quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Um “Viva!” para as escolas ocupadas!

por Emanuel Cancella

Resultado de imagem para Um “Viva!” para as escolas ocupadas!

Depois do “Fora Dilma”, o golpe de 2016, o bate-panelas, coxinhas, trouxinha, nem tudo está perdido! Já que, para alívio e fortalecimento da democracia, agora temos o movimento Escolas Ocupadas.
 Nos momentos tenebrosos de nossa democracia a pergunta que aflora na boca do povo: “Cadê os Caras Pintadas?” Eles nunca se ausentaram!
Os estudantes participaram da campanha “O Petróleo é Nosso!”, lutaram contra a ditadura militar, pelas Diretas Já, no Fora Collor e agora lutam contra o golpe de 2016. A principal bandeira deles agora é barrar a reforma do ensino que impõe um projeto que não foi debatido. Também lutam contra A Escola Sem Partido e a PEC 241, a do teto na despesa dos estados por 20 anos e o consequente corte de investimento na educação.

As Escolas Ocupadas lutam pelo futuro do Brasil. Os estudantes foram os primeiros a se contrapor ao golpe dentro do golpe. Ao invés do “Gigante pela própria natureza” os golpistas, capitaneados pelo ‘presidente’ Michel Shell Temer, querem nos apequenar.

A grande proposta dos golpistas é diminuir o tamanho do estado, reduzindo os investimentos principalmente em saúde educação! Já reduziram em um milhão o Bolsa família e não se fala mais no Minha Casa Minha Vida. Pararam a Transposição do Rio São Francisco e o Ceará alerta que, por conta disso, haja uma iminente seca. 

Estão também reduzindo os direitos trabalhistas e previdenciários: direitos como férias de 30 dias, 13º, jornada semanal de trabalho, todos esses direitos, que eram consagrados na CLT, estão ameaçados. E o mais estarrecedor é que tudo chancelado pela presidente do STF, Carmem Lucia, e do TST, Ives Gandra,  que apoiam que o negociado se sobreponha ao legislado. Enquanto os tribunais ameaçam os direitos dos trabalhadores até os próximos reajustes do salario mínimo estão ameaçados e no STJ: Somente a dois ministros aposentados pagou quase 1 milhão de reais. Arnaldo Esteves Lima ganhou R$ 474.850,56 e Aldir Passarinho, R$ 428.148,16 — os dois somados receberam o correspondente ao valor da aposentadoria de 1.247 brasileiros (1).

Estão ainda reduzindo o tamanho da Petrobrás, que era do poço ao posto e ao poste. Eles querem limitá-la a exploração e produção! Vamos voltar a ser fornecedor de matéria prima para o mundo, para depois importamos os produtos com valor agregado. 

Tiraram a Petrobrás de setores estratégicos que estão sendo entregues aos gringos: a Petrobrás dos golpistas está fora da Petroquímica, fertilizante, biocombustíveis e gás. Além de exportamos essas oportunidades de emprego e renda, a indústria naval, que constrói principalmente navios e plataformas,  está indo para o exterior. 

Esse grupo de lesa-pátria quer diminuir o tamanho do Brasil, tirando as oportunidades dos brasileiros e entregando-as para os gringos. 
Por isso, a importância das Escolas Ocupadas, que estão denunciando o golpe dentro do golpe. Os petroleiros da FNP estão intensificando as caravanas de apoio às Escolas Ocupadas.  
Viva os estudantes, Viva as escolas ocupadas!


Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2016  
                               
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário