terça-feira, 8 de agosto de 2023

O petróleo ainda vai ser o ouro negro pelo menos nos próximos 50 anos! Viva o pré-sal da Amazônia!

por Emanuel Cancella

A campanha “O petróleo é nosso!” no Brasil nas décadas de 40 e 50 resultou na criação da Petrobrás em 03/11/53. A maior campanha cívica do país, reuniu civis, militares, comunistas e conservadores.

A saudosa, Maria Augusta Tibiriça, madrinha da campanha do petróleo autora do livro ‘O petróleo é nosso!’ Escrevia: A luta pelo petróleo não termina nunca (5).

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez nesta terça-feira (8) duras críticas à exploração de combustíveis fósseis, em discurso na Cúpula da Amazônia, em Belém (PA) (1).

Durante discurso na Cúpula da Amazônia, no dia 8/8 o presidente colombiano fez críticas ao que chamou de "negacionismo de esquerda" (1)

Depois da Petrobrás desenvolver tecnologia inédita que permitiu a descoberta do pré-sal, e ganhar 4 prêmios OCT nos EUA em Houston, o pré-sal hoje responsável por 70% da produção nacional (3,4):

A Globo em 2015 em editorial publica que o pré-sal poder ser patrimônio inútil (2).

Quando deputado Bolsonaro se apresentou como o grande defensor do nosso petróleo: Falou na Globo em fuzilar FHC por vender petróleo (6).

Bolsonaro presidente vendeu a BR Distribuidora e queria vender a Petrobrás (7).  

Interresante que quando Bolsonaro vendeu gasadutos, fertilizantes, fábrica de biodiesel, campos de petróleo, ninguém saiu em defesa do meio ambiente. Lembrando que diferente das multinacionais de petróleo a Petrobrás não realiza produção predatória.  

Parafraseando a revista Carta Capital Tirar a Petrobras do pré-sal é rifar o futuro do País (8).

Vamos produzir o petróleo na Amazônia e de acordo com a lei de Partilha (12.351/10) de Lula designar 75% do royalties do petróleo do pré-sal para educação e 25% para a saúde!

Fonte: 1 - https://www.brasil247.com/americalatina/petro-ataca-lula-e-defende-fim-da-exploracao-de-petroleo

2 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

3 - https://portalclubedeengenharia.org.br/2020/02/08/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-petrolifera-offshore-mundial/

4 - https://www.portosenavios.com.br/noticias/offshore/pre-sal-responde-por-70-do-total-e-petrobras-bate-meta-de-producao

5 - https://www.estantevirtual.com.br/livros/maria-augusta-tibirica-miranda/o-petroleo-e-nosso/2330717272

6 - https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

7 - https://www.brasildefato.com.br/2022/10/04/bolsonaro-acelera-privatizacao-da-petrobras-e-expoe-brasil-a-aumentos-de-combustivel

8 - https://www.cartacapital.com.br/politica/tirar-a-petrobras-do-pre-sal-e-rifar-o-futuro-do-pais/

9 - https://fup.org.br/fup-e-sindicatos-ingressam-com-acoes-contra-leilao-do-pre-sal/

Rio de Janeiro 08 de agosto de  2023.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella

Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/

Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Twitter: https://twitter.com/ECancella 

Um comentário:

  1. Reciclei-se, há muitas outras maneiras de defender a a Petrobrás sem dar carona para empresas estrangeiras principalmente a Amazônia tão acossada

    ResponderExcluir