quinta-feira, 6 de julho de 2023

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, faltam médicos em uma de cada 3 cidades brasileiras. Que saudade dos médicos cubanos!

 por Emanuel Cancella

Video da matéria postado em: https://vm.tiktok.com/ZM2H5PePB/

https://youtu.be/b6br2_3ejyU

Segundo o Uol: "Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros", dizem pacientes (5).
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios CNM de junho de 2023: 'Não querem vir'. 1/3 das cidades têm dificuldade para contratar Guaribas (PI), cidade berço do Fome Zero; médicos mais experientes não querem ir trabalhar no município (1).

Bolsonaro expulsou os médicos cubanos: País caribenho deixou o programa em novembro de 2018, após declarações "ameaçadoras" do recém-eleito Jair Bolsonaro (2).

Em 28.jan.2023, Justiça determina recontratação de cubanos do Mais Médicos:
O pedido partiu da Aspromed (Associação Nacional dos  Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras e dos Profissionais Médicos Intercambistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil)....

“Os profissionais intercambistas, leia-se cubanos, atuam, em sua grande maioria, em regiões de difícil acesso, onde a presença de um médico para prestar a assistência primária para a população se faz ainda mais necessário.

É o caso das localidades onde vive o povo Yanomami que tem passado por uma crise sanitária gravíssima”, declarou, em nota, o coordenador Jurídico da Aspromed, Humberto Jorge Leitão de Brito, (3).É um direito  de os médicos brasileiros não quererem medicar nos lugares distantes e mais pobres do pais.  

Até porque um médico dos grandes centros como Rio, São Paulo, Belo horizonte,Curitiba, etc, medicando em metrópole, pode ter seu consultório próprio além de uma matrícula no estado, municipio ou União ou rede particular .

 Isso seria impossível por exemplo na região Yanomami, mas impedir outros médicos como os cubanos de atender nessas áreas é desumano.

Além do Brasil, outros 30 países, informam as autoridades cubanas, suas brigadas médicas estão atuando também em Suriname, Venezuela e Nicarágua, na América Latina, e Itália, na Europa. Ao todo, 31 países recebem atualmente esses profissionais (4). 
Médicos cubanos
de volta no Brasil já!

Fonte: 1 - https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/07/06/dificuldade-contratacao-medicos.htm

2 - https://www.brasildefato.com.br/2021/08/09/mil-dias-da-expulsao-dos-cubanos-desmonte-do-mais-medicos-fez-do-brasil-alvo-facil-na-pandemia

3 - https://www.poder360.com.br/justica/justica-determina-recontratacao-de-cubanos-do-mais-medicos/

4 - https://alemdofato.uai.com.br/coronavirus/brasil-30-paises-medicos-cubanos-pandemia/

5 - https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/11/17/medicos-cubanos-atendem-melhor-do-que-brasileiros-dizem-pacientes.htm

Rio de Janeiro 06 de julho de  2023.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.Autor:

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://lista.mercadolivre.com.br/a-outra-face-de-sergio-moro#D[A:a%20outra%20face%20de%20sergio%20Moro]

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Me siga no twitter.com/Ecancella 9

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: emanuelcancella         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário