sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMPLÔ CONTRA O BRASIL

por Emanuel Cancella

Algo que já desconfiávamos foi revelado pelo Wikileaks: As multinacionais do petróleo conspiram para não despertar o nacionalismo dos brasileiros na questão petróleo.

Agora não são somente as multinacionais de petróleo, pois o governo brasileiro e a direção da Petrobrás, mancomunados com a mídia, estão fazendo uma verdadeira blindagem para que não haja discussão, ou melhor, que no limite debatamos os royalties.

E os royalties se restringem a somente 10% do petróleo. Além dos royalties, queremos debater os outros 90% do petróleo. Os debates no Congresso são frenéticos, depois do veto de Lula à emenda Ibsen que manda estender o pagamento dos royalties a toda Federação.

As palavras de ordem são cada vez mais veementes: os royalties pertencem a toda a federação, não podemos prejudicar os estados produtores. Será que fazem isso por desconhecimento? Além dos royalties, a mídia pauta a cobrança dos leilões da ANP, que é a privatização de nosso petróleo.

Com o argumento falacioso e criminoso, em nome da manutenção da produção de petróleo e do crescimento do país, cobram a 11ª rodada dos leilões da ANP. A Petrobrás acaba de apresentar seu plano estratégico até 2020, transformando o Brasil num grande exportador de petróleo. O México, um país pobre, usou o petróleo para pagar sua dívida externa. Fez isso com o petróleo abaixo de 30 dólares e agora o preço do barril está na casa dos 100 dólares.

A direção da Petrobrás e o governo propõem a exportação de nosso petróleo para sustentar o crescimento de nossa economia. Na verdade, exportando petróleo o nosso país vai crescer na forma que os economistas denominam de "o vôo da galinha."

Tratando nosso petróleo de forma estratégica, como fazem os países desenvolvidos, aí sim teremos crescimento a longo prazo. Nenhum país desenvolvido exportou ou exporta petróleo tais como: EUA, China, Rússia, Reino Unido, Canadá e Rússia etc.

Tratam o hidrocarboneto de forma estratégica, nem sequer produzem para o consumo interno. Preferem importar e preservar suas reservas. É isso que temos que fazer! Não existem argumentos que possam sustentar a exportação de petróleo, a não ser a submissão que infelizmente sempre norteou a política de nosso país. Em outros países, a geopolítica do petróleo é resolvida através de guerras.

Foi assim no Iraque, Afeganistão, agora na Líbia. No Brasil, os gringos não precisam nem fazer guerra, pois vergonhosamente, por vontade de nosso governo, nosso petróleo será exportado. Se querem exportar que seja pelo menos com valor agregado.

Continuar a exportar matéria prima como sempre fizemos com nossas reservas naturais é o Brasil continuar a ser o país do futuro. Se quiserem fazer isso que pelo menos abram o debate com a sociedade! Vale lembrar que na década de cinqüenta a sociedade brasileira empunhou nas ruas a bandeira: " O petróleo é nosso!

RIO DE JANEIRO, 02 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário