sábado, 29 de novembro de 2025

Daniel Vorcaro e Paulo Guedes: dois bilionários que puniram os aposentados!

 por Emanuel Cancella

Vorcaro, dono do Banco Master, deu um rombo bilionário no sistema financeiro, foi denunciado pelo Banco Central, chegou a ser preso e agora cumpre prisão domiciliar.
Já Paulo Guedes, integrante da escola dos Chicago Boys, formou-se em Chicago por meio de bolsa de estudos concedida pelo governo brasileiro.

Paulo Guedes participou da formulação da Previdência chilena no governo Pinochet, modelo que levou vários aposentados ao suicídio (1).

No Chile, mais um casal de aposentados se suicidou devido à precarização da Previdência (10).

No Brasil, Paulo Guedes — quando assessor de Bolsonaro — deu um rombo bilionário nos fundos de pensão, inclusive na Petros (2).
Com as bênçãos da Lava Jato, que investigava a Petrobras, e da operação Greenfield, que investigava os fundos de pensão, Guedes não foi preso, não pagou nada pelo rombo bilionário que provocou e ainda recebeu de Bolsonaro o Ministério da Economia!

Enquanto isso, os petroleiros, mesmo sem nunca terem sido gestores do fundo Petros, pagam até hoje pelo rombo: 40% do salário de forma vitalícia. Alguns recebem contracheque zerado e, até 2019, dez petroleiros haviam se suicidado (3,4,5).

O Banco Master se beneficiou principalmente de dinheiro de fundos de aposentadoria.
O Estado do Rio de Janeiro, governado por Cláudio Castro, aportou cerca de 1 bilhão de reais (6). Vários estados e municípios também “colaboraram” para a fortuna de Daniel Vorcaro, sobretudo com recursos de aposentadorias.

Os trabalhadores da Varig, Transbrasil e Vasp levaram calote em suas aposentadorias via seu fundo de pensão, o Aeros (7). O Aeros era sustentado pelas contribuições dos aeronautas, pelas empresas para as quais prestavam serviço e por uma parcela do faturamento das companhias aéreas.

Grande parte desses trabalhadores odeia o governo Lula, que de fato não participou do golpe contra suas aposentadorias — embora também não tenha resolvido o problema.
O mesmo ocorre na Petrobras, onde os governos Temer e Bolsonaro tentaram destruir a empresa e prejudicar os petroleiros — conforme mostra a matéria em anexo (8). Esses crápulas não conseguiram destruir a Petrobras, mas levaram muitos petroleiros ao suicídio.

Lamentavelmente, os trabalhadores vítimas do Banco Master, do Estado do Rio e de outros estados e municípios ainda sentirão no futuro o golpe em suas aposentadorias e pensões.

Na Petrobras, a FUP e a FNP — as federações petroleiras — em vez de defenderem os trabalhadores, estão do lado da Petrobras e da Petros.
Propõem aos petroleiros a mudança de plano, chamada Repactuação, que já havia sido promovida anteriormente pela FUP e agora é defendida pela FUP e FNP. Essa proposta favorece a Petrobras e a Petros e joga uma pá de cal nos petroleiros(as).

Um saudoso amigo meu dizia, nesses momentos: “Eles acreditam na nossa covardia”.
Cá entre nós: alguém vai se preocupar com aposentados e pensionistas?

Lula resolveu o problema dos aposentados do INSS (9). Não resolveu o problema do Aeros. Será que vai resolver os problemas dos aposentados do Banco Master e dos petroleiros?

Em tempo: estou suspenso no Facebook porque, segundo eles, minha matéria não contempla os interesses da comunidade. Recorri ao MPF. Entendo que qualquer matéria tem que ser respaldada pela  Constituição Federal de 1988, quanto ao direito à liberdade de expressão. E quanto ao “interesse da comunidade”, estou me lixando (11)! 

Fonte: 1 - https://sintrajud.org.br/conteudo/4346/modelo-de-guedes-levou-chile-a-convulsao-social

2 - https://www.feebpr.org.br/noticia/pf-mira-paulo-guedes-em-investigacao-por-crime-de-fraude-bilionaria-em-fundos-de-pensao-estatais

3 -  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

4 - https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

5 - https://www.cut.org.br/noticias/petroleiros-protestam-contra-os-descontos-nos-planos-de-previdencia-da-petrobras-76f9

6 - https://www.jb.com.br/brasil/policia/2025/11/1057665-rio-previdencia-sob-castro-aportou-rs-1-bi-de-aposentados-e-pensionistas-em-titulos-podres-de-vorcaro-agora-a-pf-quer-saber-por-que.html

7 - https://aeroin.net/sna-conta-a-ascensao-e-queda-do-aeros-fundo-de-aposentadoria-que-deixou-muitos-aeronautas-na-mao/?amp

8 - https://www.blogger.com/blog/post/edit/2201420444155051389/4368246010520190593

9 - https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202505/lula-sobre-descontos-irregulares-em-aposentadorias-201cvitimas-nao-serao-prejudicadas201d

10 - https://www.esquerdadiario.com.br/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=27854

11 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

Rio de Janeiro 29 de novembro de  2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella  

Nenhum comentário:

Postar um comentário