sexta-feira, 2 de abril de 2021

Petroleiros em greve desde o dia 5 para impedir a dolarização da Gasolina, diesel e o gás de cozinha!

por Emanuel Cancella


Brigadeiro Sérgio Ferolla: “Não podemos permitir que nosso petróleo seja explorado predatoriamente em benefício de empresas estrangeiras” (2)

 Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=N2PE4nTD3wA


Os brasileiros já conviveram com a escravidão; com a proibição do voto feminino; com a ditadura militar; com o racismo; com a homofobia e com o machismo.

Grande parte desses absurdos foi superada e outra parte foi inibida pela lei, entretanto a superação do atraso só aconteceu depois de muita mobilização e luta!

 E o maior movimento cívico brasileiro foi, sem dúvida, “O petróleo é Nosso!”.

 Esse movimento, que tomou o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste, nas décadas de 1940-50, uniu comunistas e conservadores, militares e civis. Um dos principais líderes do movimento do petróleo foi Monteiro Lobato, paulista da cidade de Taubaté, um fazendeiro que se transformou em escritor, aliás, o principal autor brasileiro de obras infantis e um dos maiores no mundo. Chegou a ser preso em sua luta para provar que havia petróleo no Brasil.

 Lobato escreveu “O Escândalo do Petróleo”. Nesse livro, o escritor se posiciona totalmente favorável à exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

Outra líder desse movimento cívico, Maria Augusta Tibiriçá Miranda, médica, saudosa escreveu um livro cujo título tem o nome da memorável campanha “O Petróleo é Nosso”. Tibiriçá já profetizava que “a luta pelo petróleo brasileiro não terminaria nunca”.

 Precisamente agora, estamos em meio a mais uma batalha dessa infindável guerra que já resultou em centenas de perseguições, prisões e mortes. Inclusive o suicídio do presidente Vargas teve como pano de fundo a questão do petróleo. Em seu governo, Getúlio criou a Petrobrás e instituiu o monopólio estatal do petróleo.

 Se quando o petróleo era só um sonho, fomos protagonistas de uma das páginas mais emocionantes e marcantes de nossa história, nessa campanha “O Petróleo é Nosso”, então como poderíamos imaginar que, depois de tudo isso, no momento em que o petróleo brasileiro se torna realidade, tenhamos ainda que lutar mais uma vez para que ele não seja entregue. Isto porque Bolsonaro que, quando deputado, dizia querer fuzilar FHC por vender estatais e reservas petrolíferas, agora que se desfazer de todas as estatais (3,4).

 A armação do golpista Micher Temer e do entreguista Bolsonaro sempre foi pautada na desvalorização da Petrobrás para entregá-la mais facilmente e, para isso, sempre contaram com o apoio da mídia.

 Tanto que agora, no momento em que a sociedade questiona a dolarização dos preços dos combustíveis e seus aumentos praticamente semanais, a mídia, principalmente a Globo, sem nenhuma crítica anuncia os aumentos. Enquanto que, nos governos do PT, essa mesma mídia, em campanha contra a Petrobrás, dizia falsamente que nossos combustíveis eram os mais caros no mundo.

 Lembrando que a Globo chegou a publicar que “O pré-sal pode ser patrimônio inútil “(11). Fez isso mesmo com a descoberta do pré-sal no governo Lula e com a Petrobrás e os petroleiros ganhando, em Houston, nos EUA, o 4º prêmio OTC, considerado o “Oscar” do petróleo. E mais, mesmo sabendo que o pré-sal tornou-se a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já sendo responsável por 70% da produção nacional (7,8).

 A profecia ou o golpe anunciado pela Globo se materializa, pois o pré-sal está sendo inútil, já que, ao invés de aproveitarmos essa dádiva, Temer e Bolsonaro preferem beneficiar o estrangeiro:

 - Tanto que, em 12 meses, o Brasil pagou aos EUA R$ 25 BI na importação de gasolina e diesel (5), ou seja, importamos ao invés de produzirmos isso no Brasil, já que temos a matéria prima e poderia gerar aqui mais emprego e renda;

- No governo de Michel Temer, com base em denúncias de superfaturamento da Lava Jato, foi cancelada a construção de duas refinarias no Nordeste, no Maranhão e Ceará, que nos dariam a autossuficiência no refino, principalmente de gasolina, diesel, e gás (6).

- Bolsonaro já vendeu a BR Distribuidora, e esconde o nome do comprador, e o anônimo felizardo levou de graça o mercado brasileiro de venda de combustíveis, já que esse mercado brasileiro é o 3º no mundo, só perdendo para os EUA e China (9,10).

 Agora Bolsonaro quer vender, com apoio vergonhoso do STF, e sem passar pelo Congresso Nacional, metade das refinarias da Petrobrás (11).

 Ou seja, para importarmos mais ainda dos EUA?

 Os petroleiros estão em greve, desde o dia 5. Começou na Bahia, mas depois várias unidades da Petrobrás em muitos estados estão fazendo assembléias, sendo que muitas estão em estado de greve porque sabem que o governo Bolsonaro anunciou a venda de metade das refinarias.

Até porque a venda da BR Distribuidora mostrou que a privatização de Bolsonaro é uma negociata que, além disso, demite trabalhadores, tanto que, na BR, foram 600 e os que aceitaram ficar tiveram redução de 30% nos salários (5, 13 a 15).   

 Quando o petróleo era um sonho, os brasileiros organizaram a campanha O Petróleo é Nosso!, que resultou na criação da Petrobrás. E agora, que o pré-sal é uma realidade, Bolsonaro entregou a BR Distribuidora e ainda quer entrega nossas refinarias!

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

 

Fonte: 1 - https://www.fup.org.br/ultimas-noticias/item/26558-petroleiros-reforcam-mobilizacoes-pelo-pais

2 - http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=41875

3 - https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

4 - https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/02/bolsonaro-quer-vender-o-brasil-denuncia-cut/

5 - https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Soberania-Nacional/Brasil-gastou-R$-25-bi-com-importacao-de-gasolina-e-diesel-dos-EUA-nos-ultimos-12-meses/46/44902

6 - https://www.camara.leg.br/noticias/453909-petrobras-cancelou-refinarias-porque-denuncias-da-lava-jato-dificultaram-credito/

7 - https://clickpetroleoegas.com.br/petrobras-conquista-o-4o-oscar-da-industria-do-petroleo-mesmo-em-meio-a-greve-dos-petroleiros/

8 - https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

9 - https://jornalggn.com.br/artigos/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

10 - https://www.conversaafiada.com.br/economia/petrobras-vai-vender-o-que-sobrou-da-br-distribuidora

11 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

12 - https://www.istoedinheiro.com.br/bolsonaro-parabeniza-stf-por-liberar-venda-de-refinarias-da-petrobras-2/

13 - https://rj.cut.org.br/noticias/br-distribuidora-coloca-cerca-de-600-trabalhadores-na-rua-de-uma-so-vez-c227

14 - https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/br-distribuidora-pressiona-funcionarios-a-aderir-a-pdv-sem-dizer-qual-salario-terao-apos-cortes.shtml

15- https://blog.clubpetro.com/demissoes-na-br-distribuidora-entre-lagrimas-e-lucro/

 

Rio de Janeiro, 02 de abril de 2021.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário