terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Vamos, com Lula, fuzilar a política de vender estatais e petróleo de Bolsonaro!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=VFPm9jdbaMA&t=8s


As chamadas Reformas Administrativas de Collor e FHC jogaram, na rua, milhares de trabalhadores de várias estatais. Todos estes trabalhadores eram mão de obra especializada, a maioria com formação dentro das empresas, que investiram pesado em sua formação. Os governos do PT readmitiram a maioria desses demitidos (5).

Os governos do PT também readmitiram milhares de trabalhadores de estatais, oriundos tanto das extintas Petromisa, Interbrás, como também das privatizadas como Petrofertil, Petroflex, etc (6).

No caso de FHC e sua reforma administrativa milhares de petroleiros foram reintegrados, ou seja, voltaram com todos os direitos. Mas essa conquista foi “sui generis”. Foi pela justiça depois da ocupação de mais de 40 dias da sede da Petrobrás no Rio (Edise). Na ocasião tivemos todo tipo de represália, como batalhão de choque e o apelidado “Corredor da Morte, quando,  dentro do Edise, trabalhadores ficaram enjaulados, sem direto a ir ao banheiro, tomar banho ou beber água e, durante as madrugadas,  o ar parecia um frigorífico”.

Lula recomprou os 30% da refinaria do Sul, que FHC tinha vendido a Repsol (1). O PT retomou o setor dos fertilizantes destruído por FHC. Os governos do PT compraram cerca de 20 termelétricas para que nunca mais tivéssemos apagão, como no governo FHC, em 2001 (3).   

Os governos do PT retomaram a Petroquímica, via Comperj, um dos setores do petroleo mais estratégico, lucrativo e empregatício.

Depois de destruída por FHC, os governos do PT retomaram a indústria naval, via a lei de Partilha de Lula 12.351/10, que garante que o setor naval seja realizado no Brasil.

Na ocasião, a Petrobrás investia pesado nas energias alternativas, criando a empresa de biocombustíveis (7) e construindo vários parques eólicos, principalmente no litoral do Nordeste (8).  A Petrobrás se transformou numa empresa de energia.

Hoje está tudo praticamente destruído por Bolsonaro, que, quando deputado, mentia na Globo falando em fuzilar FHC por vender estatais e petróleo. E Hoje, quer vender todas inclusive a Petrobrás (4).

Não podemos ficar estagnados vendo Bolsonaro destruir nossas empresas e os trabalhadores, precisamos reagir e fazer o mesmo que fizemos com FHC e Collor.

Também vamos criar comitês pró Lula na CUT, nos sindicatos, federações de trabalhadores, dentro das empresas estatais e dos serviços públicos.

Vamos fuzilar a política de Bolsonaro de vender estatais e petróleo!

   

Fonte: 1 - https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-recompra-30-da-refap-por-us-850-milhoes,47434e

2 - https://brasilescola.uol.com.br/historiab/apagao.htm

3 - https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/termeletricas/

4 - https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/02/bolsonaro-quer-vender-o-brasil-denuncia-cut/

5 - https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2010/01/15/interna_politica,166610/anistia-concedida-a-5-5-mil-servidores-demitidos-por-collor-pode-custar-r-1-bi-a-uniao.shtml

6 - https://opetroleotemquesernosso.wordpress.com/sindipetro-rj/

7 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras

8 - https://www.cut.org.br/noticias/na-contramao-do-mundo-petrobras-se-retira-totalmente-da-producao-de-energia-eoli-e7c8

 

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2022.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

  Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no Mercado Livre:

 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?matt_tool=97553959&matt_word=Default_URL_MLB&matt_source=google&matt_campaign_id=10768178586&matt_ad_group_id=102984635981&matt_match_type=b&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=463682393931&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=&matt_pro duct_id=&matt_product_partition_id=&matt_target_id=aud-1267094690608:dsa-40102883920&gclid=Cj0KCQiA-K2MBhC-ARIsAMtLKRuLNirprNkZo3kUpBD676QmdhDdYMc1Jy7jfvWYOA-Ldv717HTNyMAaAvxcEALw_wcB  

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

 Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     

Tik Tok: emanuelcancella       

Nenhum comentário:

Postar um comentário