quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Enterro simbólico de Sérgio Moro e de sua força tarefa, no Rio e em Brasília

por Emanuel Cancella


                            

A proposta está sendo discutida pelo Sindipetro-RJ, Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais e estudantis.

O juiz Sérgio Moro recebeu o título de personalidade do ano, oferecido pela TV Globo. Sérgio Moro chefia a Operação Lava Jato que investiga a Petrobrás. Há mais de um ano, a Lava Jato produz, através de delação premiada, notícias que instantaneamente são divulgadas na emissora. A delação premiada é ferramenta utilizada por bandidos para diminuir sua pena e, no caso da Lava Jato, está valendo como prova cabal.
A mulher do juiz Moro trabalhou como advogada para o PSDB do Paraná e para empresas de petróleo concorrentes da Petrobrás. Moro atuou como assistente da ministra Rosa Weber, na AP 470, conhecida como  “mensalão”. Mas o “mensalão tucano” não foi julgado e os crimes já estão prescrevendo.
No Lava Jato vários delatores citaram o governo tucano de FHC como antro de corrupção na Petrobrás. No entanto, a informação foi ignorada por Moro. Dois senadores do PSDB, os ex-governadores mineiros Aécio Neves e Antonio Anastasia, foram citados como propineiros. Mas Moro preferiu fazer “ouvido de mercador”.
A Globo é uma espécie de porta-voz da Lava Jato.  informações instantâneas e diárias  que visam manchar a imagem da Petrobrás são produzidas para atender à pauta da emissora. Globo-PSDB são aliados. Juntos, na década de 1990, já tentaram, sem sucesso, privatizar a Petrobrás.
O argumento do Lava Jato para não investigar Aécio Neves é que ele recebia, através da irmã, propina de uma diretoria de Furnas, “mas a Lava Jato só investiga a Petrobrás”.
Então, como se explica que o cioso juiz tenha investigado a Eletronuclear, por meio da mesma Lava Jato? Por que Furnas não pode, mas a Eletronuclear pode?
Coincidência ou não, a investigação da Eletronuclear  vai atrasar, talvez inviabilizar a construção de um submarino atômico no Brasil, o que estava incomodando os Estados Unidos. Esse submarino tem a tarefa principal de proteger o pré-sal, já que alguns poucos países, entre eles os EUA, não reconhecem nosso mar internacional e parte do pré-sal está nessas águas.
Mais reveladora ainda é a troca de telegramas entre o senador José Serra e a petrolífera norte-americana Chevron, em 2009, quando Serra concorria à Presidência da República. A correspondência foi interceptada e denunciada pela Wikelikes, conforme notícia foi divulgada pela Folha São Paulo. Serra prometia facilidades para a Chevron e outras petrolíferas estrangeiras, inclusive com a retomada do sistema de concessão, o pior dos mundos para o pré-sal. Agora, em paralelo ao mar de lama forjado pela Lava Jato, o privatista José Serra volta ao ataque. Ele é autor da PLS 131 que visa derrubar a Lei de Partilha. A Petrobrás deixaria de ser operadora única do pré-sal e o “conteúdo nacional” cairia por terra.
Os delegados da Operação Lava Jato fizeram campanha declarada para Aécio Neves. Chegaram a chamar a então candidata Dilma Rousseff de “anta”, no blog de campanha. Saiu da Lava Jato, na véspera da eleição, a notícia mentirosa de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. Apesar do golpe, Aécio perdeu.
Mas os procuradores envolvidos com a Lava Jato pareciam ter mais independência, no passado. Eles formavam o  grupo conhecido como “tuiuiui” e fizeram oposição ao Procurador Geral da República, nomeado por FHC, porque costumava arquivar as denúncias, quando o tucano foi presidente. Tanto que ficou conhecido na imprensa como o “Engavetador Geral da República”.
Entretanto, esses mesmos procuradores hoje, na Lava Jato,  acompanham o juiz Moro, blindando os crimes praticados na era FHC. Inclusive na Petrobrás. Teriam os tuiuiús virado tucanos?
Está montado o complô para dilapidar a Petrobrás e entregar o pré-sal.  Infelizmente, a sociedade tem sido enganada em relação às verdadeiras intenções dos “justiceiros”. Acredita, ingenuamente, que Moro e sua turma estão empenhados em acabar com a corrupção.
            Não podemos assistir calados à destruição da Petrobrás. O povo brasileiro, na década de 1940-50, quando a Petrobrás era um sonho, foi à rua e criou a nossa empresa de petróleo. Muitos foram perseguidos, presos e até mortos, por sua atuação na campanha “O petróleo é Nosso!”
Agora que a Petrobrás é realidade vamos deixar um juiz entreguista, a TV Globo e os tucanos destruí-la?


Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2015

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

                          

http://emanuelcancella.blogspot.com.br/



6 comentários:

  1. Por que não prendem teu amigo Diego Hernandes? Quem financiou os Black Blocs também. Quem foi mesmo?
    Voce lembra do Sindipetro forçando a repactuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tenho cópia dos boletins 564 e 565 da FUP onde ela era radicalmente contra a repactuação. Até hoje não me responderam o que mudou para terem recomendado a repactuação, com o apoio do Sindipetro.

      Excluir
  2. A postura do PT é a mesma do sujeito que, ao ver um caminhão tombado na estrada, para para saquear a carga com a "desculpa" de que antes dele já parou um monte de gente para saquear também.

    ResponderExcluir
  3. Voce é maluco?
    Quem está destruindo a Petrobras é o Sergio Moro? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ele vai virar uma múmia. Coisa ruim não morre. Mas tá passando de fazer isso, quem sabe ele não se liga e começa enquadrando os mensaleiro do Psdb e prende. Já está passando da hora. O ele só vai pretender para quando quebrar o país. Aí ele assina documento passando o controle do Brasil pra os EUA. Resta saber se a China vai deixar.

    ResponderExcluir
  5. Os amigos ai em cima devem estar confundindo os SINDIPETROS. Quem apoiou a repactuação foram os sindicatos filiados à FUP, da qual o SINDIPETRO-RJ se desfilou, justamente por causa da repactuação. Desfiliaram-se da FUP os SINDIPETROS do RJ, SE/AL, PA/AM/AP, SJC e LP.

    ResponderExcluir