sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Os golpes dos EUA no Brasil de 1964 até hoje

 por Emanuel Cancella


Os EUA apoiaram o golpe empresarial-militar no Brasil!

A Operação Brother Sam foi um movimento da Marinha norte-americana em apoio aos militares que depuseram o governo de João Goulart (PTB) no dia 31 de março de 1964 (1).

O golpe militar completa 60 anos, assim como a TV Globo, que apoiou e cresceu à sombra da ditadura. Mais tarde, a emissora fez uma autocrítica (10), mas, em 2016, a mesma Globo interrompia sua programação de 40 em 40 minutos para convocar o público ao "Fora Dilma" (4).

Segundo o ministro do STF Luís Roberto Barroso, Dilma Rousseff foi derrubada por um golpe, e, de acordo com juristas, ela não cometeu nenhum crime (2, 3).

A Lava Jato, chefiada pelo então juiz Sergio Moro, foi criada em 2013 (5). Em 2016, o saudoso cientista político Moniz Bandeira, conhecido por estudar o poderio norte-americano na desestabilização de países, declarou em entrevista ao Jornal do Brasil:

“Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil” (6).

Lembrando que Moro num claro intuito de beneficiar Bolsonaro prendeu lula sem provas (13), num claro intuito de beneficiar Bolsonaro e para que não paire duvida do conluio criminoso de ambos, Moro recebeu de Bolsonaro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF (14)!

Para reforçar o vínculo de interesses entre Moro e os EUA, o Clube de Engenharia afirmou que a Lava Jato destruiu as construtoras brasileiras para entregar as obras do país às empreiteiras norte-americanas (7).

Dizem que o golpe contra Dilma teve como principal motivação a Petrobras. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a processar o governo Dilma por vender combustível barato, e Dilma resistiu (11). Já quando Pedro Parente, indicado por Michel Temer, dolarizou o preço dos combustíveis, o MPF se calou. O jornal Metrô denunciou:

“Parente pôs fogo no país dolarizando a gasolina” (8).

Mesmo com os brasileiros recebendo seus salários em reais, Bolsonaro manteve a política de dolarização dos combustíveis. Já Lula abrasileirou os preços e reduziu o valor nas bombas (9).

Mais recentemente, os EUA, sob o governo de Donald Trump, em mais uma tentativa de pressão econômica, aplicaram uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros. No entanto, segundo analistas, isso seria apenas uma estratégia de barganha: colocar o "bode na sala". Ao retirar a taxação, tudo voltaria ao ponto de partida, criando uma sensação de "vitória negociada".

Trump tentou usar Lula para melhorar sua imagem nos EUA e no mundo. Muitos dizem que Trump buscava, com isso, facilitar uma anistia para Jair Bolsonaro.

Mas Lula, hoje considerado o presidente mais popular do mundo, saiu vitorioso. Todos querem tirar foto com ele — até Trump! Esperamos que Trump retire a taxação de 50% sobre o Brasil, e Lula contribuiu para melhorar sua imagem internacional.

Contudo, numa jogada de mestre, Lula afastou qualquer possibilidade de anistia para Bolsonaro e isolou figuras como Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, que se autoproclamavam porta-vozes de Trump no Brasil.

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (12)!

Fonte: 1 - https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/operacao-brother-sam-golpe-de-64-teve-apoio-dos-eua.htm

2 - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/presidente-dilma-nao-cometeu-qualquer-crime-que-justifique-o-impeachment-afirmam-juristas

3 - https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado

4 - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/o-que-seria-dos-protestos-se-nao-fosse-a-rede-globo.html

5 - https://museudalavajato.com.br/antes-da-lava-jato/

6 - https://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/12/03/moniz-bandeira-moro-e-janot-atuam-com-os-estados-unidos-contra-o-brasil.html

7 - https://portalclubedeengenharia.org.br/a-lava-jato-destruiu-as-construtoras-brasileiras-para-entregar-obras-do-pais-as-empreiteiras-dos-eua/

8 - https://www.metroworldnews.com.br/colunistas/2018/05/24/parente-pos-fogo-no-pais-dolarizando-gasolina.html

9 - https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/lula-diz-que-ficou-feliz-com-queda-nos-combustiveis-e-afirma-que-petrobras-comecou-a-abrasileirar-os-precos.ghtml

10 - https://memoria.oglobo.globo.com/erros-e-acusacoes-falsas/apoio-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-12695226

11 - https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

12 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

13 - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-temos-provas-mas-conviccao-o-powerpoint-de-dallagnol-nos-jogou-de-vez-no-paraguai-por-kiko-nogueira/

14 - https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html

Rio de Janeiro 17 de outubro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella  

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Lembrar à Marina Silva, ao MPF, PSOL, PSTU e ao Greenpeace: a Petrobras e o Brasil não são vilões ambientais!

 por Emanuel Cancella

Com 89% da energia elétrica gerada por fontes renováveis, o Brasil ocupa o topo do ranking entre os países do G20, segundo dados da [Ember Energy (7)].

Marina Silva e seus ambientalistas se preocupam com os povos da floresta — e que se danem os do Norte e Nordeste?

Eu sou um dos milhares de brasileiros resgatados pela indústria do petróleo. Quando fui desempregado para Campinas, na década de 70, não tinha sequer dinheiro para a passagem de ônibus — precisei pedir emprestado.

Detalhe: dois anos depois, voltei ao Rio de Janeiro, meu estado de origem, com emprego na Petrobras, na Replan – Refinaria do Planalto, conquistado por concurso público — e de carro. Fui pagar a dívida da passagem aos meus dois amigos, e nenhum deles aceitou.

É isso que a indústria do petróleo pode fazer por milhares de jovens das regiões mais pobres do país, especialmente o Norte e o Nordeste: investimento hercúleo, arrecadação gigantesca de impostos e milhares de empregos diretos e indiretos.

Nunca Chevron, Shell, ExxonMobil ou outras multinacionais instalarão uma indústria naval no Norte ou Nordeste do Brasil.

Ao entregar a Margem Equatorial às multinacionais, tudo isso vai para os gringos!

Vale lembrar que já tivemos uma indústria naval de peso. Porém, segundo os jornalistas, Luis Nassif e Miguel do Rosário a Lava Jato, em nome de um combate à corrupção questionável, destruiu a indústria naval brasileira (5). Na verdade, não destruiu — mandou tudo para os gringos!

E segundo o Dieese a Lava Jato destruiu 4.4 milhões de empregos (15).

 Por enquanto, graças ao Ibama, subordinado à ministra Marina Silva — que há mais de uma década nega a licença ambiental à Petrobras —, quem está ganhando essa disputa por 7 a 1 é Shell, Chevron, ExxonMobil e outras estrangeiras.

A falta de licença ambiental à Petrobras já teve consequências reais:

No dia 17 de junho de 2025, o Brasil, por meio de um leilão da ANP, entregou à Chevron, ExxonMobil, Shell e outras multinacionais o controle de uma das áreas mais promissoras da matriz energética nacional: a Margem Equatorial [(1)].

Outro leilão da ANP está marcado para o dia 22/10/2025 [(6)].

Quanto à preocupação com a fauna, flora, os peixinhos e os povos da floresta na Foz do Amazonas — fique tranquilo: ela está a 500 km da Margem Equatorial [(4)].

Lembrando: o Brasil é o país que mais investe em energia alternativa e renovável [(7)]!

A Petrobras já ganhou cinco vezes o prêmio OTC, considerado o "Oscar" da indústria do petróleo (14).

Uma dessas premiações foi pela criação de uma tecnologia inédita no mundo, que permitiu a descoberta do pré-sal — o qual já representa 78% da produção nacional de petróleo, sem nenhum acidente registrado (13).

Importante destacar que o pré-sal do Sudeste abrange balneários importantes do país, como os de Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santos!

A Petrobras não é vilã ambiental, como querem fazer crer a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, os ambientalistas do [Greenpeace (11)], do [PSOL (9)], do [PSTU (10)] e do [MPF (8)].

Enquanto a Petrobras não consegue sequer a licença ambiental, Suriname e Guiana produzem petróleo na Margem Equatorial há anos — e já anunciam planos para distribuir bilhões em royalties à sua população [(3)].

Vale refletir: enquanto os EUA apostaram na guerra para tomar o petróleo da Líbia, do Iraque e agora da Venezuela (onde está a maior descoberta petrolífera do planeta), no Brasil, para tomar a Margem Equatorial — a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo —, bastam uma ministra e meia dúzia de ambientalistas fajutos!

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF.Entendo que qualquer matéria está protegida pela Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (12)!

Fonte: 1 -  https://outraspalavras.net/outrasmidias/petrobras-a-soberania-vendida-em-lotes/

2 - https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

3 - https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

4 -  https://www.infomoney.com.br/mercados/petrobras-teste-na-margem-equatorial-deve-acabar-hoje-entenda-o-que-esta-em-jogo/

5 - https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

6 -  https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/brasil-ofertara-sete-blocos-em-leilao-do-pre-sal-em-outubro-diz-anp/

7 - https://www.instagram.com/p/DEiVdQpyMvJ/

8 - https://www.cartacapital.com.br/justica/mpf-recomenda-que-ibama-nao-conceda-licenca-a-petrobras-para-a-margem-equatorial/

9 -  https://www.cppnacional.org.br/noticia/deputado-ivan-valente-psolsp-apresenta-projeto-de-lei-contra-explora%C3%A7%C3%A3o-de-petr%C3%B3leo-na

10 -  https://causaoperaria.org.br/2024/pstu-um-papagaio-da-ideologia-pseudo-ambiental-do-imperialismo/

11 - https://www.brasil247.com/economia/greenpeace-financia-expedicao-para-evitar-exploracao-de-petroleo-pelo-brasil-na-margem-equatorial

12 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

13 - https://www.poder360.com.br/energia/pre-sal-completa-15-anos-somando-78-da-producao-da-petrobras/ 

14 - https://nossaenergia.petrobras.com.br/w/inovacao/somos-penta-premio-otc

15 - https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-03/lava-jato-destruiu-444-milhoes-de-empregos-aponta-estudo

Rio de Janeiro 16 de outubro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Marina Silva não deu a licença à Petrobras, e caímos nos braços de petroleiras predadoras e picaretas!

 por Emanuel Cancella

Clube de Engenharia e AEPET: estudo confirma a viabilidade ambiental da exploração de petróleo na Margem Equatorial (13, 14).

A Petrobras há anos solicita, sem sucesso, a licença ambiental ao Ibama, órgão subordinado à ministra Marina Silva.

Sem essa licença para operar na Margem Equatorial, a Petrobras ficou de fora do leilão da ANP — também conhecido como “a venda do bilhete premiado”.

Vale lembrar que a Margem Equatorial representa a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo, estimada em cerca de 30 bilhões de barris de petróleo, com valor de mercado de alguns trilhões de dólares (10). Basta multiplicar o número de barris pelo preço do barril no dia, cotado em dólar.

No dia 17 de junho de 2025, o Brasil, por meio do leilão da ANP, entregou à Chevron, ExxonMobil, Shell e outras multinacionais o controle de uma das áreas mais promissoras da matriz energética nacional: a Margem Equatorial (4).

Outro leilão da ANP está marcado para o dia 22 de outubro de 2025 (5).

Enquanto isso, países como Suriname e Guiana, que há anos já produzem petróleo na Margem Equatorial, anunciam planos para distribuir bilhões em royalties à população (9).

Agora a Shell, que adquiriu parte da Margem Equatorial — o chamado "bilhete premiado" — entra em cena:

No dia 13/10/2025, surgiu uma pesquisa Datafolha encomendada por uma ONG inglesa (terra da Shell), afirmando que a maioria dos brasileiros é contra a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Segundo a pesquisa, os entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria proibir a extração de petróleo na região.

Segundo a Datafolha (13/10/2025), a maioria dos brasileiros é contra a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ao menos é o que indica uma pesquisa divulgada pela Reuters.

📊 De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados acreditam que o presidente Lula (PT) deveria proibir a extração de petróleo na região (2).

"Os próximos meses serão decisivos para o legado de Lula. A maioria dos eleitores brasileiros quer que ele proteja a natureza e o clima", afirmou Vanessa Lemos, coordenadora de campanhas da ONG Ekō, em nota enviada à Reuters.

Nós também temos pesquisa: Atlas Intel, encomendada pela CNN Brasil em 2023: pesquisa mostra que 2 a cada 3 brasileiros (62,4%) são favoráveis à Petrobras explorar petróleo na Foz do Amazonas (12).

Brasil 247: A Petrobras contesta a pesquisa paga por ONG inglesa sobre a Margem Equatorial. A estatal questiona o levantamento encomendado pela ONG britânica Ekō e destaca os investimentos bilionários já feitos na região (3).

Para Marina Silva e seus apoiadores ambientalistas, que fazem campanha contra a atuação da Petrobras na Margem Equatorial:

Primeiramente, é importante destacar que a Margem Equatorial está a 500 km da Foz do Amazonas (6).

Vale lembrar também que a Shell adquiriu parte da Margem Equatorial no leilão da ANP. E, até o momento, não há indícios de que a Shell abrirá mão de operar na região.

Conheça um pouco da Shell: estes oito escândalos comprovam a longa história de desprezo da empresa pelas pessoas e pelo planeta (1).

Já sobre a americana Chevron: senadores relembram denúncia do Wikileaks de que o então senador tucano José Serra teria prometido favores à Chevron em prejuízo da Petrobras (7).

Memória: A gigante americana Chevron foi responsável por um vazamento de óleo na Bacia de Campos (8). Somente após 16 dias, a ANP decidiu punir a empresa, suspendendo suas atividades de perfuração em território brasileiro. A medida foi tomada devido à negligência da empresa durante o acidente.

Em audiência na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, pediu desculpas à sociedade e ao governo.

Se a ANP suspendeu a Chevron no passado, ela não poderia participar de novos leilões da própria ANP!


Diante de todo esse quadro, é um absurdo que o Ibama, subordinado à ministra Marina Silva, continue negando a licença ambiental à Petrobras!

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria está protegida pela Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (11)! 

Fonte: 

1 - https://www.foei.org/eight-shell-scandals/

2 -  https://investidor10.com.br/noticias/maioria-dos-brasileiros-e-contra-exploracao-da-foz-do-amazonas-diz-datafolha-115989/

3 - https://www.brasil247.com/brasil/petrobras-contesta-pesquisa-paga-por-ong-inglesa-sobre-margem-equatorial

4 -  https://outraspalavras.net/outrasmidias/petrobras-a-soberania-vendida-em-lotes/

5 -  https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/brasil-ofertara-sete-blocos-em-leilao-do-pre-sal-em-outubro-diz-anp/

6 - https://www.infomoney.com.br/mercados/petrobras-teste-na-margem-equatorial-deve-acabar-hoje-entenda-o-que-esta-em-jogo/

7 - https://www.ihu.unisinos.br/noticias/551974-senadores-lembram-denuncia-do-wikileaks-de-que-serra-fez-promessa-a-multinacional

8 - https://arayara.org/memoria-gigante-americana-chevron-provoca-vazamento-de-oleo-na-bacia-de-campos/

9 -  https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

10 - https://brasilenergia.com.br/petroleoegas/panorama/opep-estima-reservas-de-30-bi-de-barris-na-margrem-equatorial-do-brasil

11 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

12 -  https://www.poder360.com.br/meio-ambiente/261-dos-brasileiros-apoiam-a-exploracao-da-margem-equatorial/

13 - https://aepetba.org.br/v1/estudo-confirma-viabilidade-ambiental-da-exploracao-de-petroleo-na-margem-equatorial/

14 - https://aepetba.org.br/v1/estudo-confirma-viabilidade-ambiental-da-exploracao-de-petroleo-na-margem-equatorial/ 

Rio de Janeiro 15 de outubro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella  

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Lula derrotou a Globo no pré-sal, que já responde por 78% da produção. Agora, o desafio é a Margem Equatorial!

 por Emanuel Cancella

“Nós vamos explorar a Margem Equatorial”, diz Lula.

No pré-sal do Sudeste, a Petrobras foi vítima da Globo, que publicou um editorial em 2015 afirmando: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (13).
O jornalista Carlos Sardenberg, também da Globo, declarou: “O pré-sal só existe na campanha do governo”, e o governo era de Lula (14).
Resultado: o pré-sal completa 15 anos, somando 78% da produção da Petrobras. A extração em águas ultraprofundas brasileiras começou em 2008 e já responde por mais de 1/3 da produção da América Latina — sem nenhum acidente (15).


Agora, a Shell pede para Lula desistir da Margem Equatorial. E eles, vão desistir também?

O fato é que a Shell (inglesa) a ExxonMobil, a Chevron e outras multinacionais “compraram” parte considerável da Margem Equatorial no leilão da ANP — também conhecido como a venda do bilhete premiado.
Só para se ter uma ideia do entreguismo da ANP: a Margem Equatorial possui reservas presumíveis de 30 bilhões de barris de petróleo (4) — o equivalente a alguns trilhões de dólares — e o leilão arrecadou pouco mais de 1 bilhão de reais!


Outras mídias:

No dia 17 de junho de 2025, o Brasil entregou à Chevron, ExxonMobil, Shell e outras multinacionais o controle de uma das áreas mais promissoras de sua matriz energética: a Margem Equatorial (6).
Outro leilão da ANP está marcado para o dia 22/10/2025 (16).


FUP: “Leilão na Margem Equatorial favorece estrangeiras e afronta soberania”

De acordo com as entidades, a entrega de 47 blocos petrolíferos localizados na Margem Equatorial brasileira, oferecidos sob o regime de concessão sem quaisquer garantias ambientais, “é uma afronta ao interesse público, à soberania energética e ao patrimônio nacional” (5).


O impasse ambiental

O Ibama, subordinado à ministra Marina Silva, há 13 anos nega a licença ambiental, o que acabou forçando o leilão da Margem Equatorial.
Marina, o Ministério Público Federal (11), PSOL (10), PSTU (9) e o Greenpeace (8) alegam que a produção de petróleo na Margem Equatorial afeta a fauna, flora, os peixinhos e os povos da floresta na Foz do Amazonas.
Detalhe: a Margem Equatorial fica a 500 km da Foz do Amazonas (7)!
Enquanto isso, países como Suriname e Guiana, que há anos produzem petróleo na Margem Equatorial, anunciam planos para distribuir bilhões em royalties à população (17).


Histórico e contradições

Vale lembrar que o MPF, que hoje pressiona o Ibama para não conceder a licença ambiental à Petrobras, é o mesmo que processou o governo Dilma por vender combustível barato (12). Depois, se calou quando Michel Temer dolarizou o preço dos combustíveis.
E Bolsonaro, mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real, manteve a dolarização dos combustíveis.
E Lula abrasileirou e baixou o preço dos combustíveis (19)!


A guerra das pesquisas

Atlas Intel, encomendada pela CNN Brasil em 2023: pesquisa mostra que 2 a cada 3 brasileiros (62,4%) são favoráveis à Petrobras explorar petróleo na Foz do Amazonas (3).

Datafolha (13/10/2025): segundo o instituto, a pedido de ONG inglesa, 61% dos brasileiros querem que Lula barre o plano da Petrobras (PETR4) para explorar a Foz do Amazonas (2).
Brasil 247: Petrobras contesta pesquisa paga por ONG inglesa sobre a Margem Equatorial. A estatal questiona o levantamento encomendado pela ONG britânica Eko e destaca investimentos bilionários na região (1).


Já escrevi várias vezes em minhas redes sociais:
“A Margem Equatorial ou fica com a Petrobras, ou com petroleiras estrangeiras — no fundo do mar, jamais!”
 

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria está protegida pela Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (22)!

Fonte: 1 https://www.brasil247.com/brasil/petrobras-contesta-pesquisa-paga-por-ong-inglesa-sobre-margem-equatorial

2 - https://investidor10.com.br/noticias/maioria-dos-brasileiros-e-contra-exploracao-da-foz-do-amazonas-diz-datafolha-115989/

3 - https://www.poder360.com.br/meio-ambiente/261-dos-brasileiros-apoiam-a-exploracao-da-margem-equatorial/

4 - https://brasilenergia.com.br/petroleoegas/panorama/opep-estima-reservas-de-30-bi-de-barris-na-margrem-equatorial-do-brasil

5 - https://auditoriacidada.org.br/conteudo/fup-leilao-na-margem-equatorial-favorece-estrangeiras-e-afronta-soberania/

6 -  https://outraspalavras.net/outrasmidias/petrobras-a-soberania-vendida-em-lotes/

7 -  https://www.infomoney.com.br/mercados/petrobras-teste-na-margem-equatorial-deve-acabar-hoje-entenda-o-que-esta-em-jogo/

8 -  https://www.brasil247.com/economia/greenpeace-financia-expedicao-para-evitar-exploracao-de-petroleo-pelo-brasil-na-margem-equatorial

9 -  https://causaoperaria.org.br/2024/pstu-um-papagaio-da-ideologia-pseudo-ambiental-do-imperialismo/

10 -  https://www.cppnacional.org.br/noticia/deputado-ivan-valente-psolsp-apresenta-projeto-de-lei-contra-explora%C3%A7%C3%A3o-de-petr%C3%B3leo-na

11 -  https://www.cartacapital.com.br/justica/mpf-recomenda-que-ibama-nao-conceda-licenca-a-petrobras-para-a-margem-equatorial/

12 - https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

13 -  https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

14 - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-2008-sardenberg-disse-que-o-pre-sal-nao-existia-relembre/

15 -  https://www.poder360.com.br/energia/pre-sal-completa-15-anos-somando-78-da-producao-da-petrobras/

16 -  https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/brasil-ofertara-sete-blocos-em-leilao-do-pre-sal-em-outubro-diz-anp/

17 -  https://www.brasil247.com/americalatina/suriname-e-guiana-anunciam-planos-para-distribuir-bilhoes-dos-royalties-do-petroleo-da-margem-equatorial-as-suas-populacoes

18 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

19 - https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/lula-diz-que-ficou-feliz-com-queda-nos-combustiveis-e-afirma-que-petrobras-comecou-a-abrasileirar-os-precos.ghtml

20 - https://veja.abril.com.br/coluna/radar/nos-vamos-explorar-a-margem-equatorial-diz-lula/

 Rio de Janeiro 14 de outubro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella      

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Corina Machado pede a Donald Trump que invada a Venezuela; o clã Bolsonaro pede a Trump intervenção no Brasil!

 por Emanuel Cancella

 Carta aberta de Esquivel a Corina Machado: “Você recorre ao pior quando pede aos EUA que invadam a Venezuela” (4).

Os bolsonaristas acamparam em frente aos quartéis pedindo intervenção militar. Para conseguir a anistia de Bolsonaro, eles citam os golpistas do 8 de janeiro, mas Eduardo Bolsonaro já admitiu que o que eles querem mesmo é anistiar Jair Bolsonaro (1).

E a então presidente do STF, Rosa Weber, quando da invasão da Praça dos Três Poderes, afirmou:

“O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído. A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao Estado Democrático de Direito”, diz a nota (2).

Donald Trump negocia com Lula: Lula é esperto e conhece a história do "bode na sala". O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que Lula negocia o tarifaço de Trump, de 50% (3). Lula sabe que tirar a tarifa de 50% é como tirar o bode da sala — e voltamos à estaca zero.

Donald Trump precisa de Lula para melhorar sua imagem nos EUA e no mundo. Tirar foto ao lado de Lula dá voto até para Donald Trump. Isso não tem preço.

Sugiro a Lula usar a mesma hipocrisia que Barack Obama usou com ele, dizendo ao mundo que “Donald Trump é o cara!”

O importante é que Lula defenestrou o clã Bolsonaro da interlocução com Trump. E vale lembrar: é melhor um mau acordo do que uma boa briga!

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF.Entendo que qualquer matéria está protegida pela Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (9)!

Fonte: 1 - https://www.terra.com.br/noticias/eduardo-bolsonaro-admite-em-audio-que-intencao-nao-era-anistia-para-todos-mas-salvar-o-pai,64dd749bb51cfb185c451b3da872e34cq2qcjt3w.html#google_vignette

2 - https://www.conjur.com.br/2023-jan-08/rosa-weber-supremo-nao-intimidado-atos-terroristas/

3 - https://www.poder360.com.br/poder-governo/alckmin-diz-que-lula-pediu-a-trump-a-suspensao-do-tarifaco/

4 - https://www.viomundo.com.br/politica/carta-de-adolfo-perez-esquivel-a-corina-machado.html

 5 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

Rio de Janeiro 13 de outubro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella