quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Globo e o governador Wilson Witzel sabotam a Cedae para privatizá-la.


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria Em: https://www.youtube.com/watch?v=NzBcrk5vR5s

Resultado de imagem para a historia da água engarrafada
Em 2010, nos EUA, um terço da água engarrafada era enchida na torneira (2).

A Globo, mesmo sendo uma concessão pública, com suas reportagens tenta envenenar a água da Cedae, uma empresa pública, mesmo a Cedae dizendo que a água está boa para o consumo humano (4).

E a Cedae não nega que a aparência da água esteja alterada e disse que, se assim continuasse, ela passaria a usar o filtro de carvão ativado, tanto que anuncia o uso do carvão a partir de hoje quinta feira, 23 (1).

A partir da cobertura da mídia, principalmente a Globo, as vendas das águas engarrafadas batem recordes, as quais, na sua maioria, são de empresas de água, grandes anunciantes da Globo.

 É natural que, diante do massacre da mídia, principalmente da Globo, as famílias corram para água engarrafada.

Além da Globo, em seus jornais no papel, na TV, de manhã, à tarde e à noite, e também no Fantastico envenenar a água, há também os pareceres de entidades renomadas como a Fiocruz e Uerj, que embora sejam falsos foram amplamente divulgados (8,9).  

Olha o cumulo do absurdo: “É falso que Cedae alertou moradores do Rio para não beberem água da torneira ou do filtro”.  Esse aviso foi enviado por grupo de médicos do hospital Samaritano (10). 

Bom relembrar o artigo dos EUA, em 2010, “A História da Água Engarrafada” Onde uma atriz comprou a briga com as multis da água engarrafada  e provou que um terço delas era enchida nas torneiras e a água engarrafada era 2000 vezes mais cara que a da torneira e muito mais cara que um litro de gasolina.   

A Aquafina, Pepsi e Dasani Coca-cola são duas entre muitas marcas que nos EUA na época usavam água da torneira para encher garrafa. (2).

Além disso, a água engarrafada produz um lixo infernal que agride e muito o meio ambiente, essas garrafas envenenam o subsolo, poluem o lençol freático e também os nossos mares, contaminam os peixes e  duram séculos, e, na época do debate nos EUA, eram produzidas bilhões de garrafas em semanas.  

As multis alegavam que reciclavam essas garrafas e ficou provado que os EUA jogavam a maior parte dessas garrafas no Himalaia, isso está no filme “A Historia da Água Engarrafada (2).”

Eu, em 2010, entrei nesse debate e suspendi de comum acordo, o uso de água engarrafada em minha casa e colocamos o filtro de carvão ativado. Fui voto vencido, pois creio que água da Cedae passando pelo filtro de barro atenderia a demanda (7).
  
Veja o governador Witzel sabotando a Cedae:

 “Em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), realizada no último dia 25, o indicado do governo de Wilson Witzel para gerir a estatal, permaneceu quieto ao ser indagado sobre a demissão dos funcionários mais experientes da Cedae.
Hélio Cabral demitiu 38 engenheiros, 5 analistas de qualidade de água, 3 contadores, 2 administradores, 1 economista, 1 arquiteto e 1 geólogo (6)”.

Esse era o método de FHC, com apoio da Globo,  para a sua Privataria Tucana: sucateando a empresa, principalmente demitindo e não admitindo novos técnicos e cortando investimentos. Deste modo a própria população vai pedir a privatização.    

Na verdade, A Globo está fazendo o jogo dos seus grandes anunciantes que vendem a água engarrafada como Ambev, Coca Cola, Pepsi, Nestlé etc.

Privatizar a Cedae é transformar a água num negócio. Sem esquecer que a Cedae também é responsável pelo esgoto. Lembrando também, que, numa estatal, se o negócio não vai bem troca-se a direção da empresa ou até o governador.

Já na empresa privatizada, como por exemplo a Vale, houve duas tragédias (Brumadinho e Mariana) com perdas irreparáveis, inclusive de centenas de vidas, e até agora nenhuma reparação.

Quando da privatização branca da Petrobrás, eles diziam que nossa gasolina era a mais cara do mundo, e hoje ela sobe de preço toda semana!

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.  



Rio de Janeiro, 23  de Janeiro de 2020. 

  Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

  Meus endereços eletrônicos:




Um comentário:

  1. Interessante o artigo, no entanto, a privatização é necessária já que esse é o compromisso firmado com o Governo Federal, além do mais, a Cedae, mediante seus conselheiros administrativos tem total responsabilidade pela direção e consequente má estão da empresa. Acho que o governador está fazendo uma boa gestão do Estado.

    ResponderExcluir