por Emanuel Cancella, Tecnico Senior da Petrobrás
Estudo confirma viabilidade ambiental da exploração de petróleo na Margem Equatorial (20).
Somos bombardeados diariamente sobre os substitutos do
petróleo, principalmente da gasolina e do diesel, pelo carro elétrico e o
hidrogênio verde.
Os governos de Lula e Dilma foram os que mais investiram em
energias limpas e perenes: hidrelétricas, parques eólicos e biocombustíveis
(3,9). A PBIO, criada nos governos do PT, não será mais privatizada, como
queria Bolsonaro (10). No entanto, quase toda a energia limpa foi privatizada
por Bolsonaro.
Bolsonaro, que afirmou no vídeo anexo que não privatizaria a
Eletrobrás (15), vendeu a estatal para os "golpistas" das Americanas.
"Eletrobrás é questão de segurança nacional e não pode ficar com os
golpistas das Americanas", diz Luís Nassif (5). O jornalista defende que o
governo Lula anule a privatização da estatal.
Mas, somadas, todas as chamadas energias limpas não atendem a
1% das nossas necessidades. A matriz energética no Brasil e no mundo continua
sendo o petróleo e será assim, pelo menos, nos próximos 50 anos! Aliás, as
principais guerras no mundo contemporâneo têm como pano de fundo o petróleo.
Até agora, ninguém fez guerra por energia limpa!
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou 13
projetos para a instalação de plantas de hidrogênio verde no Brasil. Foi o
primeiro pacote no país focado na produção do insumo, com o objetivo de
substituir combustíveis fósseis e reduzir as emissões de gases do efeito
estufa. O prazo para execução de todas as propostas é de até 48 meses e começa
a valer em 2025 (1).
Carro elétrico já começa a afetar a demanda por gasolina e
diesel
Dados da Agência Internacional de Energia mostram que a eletrificação já começa
a reduzir as vendas de combustíveis (2).
Um adeus aos combustíveis fósseis para um ar mais limpo e um
planeta mais habitável. Essas são as promessas dos carros elétricos e da
transição energética como um todo. Os primeiros resultados já podem ser vistos
hoje:
as perspectivas para o petróleo, gasolina e carvão começam a
ficar mais sombrias. A questão, portanto, é: quanto os carros movidos a bateria
estão afetando o futuro dos combustíveis?
Vale lembrar que foi no governo Lula que a Petrobrás
desenvolveu uma tecnologia inédita no mundo, que permitiu a descoberta de
petróleo em águas profundas e no pré-sal. A Petrobrás ganhou o prêmio OTC,
equivalente ao Oscar do petróleo (6)!
Graças a essa tecnologia, a Petrobrás descobriu o pré-sal do
Sudeste, que já responde por 78% da produção nacional de petróleo (8). E a
Globo, em editorial em 2015: "Pré-sal pode ser patrimônio inútil"
(7).
Bolsonaro privatizou grande parte do pré-sal do Sudeste
(16,17). Michel Temer, com a PEC do trilhão, isentou as petroleiras estrangeiras
de um trilhão de reais em impostos (11), retirando recursos dos royalties do
pré-sal, cuja destinação era 75% para a educação e 25% para a saúde, conforme a
Lei da Partilha de Lula.
O senador tucano José Serra, segundo denúncia do WikiLeaks
(12), pagando promessa à Chevron, petroleira americana, criou a Lei 4567/16,
acabando com o conteúdo local e com a obrigatoriedade de a Petrobrás ser a
operadora de todos os campos do pré-sal.
Agora, o Ibama quer impedir Lula de produzir na Margem
Equatorial, negando as licenças ambientais.
Técnicos do Ibama recomendam a rejeição da licença para que a Petrobrás explore
combustíveis fósseis na Foz do Amazonas (18).
Em 31 de outubro de 2024, a AEPET defendeu a exploração da
Margem Equatorial Brasileira pela Petrobrás, de forma abrangente e segura, do
Rio Grande do Norte ao Amapá.
O presidente do Clube de Engenharia pede que o governo
autorize a exploração na Margem Equatorial (19). Francis Bogossian enviou uma
carta ao presidente Lula defendendo a concessão da licença para a Petrobrás na
Bacia da Foz do Amazonas.
Com a tecnologia em águas profundas e do pré-sal, a Petrobrás
descobriu a Margem Equatorial, na região mais pobre do Brasil, o Norte!
Desenvolver a Margem Equatorial pela Petrobrás representaria altos investimentos
na região, uma arrecadação gigante de impostos e empregos de qualidade,
inclusive com a instalação de uma indústria naval para fabricar navios,
plataformas e sondas de perfuração.
Enquanto Exxon e Total já estão na Margem Equatorial
produzindo há quase uma década, sem nenhum protesto, o Ibama não quer conceder
a licença à Petrobrás para produzir na região.
O Greenpeace financia expedições para evitar a exploração de
petróleo pelo Brasil na Margem Equatorial. Empresas multinacionais como Exxon e
Total já estão explorando petróleo na Guiana Francesa (13).
“Nós vamos explorar a Margem Equatorial”, diz Lula (14). Será
que o Ibama vai deixar?
Fonte:
2 - https://insideevs.uol.com.br/news/640823/carro-eletrico-demanda-gasolina-diesel/
4 - https://www.poder360.com.br/economia/bolsonaro-privatiza-eletrobras-por-r-337-bilhoes/
7 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727
12 - https://wikileaks.org/Nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre.html
17 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/12/16/leilao-pre-sal-16-dezembro.htm
Rio de Janeiro 09 de dezembro de 2022.
Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.
Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.
Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/
(Esse relato pode ser reproduzido livremente)
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