quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Sabotagem na Cedae pelo governo do estado, com apoio da Globo, para privatizar a empresa.

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=UKcW0wSR87w


O presidente do Sintsama-RJ , Humberto Lemos,  denunciou hoje, 3, no Programa Faixa Livre,  a armação para privatizar a Cedae (3). 

Tanto no caso da Geosmina, como na falta de água, o Sindicato apresentou a solução, que só seria possível com investimentos, entretanto tanto o governo do Estado e a direção da Cedae não querem solucionar o problema, muito pelo contrário, têm  a clara intenção de desgastar a empresa rumo à privatização. 

Enquanto isso, a Globo, diariamente, leva ao ar os problemas da Cedae também no claro intuito de privatização da Empresa. 

Aliás, a Globo sempre faz esse trabalho de desmoralizar a empresa para entregá-la mais facilmente. Fez isso com a Petrobrás, já que durante cerca de 3 anos levou ao ar, via Jornal Nacional – JN, notícias de corrupção na Petrobrás, vazadas criminalmente pela Vaza Jato.

 Com relação à Petrobrás, a Globo, além dos vazamentos criminosos e sem provas, via JN, fez o seguinte editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (6). 

E fazia isso mesmo a Petrobrás ganhando quatro prêmios OTC, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo e mesmo o pré-sal sendo a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já produzindo 70% do petróleo nacional (4).    

Não que não exista corrupção na Petrobrás, aliás, seria muito bem vinda se quisessem realmente combater a corrupção, mas o fato é que querem dizer que combatem a corrupção, quando na verdade só querem desmoralizar a empresa  perante a sociedade, facilitando assim sua entrega. 

Hoje se discute a anulação de todos os processos da Operação por suspeição do chefe da vaza jato, ex juiz Sergio Moro (2), mas o efeito na imagem da Petrobrás propiciou a Bolsonaro privatizar a BR Distribuidora. 

Deste modo, Bolsonaro, aproveitando-se do desgaste e enfraquecimento da Petrobrás, via farsas da mídia, principalmente da Globo, vendeu a 2ª empresa em faturamento no Brasil, a BR Distribuidora do diesel, gasolina, gás, etc. Ela, a BR, só perde para a Petrobrás holding.

 E mais, vendeu e escondeu o comprador, já que ninguém sabe para quem ele vendeu a BR! E ainda o felizardo anônimo ganhou, ou seja, recebeu  de graça, o 3º mercado na venda de combustíveis do mundo, já que o do Brasil só perde para EUA e China (1). 

 Se a Justiça brasileira quisesse mesmo combater corrupção por que não investiga a Globo?  Pois nada aconteceu quando a Globo foi denunciada em delação premiada por receber, há  anos, pacotes de dólares (US$ 50.000 e US$ 300.000) de Dario Masser, o doleiro dos doleiros. Cadê a investigação, o vazamento para a mídia e a punição (7,8)?  

E por que a Justiça não investiga a negociata que foi a venda da BR Distribuidora? Investigação na Petrobrás foi no nos governos do PT? 

Enquanto no Brasil há essa sangria para entrega das estatais, no mundo a reestatização cresce porque empresa privada tem prestado um serviço ruim, diz o TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade baseado na Holanda. 

 Tanto que entre 2000 e 2017, 884 serviços foram reestatizados no mundo, sendo 83% deles de 2009. A maioria de serviços essenciais como distribuição de água, energia, transporte público e coleta de lixo. Preços altos e falta de investimentos estão entre reclamações mais comuns. Tendência é especialmente forte na Europa, mas acontece em países de todo o mundo (5)

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.      

Fonte: 1 -  https://jornalggn.com.br/politica/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

2 - https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/02/01/gilmar-quer-apressar-decisao-sobre-suspeicao-de-moro.ghtml

3 - https://www.youtube.com/watch?v=DzylwxlHK3Y

4 - https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

5 - https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/07/reestatizacoes-tendencia-crescendo-tni-entrevista.htm

6 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

7 - https://veja.abril.com.br/politica/doleiro-dario-messer-cita-familia-marinho-delacao-premiada/

8 - https://noticias.r7.com/brasil/doleiro-dos-doleiros-diz-que-entregava-dolares-a-familia-marinho-15082020

  

Rio de Janeiro 03 de fevereiro de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário