terça-feira, 20 de abril de 2021

A Direção da Petrobrás quer me matar e o sindicato quer me estuprar, mas fico com o Sindicato!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=Q5yqLprTWYI

Numa das primeiras assembleias no Sindipetro-RJ que discutiu o Plano de Equacionamento de Déficit – PED, falei na boca de ferro: “ A Empresa quer me matar o sindicato quer me estuprar, mas fico com o Sindicato”.

Acho que a categoria não tem que pagar no mínimo 13%, e de forma vitalícia, por rombo no fundo de pensão, pelo fato de que a ampla maioria de nós nunca foi gestor da Petros, tanto que foi esse o motivo pelo qual conseguimos as 310 liminares na Justiça (5). Essas liminares foram suspensas sine die em 2019 pelo STJ.

Se existe rombo e se alguém tem que pagar,  que os verdadeiros culpados paguem por eles:os gestores do Fundo, o Paulo Guedes, a operação Greenfield e Lava Jato.

Paulo Guedes porque,  quando assessor do candidato Bolsonaro, deu rombo nos fundos de pensão das estatais, depois de montar uma quadrilha com seu assessor, Esteves Colnago e outros, dando um desfalque de R$ 6.5 BI nos fundos de pensão das estatais (3,4).Mesmo assim, Paulo Guedes, com a omissão da Lava Jato e Greenfield, virou ministro da Economia e não pagou por rombo nenhum.  

Já operação Greenfield, em nome de uma suposta gestão temerária, inviabilizou a Sete Brasil, empresa que financiada entre outros pela  Petros, Funcef, Previ e Valia, iria fabricar sondas de perfuração para o pré-sal, um primeiro lote, negócios de bilhões (1). Talvez esse seja o maior rombo nos fundos de pensão das estatais.

A contribuição da Lava Jato no rombo foi que a Operação destruiu a indústria naval brasileira, um dos maiores e importantes negócios no mundo,  assim os negócios da Sete Brasil e de dezenas de estaleiros brasileiros foram para o exterior, gerar investimentos vultosos, arrecadação gigante de impostos, empregos de qualidade e renda mas para os gringos (2).

Não abro mão de criticar o Sindicato, mas eles nunca vão se livrar de mim, só quando eu morrer, entretanto acredito que lugar de trabalhador é sempre no sindicato, seja para apoiar a direção ou fazer oposição.

Não fique só, fique sócio!

Quero de público parabenizar a greve dos petroleiros da Bahia que está suspensa e pode voltar a qualquer momento, inclusive a nível nacional.

Estamos numa pandemia situação de difícil mobilização e disso se aproveita a direção corrupta e entreguista da Petrobrás.

E aí começam aparecer aqueles companheiros para criticar os sindicatos, justamente os que só ficam na sombra do boi, usufruindo das conquistas da categoria. Muitos nunca foram sindicalizados e nem participaram de nenhuma mobilização. Como se fosse porta-voz da empresa, criticam as direções sindicais e pregam a saída do sindicato, mas cobram, como ninguém, novas conquistas.    

Infelizmente as conquistas só acontecem com greve ou ameaça de paralisação. Nada do que resta no nosso acordo foi concessão da direção da empresa, tudo foi conquistado na luta!  Por exemplo, eu e mais 41 companheiros fomos demitidos em 1988, numa greve em que a categoria nacionalmente conquistou a URP. Depois todos fomos reintegrados, pela justiça ou por outra greve.

Também cem companheiros, na década de 90, foram demitidos na greve de 32 dias, a que impediu a privatização da Petrobrás. Depois todos retornaram!

 Se não fossem esses companheiros hoje não teríamos a Petrobrás e milhares de jovens não ingressariam na Empresa. Em resumo, todos itens de nosso ACT têm sangue suor e lágrimas da categoria, nada caiu do céu.

É natural que, na conjuntura de desmobilização, os trabalhadores se voltem contra as direções. Embora toda crítica seja bem vinda, lembrando que devemos endurecer sem perder a ternura.

Mas como cantava Gonzaguinha: “Eu acredito é na rapaziada!”.

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.   

Fonte: 1 - https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2020/01/720204-greenfield-denuncia-29-ex-executivos-de-fundos-e-pede-reparacao-de-r-16-bilhoes.html#:~:text=A%20Greenfield%20denunciou%2C%20em%2029,investimentos%20da%20Sete%20Brasil%20Participa%C3%A7%C3%B5es.

2 - https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

3- https://oglobo.globo.com/brasil/mpf-investiga-paulo-guedes-assessor-de-bolsonaro-por-suspeita-de-fraudes-em-fundos-de-pensao-de-estatais-23145487

4 - https://revistaforum.com.br/politica/paulo-guedes-promove-assessor-denunciado-por-rombo-de-r-55-milhoes-em-fundos-de-pensao/  

5 - http://www.sindipetrolp.org.br/noticias/26953/stj-suspende-liminar-que-impede-desconto-extra-para-equacionamento-do-deficit-da-petros


Rio de Janeiro 20 de abril de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.7

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     

Tik Tok: emanuelcancella   


Nenhum comentário:

Postar um comentário