quarta-feira, 17 de junho de 2015

FHC comprou a reeleição. Justiça, STF, MPF, PGR e Polícia Federal se calam

por Emanuel Cancella

Há dezoito anos, Fernando Henrique Cardoso aprovou o instituto da reeleição. FHC fez isso para favorecer ele mesmo, pois até então o presidente da República  não podia se reeleger. FHC aprovou a emenda da reeleição e se reelegeu.
O que depõe contra nossas instituições é que FHC comprou os votos para aprovar a reeleição. A Folha chegou a publicar os nomes dos deputados e valores pagos pelos votos.  Mesmo assim, o partido de FHC, o PSDB, continua na disputa eleitoral e FHC, de forma a debochar de nossas instituições, faz acusações a outros partidos e candidatos, cobrando lisura nos processos eleitorais. 
Na época em que FHC praticou essa tramóia, a Polícia Federal não tinha gasolina para seus carros e a própria imprensa divulgava que os telefones da PF estavam cortados por falta de pagamento. As principais instituições republicanas, na era FHC, estavam sucateadas por falta de renovação dos quadros funcionais, pois os concursos públicos foram praticamente suspensos.
 Aliado ao sucateamento das instituições, FHC indicou um Procurador Geral da República que ficou conhecido, inclusive pela imprensa, como “Engavetador Geral da República”. Hoje nossas instituições estão funcionando a pleno vapor e, pela primeira vez, corruptos e corruptores estão sendo presos e os valores roubados confiscados. O que falta para nossas instituições atuarem na questão da compra de votos de FHC? Até porque não se trata de uma denúncia, mas um fato acontecido há 18 anos!  Ou nossas instituições estão coniventes com o PSDB e FHC esperando a prescrição do crime?


Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário