domingo, 29 de maio de 2011

CARGA TRIBUTÁRIA

por Emanuel Cancella

Vejo com muito bons olhos os protestos nos postos de gasolina, alguns em vários estados vendendo gasolina sem a carga tributaria. É um absurdo que a Petrobrás venda a gasolina na refinaria a R$ 1,10 e seja repassada ao consumidor na casa de R$ 3,00.

Agora o protesto nos postos de gasolina é parte de uma campanha contra os impostos pagos pelo cidadão no Brasil. A Associação Comercial de São Paulo criou o “Impostômetro” que mede a carga tributaria paga pelo cidadão a União, Estados e Municípios.

O protesto dos postos no dia 25 de maio foi chamado: O dia da liberdade dos impostos. Nesse dia completam 148 dias que o cidadão trabalha só para pagar impostos. Não vou entrar no mérito se a carga tributaria é alta ou baixa no Brasil, mas é verdade que os serviços públicos financiado pelos nossos impostos são pífios.

Principalmente a saúde, educação, transporte e segurança pública. Mas em relação a carga tributaria ela é tremendamente injusta, quem paga imposto nesse país é o trabalhador que chega a pagar 27,5% no imposto de renda. E os que são isentos no imposto de renda porque tem renda inferior recebem o repasse nos supermercados no comercio em geral, nas passagens dos transportes e nos serviços de toda carga tributaria dos empresários.

Quem são os grandes sonegadores, os ricos, principalmente os banqueiros e empresários. E sabe quem geralmente promove essas campanhas são os grandes sonegadores. Principalmente quando se fala em reforma tributária é que eles se sentem ameaçados. É como aquela historia do batedor de carteira que grita pega ladrão para desviar a atenção da população.

RIO DE JANEIRO, 25 de maio de 2011;
JORNAL o DIA de 29/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário