática, a Globo é bandida mesmo, já que sonegou o imposto de Renda da transmissão da Copa do Mundo de 2002; tem conta na Suíça no banco HSBC para lavagem de dinheiro; e por ser monopolista na transmissão esportiva há décadas é a principal suspeita de envolvimento na corrupção da FIFA, inclusive seu sócio, dono da TV TEM de São Paulo, é réu confesso no processo da Fifa.
Será que o senador Romário, presidente da CPI da FIFA, vai peitar a GLOBO ou vai agir como um peixe ensaboado? Romário, sou seu fã, e quero continuar a sê-lo.
 Quanto às manifestações, elas são muito bem vindas, sejam panelaços ou passeatas, pois isso faz parte da vida democrática do país.
As redes sociais têm sido uma arma mortal contra o autoritarismo da mídia tradicional, principalmente da Globo.
Além da derrota que Dilma impôs ao candidato da Globo, o que também incomoda a Globo, na verdade, é que o governo anunciou a lei de controle das comunicações. Esse controle existe em todos os países desenvolvidos, e no Brasil todas as demais  concessões têm regras, mas as empresas de comunicação consideram isso inaceitável, chamam a regulação da mídia de mordaça, de imposição do PT. A Globo quando criticada se defende dizendo que querem destruí-la mas na verdade o que ser quer é democratizar todos os meios de comunicações.
Chegou a hora de a sociedade dar um basta no autoritarismo e na manipulação da Globo!

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2015

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

        

                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário