segunda-feira, 15 de março de 2021

Resposta dos empresários à Lava Jato e à Greenfield: Queremos indústria naval no Brasil?

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=e_si9MrVPRs



Sete Brasil foi a farsa utilizada pela Lava Jato para mandar para os gringos a indústria naval brasileira! 

No governo Lula, a Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita no mundo que possibilitou a descoberta do pré-sal. Essa tecnologia, desenvolvida pela Petrobrás para produção do Pré-Sal, faz o custo de produção ser um dos menores do setor em 04/11/2019:  “US$ 5 por barril ante US$ 6 nos três meses anteriores, segundo dados da Petrobras” e o custo de extração no pré-sal cai 67% em 5 anos (1). 

E não é à toa que, por conta dessa proeza, a Petrobrás e os petroleiros tenham ganhado, em Houston, nos EUA, quatro prêmios OTC, considerado o "Oscar" da indústria do petróleo (5). 

E mesmo com a Globo, em editorial, tendo publicado: "O pré-sal pode ser patrimônio inútil", o Pré-Sal é a maior  descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (6,7). 

 Lula criou também a lei de Partilha (12.351/10) para garantir que a indústria naval fosse fabricada no Brasil. Navios, plataformas e sondas são os itens mais emblemáticos, mas talvez não os mais importantes, dado o número de válvulas chamadas de "Árvore de Natal", bombas de todo tipo, dutos para captação do petróleo e gás, etc. Sem medo de errar, a indústria naval é um dos maiores negócios no mundo, não é só o pré-sal que causa cobiça.

E aí a  PetrobrasBanco BTG PactualBanco Bradesco, Banco Santander e fundos de pensão criaram a Empresa Sete Brasil, para suprir o Pré-Sal dos itens da indústria naval (8). 

Então aparece a Operação Greenfield e denuncia  29 ex-executivos ligados aos fundos de pensão Petros, Funcef, Previ e Valia por "Gestão Temerária" (2). Esses executivos teriam autorizado um aporte de bilhões de reais na Empresa Sete Brasil.

 Bom ressaltar que embora toda investigação seja  bem vinda, principalmente em se tratando de negócios envolvendo dinheiro público, mas o problema é que a investigação da Greenfield e da Lava Jato destruíram a indústria naval brasileira, condenando à falência vários estaleiros brasileiros e levando ao desemprego milhões de brasileiros. 

Em 24/01/2020 disse o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval):

 “Queremos indústria naval no Brasil”?

Esta pergunta, que vale alguns bilhões de dólares e milhares de empregos no Brasil, precisa ser respondida pelo Governo Federal através de uma Política de Estado” (4).

 Depois das operações Lava Jato e Greenfield, navios, plataformas e sondas passaram então a ser fabricados no exterior, gerando vultosos investimentos, arrecadação gigante de impostos, empregos de qualidade e renda, só que para os gringos. Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para concluir que o melhor seria condenar e prender o gestores temerários, em ficando comprovado o deslize, mas que os negócios fossem mantidos no Brasil.

 Manter a indústria naval no Brasil, diria Sherlock: “Elementar, meu caro Watson’!

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

 

Fonte: 1 - https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2019/11/custo-de-extracao-no-pre-sal-cai-67-em-5-anos.html

2 - https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2020/01/720204-greenfield-denuncia-29-ex-executivos-de-fundos-e-pede-reparacao-de-r-16-bilhoes.html

3 - https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

4 - http://sinaval.org.br/2020/01/queremos-industria-naval-no-brasil/

5 - http://spebrazilfpsosymposium.com.br/petrobras-recebe-o-4o-premio-otc/#:~:text=Instala%C3%A7%C3%A3o%20de%20quatro%20FPSOs%20em,Distinguished%20Achievement%20Award%20for%20Companies.

6 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

7 - https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

8 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Brasil

 

Rio de Janeiro, 15 de março de 2021.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário