segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ULTIMATO À DIREÇÃO DA PETROBRÁS e depois o ato


Por Emanuel Cancella

Resultado de imagem para petroleiros pelados?


Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2007.



Carta – Sindipetro – RJ – nº 325/2007


A Petróleo Brasileiro A.A – Petrobrás
At: Sr. José Sérgio Gabrielli de Azevedo – Presidente
C/C: Sr. Diego Hernandes _ Gerente Executivo de RH
C/C: Wagner Pinheiro de Oliveira – Presidente da Petros
C/C: Sindipetros, FNP, FUP, CUT, Fenaspe, Aepet, CNQ, Dieese



ULTIMATO À DIREÇÃO DA PETROBRÁS


Os aposentados e pensionistas da Petrobrás vêm exigir o respeito aos contratos individuais que cada petroleiro – aposentado e da ativa – tem com a Petros, cujo patrocinador é a Petrobrás. A cada ano assistimos a Companhia rasgar o contrato que aposentados e pensionistas celebraram com a empresa. Nesse contrato, através do artigo 41, a Petros garante que o aposentado receberá até 90% do salário que receberia se estivesse na ativa. Os petroleiros pagam por esta cláusula na ativa e continuam pagando na aposentadoria.

Essa postura da Companhia tem sido questionada em diversas ações judiciais, como as que reivindicam extensão do nível, do abono, e as contra a Repactuação. Vamos continuar impetrando ações na Justiça, porém sabemos que o Judiciário brasileiro é moroso, principalmente no que diz respeito aos trabalhadores.

Nesse Acordo Coletivo de Trabalho de 2007, a discriminação com os aposentados e pensionistas se materializa no abono de 30% do salário novamente. Como dissemos na mesa, essa proposta veio para ser reprovada. Até a FUP está indicando a rejeição. A categoria, que recebeu um abono de 80% no passado, vai aguardar um abono igual ou superior para aprová-lo e, com isso, aumentar a justa ira de aposentados e pensionistas.

Em função disso, a assembléia dos aposentados realizada na sede do Sindipetro-RJ, neste dia 18/10, às 14h, resolve propor uma série de ações listadas abaixo:

Dia 25/10 (quinta-feira), às 12h30, na porta do Edise:
Enterro do presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli
Enterro do gerente de RH, Diego Hernandes

Neste dia, para mostrar a situação de penúria e em protesto contra o desrespeito aos contratos que celebraram com a Companhia, alguns diretores do Sindipetro-RJ, junto com aposentados e pensionistas, vão ficar nus em frente à Companhia. Serão convocados aposentados e pensionistas de outros estados.

Obs. Antes de colocarmos em prática essas atividades, vamos aguardar até segunda-feira, dia 22/10, às 16h, para divulgarmos esse documento aos empregados da Companhia e à grande imprensa, veículos especializados, sindicais e comunitários. 

Queremos uma resposta concreta para o nosso pleito e respeito aos nossos direitos. Estamos atentos e não vamos aceitar enrolação.

Caso a Companhia mantenha o desrespeito aos aposentados e pensionistas, vamos manter nossas atividades mensais na porta das unidades. A próxima já está marcada para o dia 6/11, às 9h, na porta da Petros, com o enterro do seu presidente e diretores.

Vamos também denunciar ao Ministério Público e enviar este documento ao presidente Lula exigindo providências.




Atenciosamente,


Emanuel Jorge de Almeida Cancela
Coordenador da Secretaria-Geral





Nenhum comentário:

Postar um comentário