domingo, 19 de janeiro de 2020

Carioca é esperto: paga o cabo da Net/Globo e a água mais cara, privatizando a Cedae!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=uN3d1z3829s


Resultado de imagem para ato contra a privatização da Cedae

No meu caso, sou esperto duas vezes, pois além de ter pago como contribuinte carioca o cabo da Net/Globo, sou assinante da Net.

Mas fui autor da ação popular, que não deu em nada por perda de prazo do advogado da ação. Custeei ação para que a Globo pagasse a prefeitura do Rio.

“A CPI, terminada em junho de 1996, concluiu que a Net Rio foi beneficiada pelo projeto, pois realizou a implantação dos cabos sem arcar com os custos e o desgaste devido a transtornos causados por obras em ruas e calçadas...

A ação popular pede que essas empresas restituam à prefeitura o dinheiro que supostamente economizaram por terem aproveitado as obras do Rio Cidade para implantar suas redes subterrâneas. Segundo dados do relatório final da CPI, essas obras custaram cerca de R$ 218 milhões.
A ação pede também que Maia, Conde e a secretária municipal de Obras, Angela Fonti, sejam condenados por improbidade administrativa e tenham que ressarcir os prejuízos da prefeitura” (1). Globo é a dona da marca Net (2).

Agora a Globo patrocina uma campanha maciça contra a Cedae, que resultou no anúncio pelo governador Wilson Witzel de que, ainda este ano, vai privatizar a Cedae (6). Conforme áudio de um funcionário da Cedae, os funcionários irão resistir à privatização. Disse também que a Globo fez campanha em seus jornais, nas bancas e na TV, de manhã, à tarde e à noite, envenenando a água da Cedae.

Além disso, documentos falsos atribuídos a Fiocruz e a Uerj foram amplamente divulgados envenenando a água da Cedae (3,4).

“É falso que Cedae alertou moradores do Rio para não beberem água da torneira ou do filtro” Documento com mensagem falsa foi enviado por um grupo de médicos do hospital Samaritano (5).

Conforme nota da Cedae, de 09/01/2020:

“NOTA À IMPRENSA (ATUALIZAÇÃO) Apesar de todos os testes realizados pela CEDAE, nos últimos dias, terem apontado que a água fornecida está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, e própria para o consumo, a companhia adotará, em caráter permanente, a aplicação de carvão ativado pulverizado no início do tratamento. Isso será feito para reter a Geosmina caso esse fenômeno volte a ocorrer...É importante destacar que, conforme informado, a Geosmina não apresenta risco à saúde...”

Na Petrobrás, a privatização no governo Bolsonaro vai sendo executada em partes com a Empresa transformando em Unidades de Negócios, para vende-la fatiada como tentou FHC, e vem sendo praticada por Bolsonaro. E já resulta em aumento quase que semanal dos combustíveis. 

Na BR distribuidora, privatizada, mais de 600 funcionários já foram demitidos e os demais trabalhadores são obrigados a optar pela diminuição dos salários ou a demissão (7). Com a Cedae será a mesma coisa, aumento de tarifas e demissões de trabalhadores.  

A Globo envenenou criminosamente a água da Cedae para favorecer seus patrocinadores, Ambev, Nestle, Coca cola, Pepsi etc, alavancando a venda da água mineral e também para privatizá-la. E, como nos cabos da Net, quem vai pagar a conta da Cedae mais cara serão os espertos dos cariocas!

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.  


Rio de Janeiro, 19  de Janeiro de 2020. 

  Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

  Meus endereços eletrônicos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário