domingo, 14 de janeiro de 2018

Nada vai me fazer desistir da Petrobrás e do Brasil!

por Emanuel Cancella

Quando o petróleo era ainda um sonho, conseguimos, com luta, criar a Petrobrás. Será que agora que o petróleo é uma realidade nós vamos deixar transformar nosso sonho em pesadelo?

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=Wju3YVj8Isg


Imagem relacionada

Eu tenho orgulho de ter sido padeiro, junto com meu pai, nas ruas de comunidades no Rio de Janeiro, para sustentar meus dez irmãos.
Foi através de um concurso público que entrei na Petrobrás. Empresa que aprendi a amar, que me deu consciência política e que me deu condições de viver dignamente. Não só a mim como a milhares de jovens com a mesma origem que eu.

Infelizmente, hoje a Petrobrás de Pedro Lalau só fala em incentivo à demissão e os concursos, na Companhia, estão congelados. O concurso público não distingue o pobre do rico ou o negro do branco.

Além disso, tenho um compromisso com o povo que, na década de 40/50, organizou o maior movimento cívico que este país conheceu que foi “ O Petróleo é Nosso!” Foram pessoas que acabaram sendo perseguidas, presas e mortas. Essas pessoas nunca trabalharam na Petrobrás, já que, naquela época, o petróleo era só um sonho.     

Desse movimento do petróleo resultou a criação da Petrobrás e do Monopólio Estatal do Petróleo. E a Petrobrás nunca decepcionou seu povo, pois cumpriu toda a expectativa, como por exemplo:
- abasteceu ininterruptamente o país de combustível.

- até outubro de 2016, financiou 80 % das principais obras no país, com os impostos que pagava.
- até a chegada da “crise”, em 2016, o Brasil só perdia para China em obras de grande porte, como a Transposição do Rio São Francisco, que estava no papel há mais de 100 anos, e também hoje o Brasil tem três das dez maiores hidrelétricas do mundo ( Tucurui, Belo Monte e Itaipu) (1).

- Foi a Petrobrás e os petroleiros que desenvolveram tecnologia inédita no mundo permitindo a descoberta do pré-sal, o que garante nossa autossuficiência em petróleo nos próximos 50 anos.
Os EUA não tem mais petróleo por muito tempo, por isso precisam fazer guerra, corromper, conspirar e derrubar governos para se apossar de petróleo alheio. Se no Oriente Médio jogam bombas e fazem guerra, no Brasil usaram a Lava Jato para  levar nosso ouro negro.

 O combate à corrupção pela Lava Jato não é para salvar a Petrobrás, mas  para entregá-la aos gringos. Durante mais de dois anos a Lava Jato investigou a Petrobrás na gestão do PT, quando prendeu diretores e gerentes e confiscou dinheiro roubado, tudo com vazamento seletivo de delação para mídia, principalmente a Globo. Na verdade foi uma estratégia americana para tirar a Dilma do poder e deixar o caminho livre para Temer e Pedro Lalau entregarem a Petrobrás.
Não podemos esquecer que vazamento de delação é crime previsto em lei. Também temos que deixar claro que lugar de corrupto é corruptor é na cadeia. Aliás, a lei é para todos,não só no filme.

Porém não podemos aceitar este tipo de justiça, em que o delator, através da delação premiada, além de diminuir suas penas, de 20 até de 30 anos, fica na prisão doméstica e o delatado fica preso em regime fechado. É o caso de ladrões da Lava Jato como Fernando Baiano, Alberto Youssef e Paulo Roberto da Costa que estão em prisões domésticas, na verdade clubes de lazer construídos com dinheiro da roubalheira (5).

Mas o mais grave é que depois da dura da Lava Jato, na gestão do PT, na Petrobrás, a Operação torna-se cúmplice na roubalheira tucana, onde estão os chefes da corrupção na Petrobrás e onde ela realmente acontece. Em novembro de 2016, denunciei formalmente ao MPF a gestão criminosa dos tucanos, FHC e Pedro Parente na Petrobrás, e até hoje nenhuma investigação. Veja a denúncia na íntegra (2).

O MPF não investigou a denúncia de omissão da Lava Jato e, a pedido do chefe da Operação, juiz Sergio Moro, intimou-me por duas vezes acusando-me de possíveis crimes contra a honra do funcionário público (3,4).

Enquanto a Lava Jato que denunciou e condenou Lula a 9 anos e seis meses de prisão, mesmo sem provas, os tucanos fazem a farra na Petrobrás.
A Lava Jato sem provas quando diz que Lula é o comandante máximo da corrupção na Petrobrás, talvez queiram usar uma nuvem de fumaça para esconder os a corrupção tucana que, apesar de escancarada e faraônica, nem sequer é investigada.

Pedro Lalau, além de continuar a liquidar ativos da Petrobrás,  sem licitação, acabou com a indústria naval brasileira e navios e plataformas agora vão ser construídos no exterior, gerando emprego e renda para gringos (6,7). 
Pedro Lalau retoma ainda o Repetro. Por este recurso aduaneiro, as importações de máquinas e equipamentos da área de petróleo ficam isentas de impostos, o que representa uma pá de cal na indústria nacional (8).

Pedro Lalau tirou da Petrobrás e entrega aos gringos os setores estratégicos, lucrativos e empregatícios como o petroquímico, gás, fertilizantes e de biocombustíveis (10).
Quando o petróleo era ainda um sonho, conseguimos, com luta, criar a Petrobrás. Será que agora que o petróleo é uma realidade nós vamos deixar transformar nosso sonho em pesadelo?

Creio que os engenheiros do Fisenge têm razão em relação à Lava Jato: “Peraí isso é investigação ou demolição!”
  
Fonte: 1 - http://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-maiores-hidreletricas-mundo.htm   
10 - http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-09/petrobras-deixara-setores-de-biocombustiveis-petroquimica-e-fertilizantes

Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário