sábado, 16 de maio de 2015

Que tal Dilma no filme O Petróleo Tem que Ser Nosso?

por Emanuel Cancella
No filme “O Petróleo Tem que Ser Nosso - Última Fronteira”, o ator Paulo Betti encena um brasileiro idiota que descobriu um tesouro em seu quintal, mas se diz incompetente para administrar aquela riqueza e por isso vai entregar aos estranhos. O campo de Libra retrata exatamente isso. O campo de Libra foi designado para cobrir a cessão onerosa prevista em lei, só que nessa lei a União repassaria a Petrobrás cinco bilhões de barris de petróleo para financiar o pré-sal. Feito medição de reserva do campo, se descobriu que Libra possui 14 bilhões de barris. Extrapolou em mais que o dobro a cessão onerosa.
Libra é a maior descoberta da Petrobrás nos seus sessenta anos e um dos maiores campos de petróleo do mundo. O que faz o governo Dilma com isso? Manda leiloar o campo de Libra! Vamos entregar esse tesouro às multinacionais de petróleo ou a algum mega empresário. O que a presidente Dilma faz com Libra é que os imperadores e a ampla maioria dos governantes brasileiros sempre fizeram. Eles entregaram nosso ouro metal a Portugal e Inglaterra; o pau Brasil e a borracha a europeus. Além de entreguistas nossos governantes são fornecedores de matéria prima para o mundo e depois importamos produtos com valor agregado. O aço que importamos é fabricado com nosso minério de ferro. Os tablets, celulares, notebooks, componentes dos carros, tênis e outros milhares de produtos são frutos da indústria petroquímica que é oriunda do petróleo.
O Brasil é um dos maiores consumidores dessas novas tecnologias que incluem os automóveis cuja grande parte dos componentes vem da petroquímica. Collor e FHC privatizaram nossas indústrias petroquímicas conhecidas como filé mignon da indústria do petróleo. Petroflex, Nitriflex, Petroquisa, Fabor foram privatizadas. O governo Lula iniciou a construção de um dos maiores e mais modernos centros petroquímicos do mundo, o Comperj. Além disso, estamos construindo quatro refinarias.
Não entendo a lógica do governo Dilma: vamos exportar, leiloar nosso petróleo e depois vamos importar petróleo para mover nossas refinarias e a nossa petroquímica? A ameaça dos Estados Unidos atacarem a Síria fez o barril de petróleo subir para 135 dólares o barril, um reajuste de cerca de 35%.  A nossa mídia entreguista diz que isso vai acarretar prejuízo à Petrobrás que importa gasolina e diesel para suprir uma carência passageira, pois estamos construindo quatro refinarias que vão suprir o mercado interno e gerar um excedente para exportação. Além disso, as reservas de petróleo da Petrobrás incluindo o campo de Libra valorizaram 35%. Onde esta o prejuízo da Petrobrás?
O déficit nas contas do país é o argumento que será usado para justificar o leilão de Libra. Dona Dilma tem que trabalhar para o Brasil se tornar um grande exportador de derivados de petróleo e principalmente produtos petroquímicos isso é que vai alavancar nossa economia. Gerar emprego e renda para nosso povo. O que Dilma está propondo para nossa indústria petrolífera é o voo da galinha quando podemos realizar o voo do condor.
Não sei se todos sabem, mas a campanha do petróleo está realizando o filme “O Petróleo Tem que Ser Nosso - Última Fronteira”, segunda edição. Vamos propor ao diretor substituir o ator Paulo Betti por Dilma Rousseff para tornar o filme mais real.
 RIO DE JANEIRO, 29 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário