quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Helio Beltrão: ‘Os dois maiores inimigos da Petrobras são a desinformação e o preconceito’.

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=3vDCVvI22R0


Se na é época de Hélio Beltrão, quanto presidente da Petrobrás, de 19 de março de 1985 até 15 de maio de 1986, os inimigos da Petrobrás eram a desinformação e o preconceito, hoje os inimigos são outros: Bolsonaro, a mídia, principalmente a Globo, e talvez as redes sociais! 

Bolsonaro mentia quando deputado quando falava em fuzilar FHC por vender as estatais e reservas petrolíferas, já que presidente faz pior (1).

 Assim o mentiroso Bolsonaro já conseguiu vender, ninguém sabe para quem, a BR Distribuidora, a segunda empresa em faturamento no Brasil, só perdendo para a Petrobrás holding (2). E o felizardo anônimo, que comprou a BR Distribuidora, ainda levou de graça o 3º mercado na venda de combustíveis,  pois o do Brasil só perde para os EUA e China(3).

 A mídia, principalmente a Globo, sempre foi a favor das privatizações das estatais. Ela atua desmoralizando as empresas estatais para facilitar sua entrega.

 Assim o governo de FHC conseguiu privatizar, entre outras, a maior mineradora de ferro do mundo, a Vale do Rio Doce. Pasmem! Vendeu por R$ 3.3 BI quando só de reservas minerais tinha mais de R$ 100 BI (4).  

Além do prejuízo financeiro, com a venda da Vale, o país ganhou dois dos maiores acidentes ambientais no mundo, em Minas Gerais, que foram os de Mariana e Brumadinho, matando cerca de 280 pessoas (5).  

No governo de FHC, a mídia, principalmente a Globo, comparava as estatais a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás. Como a mídia é uma concessão pública deveria, por lei, ser proibida de manchar a imagem de empresa pública usando mentiras, como as que foram usadas contra a Vale do Rio Doce e contra a Petrobrás, no governo de FHC. 

E continua, agora no governo de Bolsonaro, sempre no intuito de entregar nossas riquezas!

 Não podemos esquecer que a Petrobrás enquanto ganhava em Houston, nos EUA, quatro prêmios OTC, pela descoberta do pré-sal, considerados o “Oscar” da indústria do petróleo, no Brasil a Globo dizia em editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (7). 

 E o pré-sal é a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (5).   

E se a mídia, principalmente a Globo, defende a privatização das estatais, principalmente da Petrobrás, o que pensam sobre o tema as redes sociais?

 Chamou atenção, no mundo, que o ex-presidente Donald Trump tenha sido banido do Twitter, não que o ex-presidente americano não mereça (8).

Mas quem é essa pessoa ou grupo que tem esse poder soberano, acima do bem e do mal, ou quem  deu esse poder ao Twitter de banir e punir usuários, foi a constituição estadunidense? De onde veio esse poder imperial capaz de defenestrar um presidente da maior potência global? 

Além de poder imperial, as redes sociais que também são concessões públicas e responsáveis pela metade da comunicação midiática, e os mesmos patrocinadores da mídia estão também fazendo propaganda nas redes sociais. 

No entanto, no Brasil, grandes blogues como o Nocaute e o Conversa Afiada, ambos fecharam as portas no mesmo dia, principalmente por problemas financeiros. E grandes blogues, sem exceção, vivem pedindo auxílio financeiro aos usuários (10). 

Pergunta que não quer calar:  para onde está indo o dinheiro dos patrocinadores e que parte desse imenso latifúndio vai para os blogues? 

Sobre a mídia tradicional: São esses oligopólios que – contrariando as normas e princípios da Constituição em vigor – “controlam” a mídia e ameaçam a liberdade de expressão e a liberdade da imprensa ao impedir o acesso das vozes da maioria da população brasileira ao espaço de debate público cuja mediação, apesar das TICs, monopolizam (9).   

 Agora, a luta dos brasileiros pela Lei dos Meios, que controla a mídia e que já existe em todo mundo civilizado,  tem que se estender às redes sociais!   

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

 Fonte: 1 - https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

2 - https://www.boletimdaliberdade.com.br/2019/07/24/governo-privatiza-controle-da-br-distribuidora-segunda-maior-empresa-brasileira-em-faturamento/

3 -  https://jornalggn.com.br/politica/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

4 - https://www.brasildefato.com.br/2017/05/07/venda-da-vale-completa-20-anos-e-foi-um-dos-maiores-crimes-cometidos-contra-o-brasil

5 - https://tvbrasil.ebc.com.br/caminhos-da-reportagem/2020/01/brumadinho-e-mariana-dor-que-nao-passa#:~:text=Nos%20n%C3%BAmeros%20oficiais%2C%20s%C3%A3o%20270,o%20n%C3%BAmero%20de%20272%20mortos.

6 - https://www.aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/5071-pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-brasileira-de-oleo-e-gas

7 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

8 - https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/01/08/banido-do-twitter-trump-usa-conta-presidencial-e-posts-sao-apagados.htm

9 - http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/_ed761_sim_existe_controle_da_midia_no_brasil/

10 - https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/2020/08/01/midia-alternativa-perde-nocaute-e-conversa-afiada-no-mesmo-dia.htm

 

Rio de Janeiro 03 de fevereiro de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA       

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário