quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SAÚDE NO CTI

por Emanuel Cancella

A saúde dos brasileiros está no CTI. Como naqueles pacientes terminais, estamos sobrevivendo às custas de equipamentos. O triste é que muitos dos nossos representantes saem pelo mundo dizendo que temos o melhor sistema de saúde do planeta, o Sistema Único de Saúde - SUS. Pasmem, é verdade! Só que não funciona!


A mãe da nossa presidenta está doente, lógico que ela vai usar um plano de saúde ou um hospital público de referência. Como eu, e todo classe média faz. Não vai, a mãe da nossa presidenta, entrar como um pobre mortal sem plano de saúde, de madrugada, numa fila de hospital público para depois de trocentas horas de espera ser informada de que não tem médico naquela especialidade ou marcarem a cirurgia, da maior gravidade, para seis meses depois.


Vida longa para nossa presidenta e para sua mamãe. Cito a mãe da nossa presidenta para tentar sensibilizar a primeira mandatária de nosso país para a situação da saúde dos brasileiros. Principalmente os pobres! Mas a classe média que se cuide, pois em caso de atendimento de emergência, como no caso de acidente de trânsito ou bala perdida, por exemplo, o primeiro socorro é no hospital público, não é no plano de saúde. Aliás, por lei, os planos de saúde teriam que ressarcir o hospital público nesses casos, e não o fazem, piorando ainda mais a situação da saúde pública.


Ao invés de se unirem, os governantes das três esferas, União, estados e municípios, para acertarem o SUS, cada um tenta dar o "seu jeito": é PAC da saúde, médico de família, UPAS 24 horas, criam cooperativas, constroem hospitais luxuosos com equipamentos de última geração. Entretanto, no meio dessas iniciativas, permeia a corrupção, a troca de favores, o fisiologismo principalmente envolvendo o desvio do dinheiro público. É o pior, o sistema de saúde que deveria curar, salvar e remediar acaba matando os brasileiros.


A mídia não gosta de citar Cuba como modelo, mas é verdade, sem hospitais suntuosos ou equipamentos de última geração, etc, a ilha consegue ser referência em medicina no mundo. Sem esquecer que Cuba vive um bloqueio econômico brutal, que, por exemplo, restringe o financiamento, a importação de equipamentos e medicamentos e principalmente impossibilita o intercâmbio.


Então se temos dinheiro e intercâmbio com os países mais desenvolvidos por que padecemos? Também não é por incompetência de nossos governantes! A doença mais grave da saúde pública é a política: é a bancada no Congresso Nacional dos planos de saúde; é o financiamento de campanha dos empresários da área de saúde aos governantes e parlamentares. Os picaretas sabem que quanto pior a saúde pública, maior a procura pelos planos de saúde.


Diante dessa constatação, você acha que os nossos governantes e parlamentares, envolvidos nessa rede maldita, estão trabalhando para melhorar a saúde? Por isso a intervenção da presidenta Dilma é fundamental, com sua sensibilidade de mulher, filha, mãe e avó. Presidenta Dilma, faça uma faxina na saúde!


RIO DE JANEIRO, 22 e setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário