quarta-feira, 3 de junho de 2015

O mundo aposta na Petrobrás nos próximos cem anos


Imprimir
Quarta, 03 Junho 2015

Os títulos que a Petrobrás colocou no mercado internacional, no valor de U$ 2,5BI, evaporaram. O potencial de procura foi de U$ 10BI. Que empresa brasileira ou internacional tem crédito para mais 100 anos? A coisa é tão estupenda que isso acontece depois de os analistas da área divulgarem que o petróleo permaneceria como principal matriz energética no planeta por apenas 50 anos. É que o mundo sabe que a Petrobrás é uma empresa de energia, não é só de petróleo! E melhor, o mundo acredita nela!
Enquanto isso, no Brasil, prossegue a campanha na mídia tentando desacreditar a empresa. Mas os funcionários da companhia, seu maior patrimônio, jamais “deixaram a peteca cair”, como se diz na gíria, mesmo durante os piores momentos da “Lava Jato”. Ao contrário. Aumentaram a capacidade de refino, alçaram a companhia à condição de maior produtora de óleo do mundo, ultrapassando a americana Exxom Mobil; e, em 2015, a Petrobras ganhou pela terceira vez o prêmio equivalente ao “Nobel” da indústria do petróleo, em prospecção off-shore.
Ao mesmo tempo em que os críticos mentiam, afirmando que a Petrobrás não teria condições de extrair o petróleo na região do pré-sal, a companhia batia recordes sucessivos. Hoje a produção do pré-sal chega 800 mil barris, o suficiente para abastecer países como Bolívia, Uruguai, Paraguai e Peru, juntos.
Para alcançarmos a autossufiência no refino, e até exportando o excedente em produtos com valor agregado, só falta a Petrobrás ter liberdade para concluir as refinarias do Ceará, do Maranhão e as obras do Comperj; retomar a petroquímica, o mais lucrativo setor do petróleo; manter-se como operadora em todos os campos do pré-sal; e fortalecer a política de “conteúdo local”, colocando a indústria nacional como grande fornecedora desse setor, como prevê a lei.
A Lei de Partilha deveria vigorar em o território nacional (e não apenas para a região do pré-sal). É hora de acabar com o regime de concessão, oriundo da lei entreguista de FHC (Lei 9478/97). A Petrobrás hoje responde por cerca de 17% do PIB nacional. Com os impostos que paga, financia 80% do Programa de Aceleração ao Crescimento – PAC.
Hoje existe um esforço enorme para mudar e apagar a história. Mas estamos aqui para lembrar, sempre, que a Petrobrás é o resultado da maior campanha cívica que esse país já conheceu, “O Petróleo é Nosso” . Naquela época, anos 1940-50, os brasileiros lutaram por um sonho, pois ainda não existia petróleo no Brasil. Hoje ó petróleo é realidade e os brasileiros não podem abrir mão dessa riqueza.
Em outubro, a Petrobrás completará 62 anos. É um gigante que precisa continuar a serviço do Brasil. O interesse pelas ações da empresa no mercado internacional é a prova maior da sua força. Parabéns aos brasileiros, aos petroleiros e a Petrobrás!


OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Rio de Janeiro, 03 de junho de 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário