quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Direção da Petrobrás, junto com a FUP e a FNP, comete crime contra petroleiros, levando inclusive a casos de suicídio!

 Por Emanuel Cancella, ex-presidente do Sindipetro-RJ e ex-coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP.

 É preciso lembrar à direção da Petrobrás, à FUP e à FNP que, para a Justiça, salário é alimento. A Justiça concedeu 310 liminares que impediam os descontos do PED nos contracheques de dezenas de milhares de petroleiros, liminares que, de forma muito suspeita, foram suspensas monocraticamente, sem julgamento do mérito, além de terem impedido a concessão de novas liminares (2)!

21ª Nota do Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros sobre os Equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás (1).

“…Enquanto esses grupos propagam falsas narrativas de soluções inexistentes e atacam vilmente qualquer avanço, inúmeros aposentados falecem vítimas da injustiça dos PEDs, sem desfrutar da melhoria de vida que uma solução real traria. Tal postura, além de desumana e egoísta, é criminosa...”

Os petroleiros apenas querem receber a aposentadoria pela qual pagaram — e continuam pagando — mesmo após aposentados.

Em 2019, a Petros começou a descontar em nossos contracheques até 40% do salário/aposentadoria, de forma vitalícia. Muitos passaram a receber contracheques zerados e, até 2019, dez petroleiros haviam se suicidado (5,6,7). Além disso, seguem fazendo chantagem com ameaças de novos PEDs, impondo descontos para nos pressionar a aceitar qualquer acordo.

Nós só queremos o que é nosso por direito. Somos trabalhadores petroleiros, não somos bandidos. Somos trabalhadores que levam a Petrobrás a bater sucessivos recordes de lucro, permitindo à empresa pagar até dividendos extraordinários aos acionistas.

Nós, petroleiros, temos com a Petros um contrato oneroso, imposto como condição para ingresso na Petrobrás. Trata-se do Plano Petros de Benefício Definido (BD). Esse plano de complementação de aposentadoria é considerado o melhor do mundo, pois o trabalhador, ao ingressar, sabe quanto vai pagar e quanto vai receber na aposentadoria. O mais importante: havendo déficit no fundo de pensão, o responsável é o patrocinador do plano, que, no nosso caso, é a Petrobrás.

Em 2006, a FUP tentou, por meio da Repactuação, promover a migração do plano BD para um plano CD. Esse plano retira da Petrobrás a responsabilidade pelos déficits. À época, foi pago um valor significativo para comprar adesões, mas muitos de nós resistimos.

Agora, em 2025/26, a FUP se junta à FNP e, via direção da Petrobrás, propõe uma nova Repactuação, com a migração para outro plano diferente do BD, no qual, novamente, a direção da Petrobrás se livra da responsabilidade pelos futuros déficits.

A direção da Petrobrás, junto com a FUP e a FNP, quer “resolver” o problema dos equacionamentos nos moldes do que o governo Lula fez com os aposentados do INSS, porém com uma diferença fundamental:
os aposentados do INSS tiveram cessados os descontos criminosos e o dinheiro retirado de seus contracheques foi devolvido.

Já com os petroleiros, a proposta levada pela empresa é o fim dos PEDs/descontos condicionado à migração para um plano de previdência que exime a Petrobrás da responsabilidade pelos futuros déficits. E nada fala em ressarcir o que foi tungado de nossos salários.

Quem tem que ir para a cadeia é Paulo Guedes, que, quando assessor de Bolsonaro, foi responsável por um rombo bilionário nos fundos de pensão, inclusive na Petros (4).

Com as “graças” da Operação Lava Jato, que investigou a Petrobrás, e da Operação Greenfield, que investigou os fundos de pensão, Paulo Guedes não foi preso, não pagou pelo rombo causado em vários fundos de pensão, inclusive na Petros, e ainda recebeu de Bolsonaro o Ministério da Economia.

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (3)! 

Fonte: 1 - https://fup.org.br/21a-nota-do-forum-em-defesa-dos-participantes-e-assistidos-da-petros-sobre-os-equacionamentos-dos-planos-petros-do-sistema-petrobras/

2 - https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/09/28/stj-suspende-liminares-que-impediam-pagamento-de-parcelas-de-plano-da-petros.htm

3 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

4 - https://www.feebpr.org.br/noticia/pf-mira-paulo-guedes-em-investigacao-por-crime-de-fraude-bilionaria-em-fundos-de-pensao-estatais

5 -  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

6 - https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

7 - https://www.cut.org.br/noticias/petroleiros-protestam-contra-os-descontos-nos-planos-de-previdencia-da-petrobras-76f

 Rio de Janeiro 14 de janeiro de 2026.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella    

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

O que pode salvar os petroleiros do PED assassino é uma CPI, tal como a do INSS!

 

Por Emanuel Cancella, ex-presidente do Sindipetro-RJ e ex-coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP.



Com certeza, foi a CPI do INSS que deu visibilidade ao crime contra os aposentados, o que levou o governo a repor o dinheiro roubado dos aposentados.

No caso dos trabalhadores da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Correios, foi feito um grande acordo na Justiça que resultou no PED (Plano de Equacionamento de Déficits) (10).

Na Petrobras, por conta desse acordo ou tramoia, os petroleiros ativos e aposentados, mesmo sem nunca terem sido gestores do fundo, pagam há cerca de oito anos 40% do salário de forma vitalícia. Alguns recebem o contracheque zerado e, até 2019, dez petroleiros haviam se suicidado (1,2,3).

Para a aprovação de uma CPI é necessário o aval de centenas de parlamentares. E, como o governo Lula não quer uma CPI — pois elas sempre servem de palanque para oposicionistas que se utilizam de fake news —, há resistência à sua instalação.

Mesmo quando essas CPIs se voltam contra bolsonaristas, como foi o caso da CPI da Covid, que indiciou Bolsonaro por nove crimes (5), e a do INSS — Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF (7).

Guedes e Moro foram avisados sobre fraudes no INSS na gestão Bolsonaro.
Ex-ministros de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Sergio Moro tiveram contato com denúncias sobre descontos associativos em 2019 (8).

Os parlamentares da esquerda, de todos os partidos, apoiam a decisão da FUP e da FNP de que a solução para o problema do equacionamento na Petrobras passa pela migração de plano na Petros.

É como se, no escândalo do INSS, o governo estancasse a sangria, mas não devolvesse o dinheiro roubado nos contracheques dos aposentados (9).

Pois é isso que querem fazer na Petrobras. Como se os petroleiros, vítimas do PED assassino, fôssemos um bando de idiotas!

Num ano eleitoral, onde a oposição “fiscaliza” o dinheiro público via “teto de gastos” e “pedaladas fiscais”, congressistas apostam nos bilhões do criminoso Orçamento Secreto, mas botar dinheiro público para salvar petroleiro, nem pensar!

Vale lembrar que a Petrobras, fruto do trabalho dos petroleiros, tem batido sucessivos recordes de lucro, o que permite à empresa até pagar dividendos extraordinários aos acionistas.

Mas pagar aquilo que é compromisso da Petrobras com o nosso plano Petros de Benefício Definido (BD) — que expressa que os déficits da Petros devem ser sanados pela patrocinadora do plano, que no nosso caso é a Petrobras —, nem pensar!

Por conta disso, os petroleiros pagam o PED assassino, e muitos, em desespero, têm até se suicidado.

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (4)! 

1 -  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

2 - https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

3 - https://www.cut.org.br/noticias/petroleiros-protestam-contra-os-descontos-nos-planos-de-previdencia-da-petrobras-76f

4 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

5 - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/20/com-nove-crimes-atribuidos-a-bolsonaro-relatorio-da-cpi-e-oficialmente-apresentado

6 - https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-11/fraudes-no-inss-ex-ministro-de-bolsonaro-e-deputados-sao-alvos-da-pf

7 - https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-11/fraudes-no-inss-ex-ministro-de-bolsonaro-e-deputados-sao-alvos-da-pf

8 - https://www.metropoles.com/sao-paulo/guedes-e-moro-fraudes-no-inss-bolsonaro

9 - https://fpabramo.org.br/focusbrasil/2025/10/21/governo-lula-devolve-r-21-bilhoes-a-aposentados-vitimas-da-farra-do-inss/

10 - https://www.google.com/search?q=Trabalhadores+da+Caixa+Economica+Federal%2C+Correios+e+Petrobr%C3%A1s+pagam+por+rombo+nos+fundos+de+pens%C3%A3o&rlz=1C1OZZY_enBR1184BR1184&oq=traba&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCAgAEEUYJxg7MggIABBFGCcYOzIGCAEQRRg5MggIAhBFGCcYOzIGCAMQRRg7MgwIBBAAGEMYgAQYigUyDQgFEAAYgwEYsQMYgAQyBggGEEUYPDIGCAcQRRg90gEIMzc3MWowajSoAgCwAgE&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Rio de Janeiro 13 de janeiro de 2026.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella   

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Os petroleiros da Petrobrás no PED assassino e a escolha entre a forca e a guilhotina!

 Por Emanuel Cancella, ex-presidente do Sindipetro-RJ e ex-coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP.


Aplausos para o governo Lula, que deu pronta resposta e resolveu o problema dos aposentados do INSS com descontos indevidos e criminosos no contracheque (2). Interessante notar que quem propôs a CPI foram os bolsonaristas.
Brincaram com fogo e saíram chamuscados.

INSS: maioria dos grupos suspeitos começou no governo Bolsonaro, diz Gleisi. O Instituto Nacional do Seguro Social determinou a abertura de investigação contra 12 entidades por desvio de recursos de aposentados e pensionistas (1).

Na verdade, o importante é que o governo Lula resolveu!

Já os petroleiros, há cerca de 8 anos, pagam — mesmo sem nunca terem sido gestores do fundo de pensão — por um rombo no fundo Petros. Pagam até 40% de seu salário de forma vitalícia; alguns recebem contracheque zerado e, até 2019, dez petroleiros haviam se suicidado (3,4,5).

O mesmo acontece nos Correios e na Caixa Econômica Federal (6).

Tudo começou com Michel Temer, que decidiu que, a partir de seu governo, os déficits nos fundos de pensão deveriam ser pagos no exercício imediatamente posterior à constatação do déficit. Estava criado o PED assassino (7)!

E Bolsonaro, com a promessa de indicar ao STF o então presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, conseguiu de Noronha a suspensão de 310 liminares que impediam o desconto em contracheque de dezenas de milhares de petroleiros, de forma monocrática e sem julgamento do mérito.

Noronha fez mais: tirou da cadeia Queiroz, administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro, que envolvem o próprio Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Noronha ainda trancou a ação de Flávio Bolsonaro, cujo gabinete deu origem às rachadinhas (8 a 11)!

Até então, os petroleiros nunca haviam pago PED, que significa “Plano de Equalização de Déficits”. E por que não pagavam por déficit? Porque esses déficits se transformavam em lucro. Aliás, é normal que uma aplicação financeira dê prejuízo em um determinado ano e, no seguinte, apresente lucro.

A direção da Petrobras apresenta aos petroleiros uma proposta de opção de mudança de plano na Petros, de BD para CD.
O(a) petroleiro(a) pode mudar ou não de plano.

O plano de Benefício Definido (BD) é considerado o melhor plano de previdência complementar do mundo, pois nele o trabalhador sabe quanto vai pagar quando ingressa e quanto vai receber quando se aposenta. E, se houver déficit no plano, o responsável é a patrocinadora — no nosso caso, a Petrobras.

Já no plano de Contribuição Definida (CD), além de o trabalhador não saber quanto vai receber quando se aposentar, em caso de déficit a Petrobras fica isenta de responsabilidade.

Mas o mais grave é que a direção da Petrobras não fala nada sobre devolver o que foi tungado do nosso salário. Na verdade, o petroleiro tem que decidir entre a forca e a guilhotina!

Se, no escândalo do INSS, o governo teve que colocar dinheiro público para resolver o problema — e fez muito bem —,
já a Petrobras tem batido sucessivos recordes de lucro, fruto do trabalho dos petroleiros, o que lhe permite até pagar dividendos extraordinários aos acionistas, mas não cumpre sua obrigação contratual. Quem está pagando a conta é o petroleiro!

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (12)! 

Fonte: 1 - https://www.cnnbrasil.com.br/politica/inss-maioria-dos-grupos-suspeitos-comecou-no-governo-bolsonaro-diz-gleisi/

2 - https://fpabramo.org.br/focusbrasil/2025/10/21/governo-lula-devolve-r-21-bilhoes-a-aposentados-vitimas-da-farra-do-inss/

3 -  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

4 - https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

5 - https://www.cut.org.br/noticias/petroleiros-protestam-contra-os-descontos-nos-planos-de-previdencia-da-petrobras-76f

6 - https://www.google.com/search?q=Trabalhadores+da+Caixa+Economica+Federal%2C+Correios+e+Petrobr%C3%A1s+pagam+por+rombo+nos+fundos+de+pens%C3%A3o&rlz=1C1OZZY_enBR1184BR1184&oq=trabalhadores&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCAgBEEUYJxg7MgwIABBFGDkYsQMYgAQyCAgBEEUYJxg7MggIAhBFGCcYOzIGCAMQRRg7MgcIBBAAGIAEMgcIBRAAGIAEMgcIBhAAGIAEMgYIBxBFGD3SAQg2NDE0ajFqNKgCALACAQ&sourceid=chrome&ie=UTF-8

7 - https://contec.org.br/fundos-de-pensao-como-petros-e-postalis-devem-ter-nova-regra-para-equacionar-deficit-entenda/

8 - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/07/05/audios-de-ex-cunhada-indicam-participacao-de-jair-bolsonaro-em-esquema-de-rachadinha-diz-uol.ghtml 

9 - https://www.poder360.com.br/poder-justica/justica/apos-stj-soltar-queiroz-grupo-pede-domiciliar-a-todos-presos-do-grupo-de-risco/

10 - https://www.poder360.com.br/justica/investigacao-contra-flavio-bolsonaro-so-avanca-com-nova-denuncia-diz-stj/

11 - https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-07/queiroz-fez-27-depositos-para-michelle-bolsonaro-a-esposa-do-presidente-indica-quebra-de-sigil

12 -  https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

Rio de Janeiro 12 de janeiro de 2026.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella      

domingo, 11 de janeiro de 2026

O povo da Venezuela não vai deixar Trump tirar uma gota do petróleo! Que saudade do lema “O petróleo é nosso!”

 por Emanuel Cancella

O Clube de Engenharia e a AEPET divulgaram um estudo que confirma a viabilidade ambiental da exploração de petróleo na Margem Equatorial (8,9).

O povo da Venezuela não vai deixar Donald Trump tirar uma gota de petróleo sem a permissão do presidente sequestrado e preso nos EUA, Nicolás Maduro, e de sua vice-presidente, Delcy Rodríguez.

O povo da Venezuela é aquele que, em 2002, trouxe de volta, nos braços, o saudoso presidente Hugo Chávez, após 47 horas do golpe patrocinado pelos EUA (4).

Se o presidente Donald Trump quer 50 milhões de barris de petróleo da Venezuela, que pague pelo petróleo a preço de mercado, liberte Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, e acabe com o boicote econômico imposto à Venezuela.

Que a Venezuela tenha liberdade para comprar, com o dinheiro do petróleo, o que quiser dos EUA e de qualquer outro país.

Assim como a Venezuela vai vender petróleo para os EUA, possa vendê-lo para qualquer país, incluindo China, Rússia e Cuba.

Creio que esse seria um acordo razoável.

No Brasil, a campanha “O Petróleo é Nosso!”, nas décadas de 40 e 50, uniu civis, militares, comunistas e conservadores. Foi a maior campanha cívica que este país conheceu. Muitos brasileiros foram perseguidos, presos e mortos, o que culminou, em 1953, na criação da Petrobras, no governo do saudoso e ilustre Getúlio Vargas.

Lamentavelmente, o Ibama, subordinado à ministra Marina Silva, há mais de uma década nega a licença ambiental para produzir petróleo na Margem Equatorial, com apoio até de ONGs ambientalistas, da esquerda caviar, aquela que nunca passou fome ou ficou desempregada.

Muitas dessas ONGs são financiadas pelo bilionário americano George Soros (3), que, segundo os jornais Causa Operária e Hora do Povo, sabota a Petrobras na Margem Equatorial (1,2).

O Ibama alega que a produção de petróleo na Foz do Amazonas pode afetar a fauna, a flora, os peixes e os povos da floresta. Só que a Foz do Amazonas fica a 500 km da Margem Equatorial (6).

Países como Suriname e Guiana anunciam planos para distribuir bilhões dos royalties do petróleo da Margem Equatorial para sua população (7).

Enquanto isso, as regiões mais pobres do país, como o Norte e o Nordeste, onde se localiza a Margem Equatorial, recebem uma banana!

“Nós vamos explorar a Margem Equatorial”, diz Lula em21 jun 2024 (10).

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (5)! 

Fonte: 1 - https://horadopovo.com.br/open-society-foundations-de-george-soros-sabota-petrobras-na-margem-equatorial/

2 - https://causaoperaria.org.br/2023/a-sabotagem-da-petrobras-pelo-ongueiro-george-soros/

3 - https://montecastelo.org/lista-completa-das-organizacoes-financiadas-por-george-soros/

4 - https://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/venezuela/o_golpe.shtml

5 -  https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

6 - https://www.bbc.com/portuguese/articles/clygn0zlkkno

7 - https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

8 -  https://aepetba.org.br/v1/estudo-confirma-viabilidade-ambiental-da-exploracao-de-petroleo-na-margem-equatorial/

9 - https://clubedeengenhariapa.com.br/noticia/nota-do-clube-de-engenharia-acerca-da-exploracao-de-gas-e-petroleo-na-margem-equatorial/ 

10 - https://veja.abril.com.br/coluna/radar/nos-vamos-explorar-a-margem-equatorial-diz-lula/

Rio de Janeiro 11 de janeiro de 2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella    

sábado, 10 de janeiro de 2026

Napoleão e Hitler se deram mal na Russia por causa do frio. Donald Trump e o petróleo da Venezuela!

 por Emanuel Cancella

O Clube de Engenharia e a AEPET divulgaram um estudo que confirma a viabilidade ambiental da exploração de petróleo na Margem Equatorial (14,15).

Napoleão Bonaparte e Hitler foram derrotados pelo inverno rigoroso na frustrada invasão da Rússia, também conhecido como “General Inverno” (3).

Agora, na disputa mundial pela hegemonia, se confrontam Vladimir Putin, da Rússia, e Donald Trump, dos EUA.

O centro da disputa é o petróleo na América do Sul, principalmente na Venezuela, onde se localizam as maiores reservas de petróleo do mundo.

É interessante notar que, no debate no Brasil sobre o petróleo da Margem Equatorial — a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo, com cerca de 30 bilhões de barris de petróleo (4) — muito se falou em energia renovável, minimizando a importância do petróleo da Margem Equatorial.

Vale lembrar que o Brasil lidera os investimentos internacionais em energia renovável, segundo relatório da ONU (6).

O Ibama, subordinado à ministra Marina Silva, há mais de uma década nega a licença para a Petrobras produzir petróleo na Margem Equatorial.

O Ibama alega ameaça à fauna, à flora, aos peixes e aos povos da floresta na Foz do Amazonas. No entanto, a Foz do Amazonas fica a cerca de 500 km da Margem Equatorial (7).

O Ibama que nega licença para a Petrobrás produzir petróleo, concedeu licença para a Petrobras pesquisar a qualidade e a quantidade de petróleo na região, mas o MPF pediu a suspensão dos trabalhos por conta de um vazamento de produto químico (8).

O MPF é o mesmo que processou o governo Dilma por vender combustível barato, e Dilma resistiu (12), mas depois o mesmo MPF se calou quando o governo de Michel Temer dolarizou o preço dos combustíveis (11).

Bolsonaro, mesmo com os brasileiros recebendo seus salários em reais, manteve a dolarização dos combustíveis.

Lula, por sua vez, abrasileirou e reduziu o preço dos combustíveis (10).

Enquanto isso, Suriname e Guiana anunciam planos para distribuir bilhões em royalties do petróleo da Margem Equatorial às suas populações.

Países sul-americanos buscam garantir benefícios diretos para os cidadãos (9).

A invasão da Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, foram um tapa na cara daqueles que diziam que a era do petróleo havia se esgotado.
O petróleo está de volta!

“Nós vamos explorar a Margem Equatorial”, diz Lula em 21 jun 2024 (16).

Como tenho dito em minhas redes sociais, a Margem Equatorial ou fica com a Petrobrás ou petroleira estrangeira, no fundo do mar jamais!

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (13)! 

1 - https://www.google.com/search?q=que+ptretendia+Hitler%3F&rlz=1C1OZZY_enBR1184BR1184&oq=que+ptretendia+Hitler%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTINCAEQABgTGBYYHhjHAzIKCAIQABgTGBYYHjIKCAMQABgTGBYYHjIKCAQQABiABBiiBDIKCAUQABiABBiiBDIKCAYQABiABBiiBDIKCAcQABiABBiiBDIKCAgQABiABBiiBNIBCTIyOTc5ajBqNKgCALACAQ&sourceid=chrome&ie=UTF-8

2 - https://www.google.com/search?q=o+que+queria+napoleon+Bonaparte%3F&rlz=1C1OZZY_enBR1184BR1184&oq=o+que+queria+napoleon+Bonaparte%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKABMgkIAhAhGAoYoAEyCQgDECEYChigATIJCAQQIRgKGKABMgcIBRAhGJ8FMgcIBhAhGJ8FMgcIBxAhGJ8F0gEJMTkzMTdqMWo0qAIAsAIB&sourceid=chrome&ie=UTF-8

3 - https://www.google.com/search?q=hitler+e+napole%C3%A3o+foram+derrotados+pelo+inverno+rigoroso&rlz=1C1OZZY_enBR1184BR1184&oq=hitler+e+napole%C3%A3o+foram+derrotados+pelo+inverno+rigoroso&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIKCAEQABiABBiiBDIKCAIQABiABBiiBDIHCAMQABjvBTIKCAQQABiABBiiBNIBCTMxNDM5ajBqOagCBrACAfEF-Y1zhq-HdoU&sourceid=chrome&ie=UTF-8

4 - https://www.cnnbrasil.com.br/economia/analise-margem-equatorial-pode-chegar-a-30-bilhoes-de-barris/

5 - https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-lidera-investimentos-internacionais-em-energia-renovavel-diz-relatorio-da-onu/

6 - https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-lidera-investimentos-internacionais-em-energia-renovavel-diz-relatorio-da-onu/

7 - https://www.ibp.org.br/hub-de-conhecimento/noticias/concessao-de-licenca-para-perfuracao-na-margem-equatorial-e-positiva-para-o-pais/

8 - https://investalk.bb.com.br/radar/mpf-ap-pede-esclarecimentos-ao-ibama-e-a-petrobras-sobre-vazamento-na-margem-equatorial

9 - https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

10 - https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/alexandre-silveira-afirma-que-201cabrasileirar201d-precos-dos-combustiveis-e-uma-vitoria-da-populacao

11 - https://diariodopoder.com.br/claudio-humberto-home/parente-pos-fogo-no-pais-dolarizando-a-gasolina-no-pais-do-real

12 - https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

13 -  https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

14 -  https://aepetba.org.br/v1/estudo-confirma-viabilidade-ambiental-da-exploracao-de-petroleo-na-margem-equatorial/

15- https://clubedeengenhariapa.com.br/noticia/nota-do-clube-de-engenharia-acerca-da-exploracao-de-gas-e-petroleo-na-margem-equatorial/ 

16 - https://veja.abril.com.br/coluna/radar/nos-vamos-explorar-a-margem-equatorial-diz-lula/

 Rio de Janeiro 10 de janeiro de 2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella