sábado, 8 de julho de 2023

Dois artistas na luta contra a ditadura militar: Jose Celso e Amir Haddad!

por Emanuel Cancella

Video da materia: https://www.youtube.com/watch?v=9u5uSIfnxoE&t=8s

https://vm.tiktok.com/ZM29tXghS/


Quando se falar em teatro no Brasil, temos que aplaudir o  saudoso Jose Celso e Amir Haddad.

Ambos usaram a o teatro para criticar a ditadura militar de 1964 a 1985. Jose Celso em SP e Amir Haddad no RJ ambos têm reconhecimento global.

 Aliás, Amir, ao que ouvi falar, nunca quis trabalhar na Globo e em outras emissoras. Amir, mineiro de Guaxupé, era professor no Martins Pena e dirigia o Grupo Tá na Rua! Desse grupo, saíram artistas consagrados na mídia, principalmente na Globo, nos teatros e nos cinemas.


Eu, apesar de ter me formado ator no Martins Pena, sindicalizado na época de Amir
Haddad e José Wilker, um diretor de nome Iremar do Martins Pena dizia que eu já nasci ator aposentado, em razão da minha atuação. Ele tinha razão! Entretanto, embora eu não tenha atuado, com o teatro cresci, e muito, como gente, como ser humano.

Até porque, naquela época, anos de chumbo, eu trabalhava na Petrobrás e teatro exige dedicação integral. O que levou  muitos diretores do Martins Pena, na época, a terem uma certa desconfiança de mim. Creio que achavam que eu era um infiltrado.

Na verdade, de forma inviesada, tinham uma certa razão, já  que a Petrobrás foi infestada de militares ligados à ditadura investigando pessoas como eu que começava minha vida sindical.

Não poderia morrer sem dizer o que vivi: Em plena vigência da publicação de um ato Institucional, creio que em 1978, ao fim das aulas, no Martins Pena numa sexta feira, Amir Hadad nos convidou, os alunos, para um chopp no bairro do Flamengo.

Amir Haddad buscava entre os alunos abrigos para perseguidos da ditadura. Para mim, que sou muito mais político do que ator, Amir Haddad interpretava o mais lindo papel de sua vida. Viva José Celso, viva Amir Haddad!

 Fonte: 1 -  http://memorialdaresistenciasp.org.br/lugares/teatro-oficina/

2 -  https://revistaforum.com.br/debates/2023/3/20/reparao-historica-escola-de-teatro-martins-penna-pelo-poder-publico-por-heitor-collet-133007.html

3 - https://casavogue.globo.com/arquitetura/edificios/noticia/2023/07/morre-ze-celso-martinez-o-fundador-do-teatro-oficina-conheca-a-historia-do-local.ghtml

4 - https://www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2012/11/18/noticia-e-mais,97048/criador-do-grupo-ta-na-rua-o-diretor-amir-haddad-volta-a-atuar-aos-75-anos.shtml

Rio de Janeiro 08 de julho de  2023.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.Autor:

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://lista.mercadolivre.com.br/a-outra-face-de-sergio-moro#D[A:a%20outra%20face%20de%20sergio%20Moro]

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Me siga no twitter.com/Ecancella 9

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: emanuelcancella          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário