segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Chile, a Suíça criada por Pinochet, o ditador sanguinário, e Paulo Guedes, está em chamas!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=mFeus1uoBHc

                                       Resultado de imagem para Resultado de imagem para Chile a Suíça criada por Pinochet o ditador sanguinário e Paulo Guedes está em chamas!


Paulo Guedes fez parte dos Chicago Boys, que se formaram com dinheiro público e ajudaram a implementar a reforma da Previdência chilena. Essa reforma levou o país a ser recordista de suicídios de aposentados (3).   

De acordo com  Andras Uthoff, professor da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile e doutor em Economia pela Universidade de Berkeley, o descontentamento com o sistema de Previdência é uma das razões que tem levado milhares às ruas no Chile: "Os manifestantes veem que seus pais e avós recebem aposentadorias de miséria, 80% delas abaixo do salário mínimo e 44% da linha de pobreza” (2).

Paulo Guedes, nosso ministro da Economia, considera o Chile uma Suíça. Também pudera! Foi provavelmente, graças à reforma da Previdência chilena, que ele conseguiu fundar um banco, o Pactual, e vários fundos de investimentos e empresas (4).   

Paulo Guedes, no Brasil, deu rombo de R$ 1 BI nos fundos de pensão das estatais, entre eles o da Petros (6).  

E agora, os petroleiros, ativos e aposentados, estão pagando, por 18 anos, 13% de seus salários por rombo na Petros, mesmo sem nunca terem sidos gestores do Fundo. E a direção da Petrobrás e Petros ainda diz que outros rombos poderão advir e serão pagos pelos mesmos petroleiros.

A Lava Jato prendeu 20 pessoas por possível superfaturamento na construção da sede da Petrobrás na Bahia, com dinheiro da Petros (5). Entretanto o ministro Paulo Guedes continua livre, leve e solto e sem pagar nada. E ainda está terminando de aprovar nossa reforma da Previdência, aos moldes do Chile.

O povo chileno está nas ruas dizendo “Não!” à Previdência de Pinochet e Guedes, que na verdade transformou o país numa “Suíça” recordista em suicídio de aposentados.
E nós, brasileiros, vamos aceitar os ditames desse Bolsonaro, um vagabundo, segundo seu colega de partido, o deputado delegado Waldir, e o picareta do Guedes (8)!  


Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.





Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2019. 

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.       
         
 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese. 

Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



Nenhum comentário:

Postar um comentário