quarta-feira, 24 de março de 2021

Lava Jato foi para o lixo, agora precisamos punir seus líderes e cessar seus efeitos entreguistas!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=zYM6RrxcsaU 

Já em 2019, a OAB, por unanimidade, com base nas denúncias do The Intercept Brasil, inclusive provadas com áudios, pedia o afastamento de Moro e Dallagnol de cargos públicos, para que tivessem um julgamento justo e não usassem a máquina pública em proveito próprio. 

Entretanto, com a certeza da impunidade, eles não só se mantiveram em seus cargos como continuaram a conspirar contra a Petrobrás e o Brasil (1,2). 

E agora que  Moro foi condenado pelo STF, vamos finalmente puni-lo (3)?

Há milhares de trabalhadores da indústria naval brasileira que estão desempregados porque, em nome da farsa do combate à corrupção da Lava Jato, tanto as encomendas, os investimentos e os empregos passaram a ser entregues aos gringos.

Já é hora de essas oportunidades retornarem ao Brasil, inclusive com base na lei de Partilha, 12.351/10 de Lula, que garante a construção naval em território nacional (4). 

Precisamos retomar as obras das refinarias do Ceará e Maranhão que foram canceladas por suspeita de superfaturamento em ação da Lava Jato (5). Essas refinarias, além do desenvolvimento que irão trazer à região Nordeste, nos darão autossuficiência no refino, tendo em vista a descoberta do pré-sal que consolidou a autosuficiência  na produção do petróleo pelo menos nos próximos 50 anos. 

Tanto na indústria naval, como na construção das refinarias no Nordeste, caso haja comprovação e condenação justa transitada em julgado, os corruptos seriam punidos, mas não há por que mandar os negócios para o exterior, favorecendo os gringos e acabando com nossa indústria naval! 

Porque o que está sendo feito é a condenação de trabalhadores que ficam sem o emprego e de empresários da construção naval que, mais uma vez, assim como no governo de FHC, assistem à quebradeira dos estaleiros. Só em 2019 foram 300 mil desempregados da indústria naval (6). 

Aproveitando-se da destruição feita pela Lava Jato, sempre no sentido de desmoralizar nossas empresas, e assim favorecendo mais ainda os gringos, Bolsonaro quer ainda vender metade de nossas refinarias da Petrobrás, e com apoio do STF, que precisa rever sua posição, principalmente diante da condenação de Moro então chefe da Lava Jato (7). 

Só para se ter uma ideia da importância das refinarias: “Em 12 meses o Brasil pagou aos EUA R$ 25 BI em importação de gasolina e diesel (8)”. Ora, se tivermos refinarias não precisaremos importar! 

Além disso, os brasileiros não suportam pagar os preços dos combustíveis dolarizados, principalmente a gasolina, o diesel, o gás de cozinha, etc.

Já "vendemos" a responsável pela distribuição, a BR distribuidora, então se vendermos o refino não teremos como controlar ou mudar a dolarização dos preços dos combustíveis, que aliás, mexem com toda a economia.

 Nos governos do PT a mídia, principalmente a Globo, dizia que os nossos preços dos combustíveis eram os maiores no mundo Agora o preço dos combustíveis que sobe praticamente toda semana, a mídia, sem nenhuma crítica, só faz anunciar o aumento.

Sem esquecer que mesmo a Petrobrás sendo premiada  com o equivalente ao “Oscar” pela maior autoridade do setor petróleo, a OTC, em quatro vezes nos EUA, pela descoberta do pré-sal, mesmo assim a Globo em editorial disse que "O pré-sal pode ser patrimônio inútil" (9,10). 

E o Pré-Sal é a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo e já responde por 70 % da produção nacional de petróleo (11). 

Repito, a Lava Jato foi para lata do lixo, entretanto torna-se fundamental investigar a corrupção, mas de forma imparcial e para enaltecer nossas empresas, não destruí-las, como fez a Lava Jato. E não somente na Petrobrás, mas em todas as empresas. 

Urge punir os líderes da Operação e que sejam revistos seus efeitos danosos aos interesses nacionais!

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

 Fonte: 1 - https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,oab-recomenda-por-unanimidade-afastamento-de-moro-e-deltan,70002864190

2 - https://www.brasildefato.com.br/2019/06/10/conselho-federal-da-oab-recomenda-afastamento-de-moro-e-dallagnol

3 - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56503901

4 - https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

5 - https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/05/01/obras-citadas-na-lava-jato-ficam-r-162-bi-mais-caras-e-acumulam-atrasos.htm

6 - https://www.cut.org.br/noticias/golpe-destroi-setor-naval-e-deixa-mais-de-300-mil-trabalhadores-desempregados-d867

7 - https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/02/bolsonaro-parabeniza-stf-por-decisao-sobre-petrobras.htm

8 - https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Soberania-Nacional/Brasil-gastou-R$-25-bi-com-importacao-de-gasolina-e-diesel-dos-EUA-nos-ultimos-12-meses/46/44902

9 - http://spebrazilfpsosymposium.com.br/petrobras-recebe-o-4o-premio-otc/

10 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

11 - https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

 

Rio de Janeiro, 24 de março de 2021.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário