sábado, 13 de setembro de 2025

Petrobrax, Edise e o PED: o assassinato dos petroleiros

 por Emanuel Cancella

FHC tentou mudar o nome da Petrobras para Petrobrax, com o intuito de facilitar sua privatização, mas não conseguiu.

Mais tarde, Michel Temer mudou a sede da Petrobras do Edise para o Edisen, sob a justificativa de que o Edise passaria por reformas. No entanto, foi ainda no governo Dilma que a Petrobras alugou o Edisen para centralizar os petroleiros que estavam espalhados por prédios no centro do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1974, o Edise iniciou obras em 2016, já no governo Temer, e essas obras continuam até hoje. O Edise permanece praticamente vazio desde então, enquanto os trabalhadores lotam o Edisen, localizado próximo à Praça da Cruz Vermelha. À época, comentava-se nos corredores da Petrobras que o aluguel do Edisen girava em torno de R$ 120 milhões por ano.

A reforma do Edise segue sem conclusão, e já se fala em uma nova fase prevista para 2026. Isso reforça a percepção de que quem ainda manda na Petrobras são os bolsonaristas. Se isso for verdade, e Lula perder a próxima eleição para um candidato bolsonarista, verdadeiros tsunamis podem ocorrer: a Petrobras poderá ser privatizada — incluindo o Edise — como queria Bolsonaro e como já declarou seu mais forte sucessor, Tarcísio de Freitas.

Chama atenção o fato de que o Edise foi construído com tecnologia da própria engenharia da Petrobras. Após mais de meio século de sua inauguração, continua sendo um dos prédios mais modernos, bonitos e eficientes do país. Entre outras preciosidades, possui jardins de Burle Marx a cada cinco andares. Agora, estão mexendo até nesses jardins. Será que pretendem destruir essa magnífica obra de Burle Marx?

A verdade é que a atual direção da Petrobras parece ter dinheiro de sobra para manter o Edise fechado em obras intermináveis — possivelmente sem necessidade real. Também tem dinheiro para pagar bônus extraordinários a acionistas, graças ao desempenho dos petroleiros, que vêm garantindo sucessivos recordes de lucro.

Mas não tem dinheiro para pagar sua parte no compromisso com o fundo Petros, no Plano de Benefício Definido (BD), que determina que a patrocinadora é responsável pelos déficits futuros. No nosso caso, a patrocinadora é a própria Petrobras!

A Petrobras se recusa a pagar, e os petroleiros é que arcam com o chamado PED assassino, que consome até 40% de seus salários de forma vitalícia. Alguns trabalhadores chegam a receber contracheques zerados. Até 2019, dez petroleiros haviam cometido suicídio em decorrência da pressão e das perdas impostas pelo PED (3,4,5).

Em Tempo: estou suspenso no Facebook por que segundo eles minha matéria não contempla interesses de sua comunidade. Recorri ao MPF, entendo que qualquer materia não pode ferir a CF de 88, quanto ao interesse da comunidade estou me lixando (2)!

Fonte: 1 - https://diariodorio.com/retorno-do-edificio-edise-esta-mais-proximo-que-nunca/

2 -  https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html

3 - https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

4 - https://7www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

5 - https://www.cut.org.br/noticias/petroleiros-protestam-contra-os-descontos-nos-planos-de-previdencia-da-petrobras-76f9 

Rio de Janeiro 13 de setembro de 2025.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html 

Pode ajudar por pix, é o que estou fazendo. No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella         

Nenhum comentário:

Postar um comentário