segunda-feira, 1 de junho de 2015

A mídia brasileira e o “Complexo de Vira Lata”

por Emanuel Cancella
Lendo os jornais, no fim de semana, constatamos o quanto a nossa imprensa é venal com nosso país. Nelson Rodrigues atribuía esse sentimento como “Complexo de Vira-lata”, entendo eu como a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo...”  
O Globo destacou a extrema pobreza no Rio e a Folha , de tão entusiasta pelo fracasso-mania, chegou a ficar de quatro, com a frase: “Um americano vale por quatro brasileiros na produtividade”.

Lembretes a esses contaminados pelo “Complexo de vira latas” :  no petróleo, o “Oscar” da indústria do petróleo é nosso pela terceira vez; a Embraer que tem sido escolhida como fornecedora de aviões para o mundo, acaba de ser fechar acordo com a China e França.

Nossos aeroportos não param de ser ampliados e os brasileiros nunca viajaram tanto; os estrangeiros nunca aportaram em nosso solo como agora, na Copa e no Carnaval, e saíram falando bem do Brasil, diferente da nossa mídia; eles também estão vindo em busca de empregos e negócios, com destaque na área de petróleo, onde as empreiteiras americanas tentam, a todo custo, entrar no Brasil.


Se no petróleo e na aviação damos de lavagem nos gringos, na pecuária e na agricultura não deve ser diferente já que estamos entre os maiores exportadores de commodites, atendo  exigências cada vez mais exacerbada dos clientes internacionais.
 A única situação lamentável de nosso país é com São Paulo, entretanto a mesma mídia que espinafra o país como um todo, joga as mazelas de São Paulo para baixo do tapete: em São Paulo o PIB despencou, crise hídrica, com direito à falta d’água e racionamento e a  dengue proliferou demasiadamente.  
A nossa mídia alem de “vira lata” é bastante tendenciosa. Porém também é bastante competente, inclusive nossas novelas e nossas agências de publicidade são referências no mundo. Não estamos falando de amadores. São tão competentes que conseguiram reeleger em São Paulo Geraldo Alckmin, “o governo do caos” no primeiro turno.
De que lado está nossa mídia? Com um aliado desses não precisamos de inimigos!

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2015





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