terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pedro Parente não está defendendo os interesses do Brasil

por Emanuel Cancella

                            Resultado de imagem para Petrobrás?
O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, apresenta o novo Plano de Negócios para 2017 -2021. Quero dizer que tenho provas e convicção que Parente é um executivo muito inteligente e estendo esse meu conceito a toda sua diretoria. O problema é a serviço de quem está essa sapiência?
Diante disso, apresento provas incontestes que vai levar a sociedade brasileira a ter certeza de que o saber do atual presidente da Petrobrás e da sua diretoria não está a serviço do Brasil. Segundo jornal O Globo, de 20/9, “A estatal prevê gastar US$ 74,1 bilhões... De acordo com o seu plano de negócios para o período, a estatal prevê destinar 82% desse total para as áreas de exploração e produção e 17% para refino e gás” – informa.

Ora, é de conhecimento público que a Petrobrás gastou em seis anos cerca de R$ 80 bilhões, importando gasolina e diesel, vendendo mais barato no mercado interno, com o argumento do controle inflacionário. Pois é, o Sr. Pedro Parente deveria construir as duas refinarias do Ceará e do Maranhão para alcançarmos a autossuficiência no refino e acabar com essa dependência. Mas não é isso que Pedro faz. A Petrobrás só investe 17% no refino e gás, investindo 82% do seu Plano nas áreas de Exploração e Produção.

Parente! O Brasil já é autossuficiente na produção de petróleo, não precisamos produzir mais óleo para exportar. Deveríamos sim tratar sua exploração de forma estratégica. Com essa decisão, Sr. Pedro Parente, vamos continuar a ser fornecedores de matéria prima para o mundo, como acontece com os minérios, borracha, pau Brasil etc.
Sr. Pedro Parente, o seu plano faz uma operação casada que nos dá prova e convicção de que vocês, a sua diretoria, não estão a serviço do Brasil.

Sim, porque a Petrobrás vai aumentar a produção de petróleo, o que é desnecessário, pois o Brasil já autossuficiente na produção de petróleo. Os senhores vão tirar a Petrobrás dos setores mais lucrativos da indústria do Petróleo.   Segundo a Folha de hoje (20),
“ O documento oficializa a saída das atividades de produção de biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), fertilizantes e petroquímica” – diz.
A Petrobrás Biocombustível  é a busca inteligente de alternativa ao hidrocarboneto, que vai se esgotar no mundo pelos próximos 50 anos, por energia através dos biocombustíveis, que é perene. Por sermos um país tropical e de dimensões continental essa é a aposta assertiva e que você abandona, inexplicavelmente, caro Pedro Parente.

Além disso, você pretende tirar a Petrobrás do segmento de gás. Estás a vender a malha de dutos do Sudeste, uma das mais lucrativas do mundo. Simplificando, isso significa que vamos ter que pagar para usar essa mesma malha que a Petrobrás planejou,construiu e operou?
A Petrobrás anuncia que vai vender as fábricas de fertilizantes, isso é um absurdo! O Brasil tem vocação agrícola e as fábricas de fertilizantes que dão sustentação a nossa agricultura, e é divulgado que vai vender para algum ‘testa de ferro’. Com isso, os agricultores vão pagar mais caro por esses insumos. O mercado agrícola esta franca em expansão, e nada justifica a Petrobrás sair desse segmento de negócio.

E ainda tem a petroquímica, Pedro! O braço mais lucrativo da indústria do petróleo, e você tem a coragem de tirar a Petrobrás desse negócio. Vale lembrar que área de petroquímica é responsável por mais de 3.000 produtos, entre eles: celulares, tablets, notebooks, calçados, grande parte dos componentes dos veículos, produtos farmacológicos, alimentares e  etc.   
Em resumo, Pedro Parente, a Petrobrás tem o potencial de produzir para o mercado interno e exportar, com valor agregado, derivados de petróleo, biocombustíveis, fertilizantes, produtos petroquímicos. A verdade é que você quer nos tornar dependentes e importadores desses manufaturados.

Por último, Pedro, quero reconhecer sua coerência em mandar construir plataforma de petróleo no exterior. Pois, foi isso que o seu partido, o PSDB, fez quando governou o país. No governo de Fernando Henrique Cardoso, navios plataformas, sondas de petróleo, todas foram construídas lá fora, gerando emprego e renda para os gringos.

O presidente Lula, através da Lei de Partilha, retomou a indústria naval que vocês destruíram. Sim, porque o Brasil, na década de 1980, chegou a ser o maior construtor naval do cone sul. E agora é anunciada a construção de plataformas em países estrangeiros. Pedro Parente será que me enganei quando você afirmou estar preocupado com o desemprego e a crise no país?           
Espero, Pedro, que a sociedade exija um plano estratégico “B”, pois esse que você apresentou não serve para a Petrobrás e para o Brasil!  

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário