quinta-feira, 28 de maio de 2015

Será que o FBI vai investigar a Globo, ou toda essa onda é para melar a próxima Copa na Rússia?

por Emanuel Cancella

A prisão da cúpula da Fifa pelo FBI e as investigações sobre as Copas me deram a esperança de algo que julgávamos sepultado: A Copa do mundo de 2002 que a Globo transmitiu e não pagou o Imposto de Renda. A Globo foi fazer o negócio nas Ilhas Virgens inglesas, conhecido paraíso fiscal onde os picaretas fazem seus negócios para lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal, apesar da autonomia, não realizou nenhuma operação no Jardim Botânico, sede da Globo, como faz nas sedes de outras empresas envolvidas em corrupção. Cheguei até em pensar no nome da operação da Policia Federal que sempre nos brindam com nomes bastante sugestivos “operação Globo na Rede”. A mídia brasileira, em especial o jornalista Ricardo Boechat da Band, tem tido verdadeiros orgasmos no ar em exaltação à operação da polícia americana contra cúpula da FIFA.
Os americanos não são exemplos de justiça nem aqui nem na China. Foram eles que invadiram o Iraque contra resolução da ONU e mataram milhares de pessoas; articularam a chamada “primavera árabe” que depois descobrimos que era para se apoderar do petróleo como fizeram com a Líbia, não resultou em democracia em nenhum desses países muito pelo contrario o que estamos assistindo é a barbárie. São os americanos que mantêm a prisão de Guantánamo onde os presos não têm direito a julgamento e nem a visita dos familiares; foram eles que mantiveram o bloqueio econômico de Cuba por mais de 50 anos.
Boechat, creio que o grande teste do FBI vai ser investigar a Globo, que além de envolvimento de José Hawilla, dono da TV TEM afiliada da Globo que, como réu confesso, aceitou pagar U$ 151 milhões, no caso da FIfa, e a Globo ainda sonegou o Imposto de Renda da Copa de 2002.
Se o FBI fizer uma devassa na Globo, que além dessas denúncias, sempre monopolizou o futebol no Brasil em todos os níveis como Copa, Campeonato Brasileiro, Libertadores, sendo que para isso negociou com a cúpula da Fifa, que agora está presa.
Se o FBI fizer isso, Ricardo Boechat, eu passo a acreditar um pouco na justiça americana, mas como não irá fazer, acredito nos russos que denunciam que toda essa onda é para estragar a próxima Copa que está marcada para ser realizada na Rússia!  

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário