sábado, 25 de dezembro de 2021

Emanuel e Paulão: Eles se encontraram e se realizaram na Petrobrás! Vale a Pena Ver de Novo, matéria publicada em 15/12/2021.

 por Emanuel Cancella


Os tesouros do Paulão: Além da esposa, dona Regina e filho, a Petrobrás, na foto uma filha e alguns de seus netos!

Era a década de 70, em plena ditadura militar. Eu e meu amigo Paulo Cesar Pereira, o Paulão, éramos padeiros, vendedores de pão na comunidade pobre  do IAPC do Irajá, Rio de Janeiro. Chegamos a dormir em cima do forno à lenha da padaria.

Em busca de oportunidade, fui do Rio para são Paulo com a passagem de ônibus,  financiada pelo irmão de Paulão, Carlos Alberto, que depois não aceitou devolução do dinheiro.

Lá, em 10/07/1974, entrei através de concurso na Petrobrás. Em 1976, voltei transferido ao Rio. Então recebi um telefonema do Paulão perguntando se havia concurso para soldador na Empresa, por sorte de Paulão, havia.

Ele fez a prova e entrou na Empresa . Não tenho dúvida de que foi um dos melhores soldadores da companhia.

Mas seu ingresso na Petobrás foi traumático. Primeiro, na investigação social, queriam lhe barrar o ingresso por conta de uma prisão por vadiagem, criação da ditadura militar.  

Conversei com um oficial da Divin, um militar dos chefes da investigação da Petrobrás, e expliquei que Paulão nunca foi vadio, muito pelo contrário.

Depois, Paulão teve problema no psicoteste, foi reprovado. Falei com a enfermeira da Petrobrás, Iris. Falei que Paulão tinha saúde de vaca premiada. 

Iris, uma espécie de anjo da guarda de Paulão, orientou: mande que ele corte o cabelo estilo Blak Pawer, troque as sandálias havaianas por um sapato e refaça o exame numa clínica que ela me orientou.

Eu me aposentei na Petrobrás, em 2016, e Paulão antes, pelo fato de seu trabalho ser embarcado na Petrobrás.

 Paulão vive me agradecendo pelo ingresso na Petrobrás, mas, se não fosse o dinheiro da passagem doada pelo seu irmão, Carlos Alberto, eu não seria petroleiro da Petrobrás!

Paulão ficou órfão de pai e mãe, quando menino. O pai dele morreu do coração no Maracanã, se não me engano, em 1960, não resistiu à emoção de ver o América campeão estadual.  

Paulão nunca abandonou os irmãos, Selma e Carlos Alberto. Paulão constitui uma família muito feliz, com a esposa, dona Regina, filhos e netos. Os filhos se formaram e casaram, lhe dando netos. Paulão não se cansa de exaltar a família!

É importante focar nesse lado social da Petrobrás, que deu a oportunidade a milhares de jovens carentes da comunidade.

Lado triste da história, hoje dia 15/12/2021, Paulão agoniza no hospital São Carlos do Humaitá do RJ. Segundo os médicos, Paulão é paciente terminal de câncer.

Estive com ele nesse hospital, recentemente, para acompanhá-lo em um exame, a seu pedido. Não sabia que era uma espécie de despedida, talvez o último encontro.

Quem sabe Paulão sobreviva?

Paulão, temente a Deus, com certeza, já conquistou a eternidade, no Oriente Eterno, quem sabe não fique mas um pouco entre nós?

Viva Paulão!    

Em tempo: Paulão veia falecer dias depois e seu sepultamento foi no cemitério, S.J. Batista no RJ. 

 

Rio de janeiro, 15  de dezembro  de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html
Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em:  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?matt_tool=97553959&matt_word=Default_URL_MLB&matt_source=google&matt_campaign_id=10768178586&matt_ad_group_id=102984635981&matt_match_type=b&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=463682393931&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=&matt_pro duct_id=&matt_product_partition_id=&matt_target_id=aud-1267094690608:dsa-40102883920&gclid=Cj0KCQiA-K2MBhC-ARIsAMtLKRuLNirprNkZo3kUpBD676QmdhDdYMc1Jy7jfvWYOA-Ldv717HTNyMAaAvxcEALw_wcB 


(Esse relato pode ser reproduzido livremente) 
Meus endereços eletrônicos:
http://emanuelcancella.blogspot.com.
https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 
Me siga no twitter.com/Ecancella 
Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     
Tik Tok: emanuelcancella     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário