sábado, 13 de novembro de 2021

O agronegócio criou o escravo rural e Bolsonaro apresenta a uberização: os escravos urbanos!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=SEWDVB3esRY - https://vm.tiktok.com/ZM8VyoMAy/

Essa situação de escravos campesinos deu-se principalmente porque o agronegócio não assinava a carteira do trabalhador rural, como também não pagava sua Previdência.

Se não fosse a Constituição de 1988, reconhecendo os direitos desses trabalhadores, mesmo os que não haviam contribuído para a Previdência, milhões deles teriam ido morrer na rua, completamente abandonados (1,2,3).

E mais escravidão:

“Parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que foram realizados mais de 50 mil resgates de trabalhadores em condições degradantes de trabalho entre os anos de 1995 e 2018 no Brasil (1,2)”.

Agora, em situação análoga a escravos, assistimos, nas cidades, a milhões de trabalhadores ligados a aplicativos ou uberização.

Quando você atender, em sua casa, o entregador de pizza, entrar num veiculo ligado ao aplicativo Uber, ou em outras formas de negócios virtuais, lembre-se de que você está diante de um escravo moderno.

E pior, negro ou branco, um escravo rebaixado, porque os nossos escravos negros, vindos da África, pelo menos tinham direito à senzala, casa e comida.

Já o escravo uberizado, chamado pela elite cinicamente de “Empreendedor”, além de não ter direito à casa e à comida, não tem carteira assinada e conseqüentemente nenhum direito trabalhista.

Só ganham pelas horas trabalhadas, sem aposentadoria, licença maternidade, direito das mães a amamentar seus filhos, fim de semana e férias remuneradas, licença médica e seguro desemprego.    

Pasmem! Esse é o destino da maioria de nossos filhos, pois praticamente não existe outro tipo de trabalho, no Brasil de Bolsonaro!

 

Fonte: 1 - http://www.normaslegais.com.br/trab/1previdenciaria141008.htm

2 - https://www.tst.jus.br/trabalho-rural

3 - https://escobaradvogados.com/aposentadoria-rural-para-segurado-especial/

Rio de janeiro, 13 de novembro de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?matt_tool=97553959&matt_word=Default_URL_MLB&matt_source=google&matt_campaign_id=10768178586&matt_ad_group_id=102984635981&matt_match_type=b&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=463682393931&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=&matt_product_id=&matt_product_partition_id=&matt_target_id=aud-1267094690608:dsa-40102883920&gclid=Cj0KCQiA-K2MBhC-ARIsAMtLKRuLNirprNkZo3kUpBD676QmdhDdYMc1Jy7jfvWYOA-Ldv717HTNyMAaAvxcEALw_wcB

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     

Tik Tok: emanuelcancella      

Nenhum comentário:

Postar um comentário