quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Foco nos fundos de pensão é para favorecer os bancos privados e privatizar Petrobras, Banco do Brasil, Correios e Caixa.

por Emanuel Cancella
Resultado de imagem para cpi dos fundos de pensão
Aliás, os fundos de pensão ligados a estatais são os únicos que honram seus compromissos pagando regiamente a complementação de aposentadorias.
Em 2008, na maior quebra da economia estadunidense, o rombo nos fundos de pensão foi de mais de um trilhão de dólares (1). O rombo da Petros é de R$ 23 BI, ocasionado principalmente pela desvalorização das ações no mundo. O barril de petróleo, que era vendido a mais de cem dólares, caiu para menos de U$ 30, consequentemente as ações da Petrobrás despencaram. A Justiça sabe que o rombo ocorreu simplesmente porque essas ações eram a principal aplicação da Petros. Se as ações da Petrobrás caíram imagine as outras!

Diga-se de passagem, os fundos de pensão têm obrigação legal de aplicar grande parte de seus investimentos em ações, principalmente nas de pequeno risco como Petrobrás, Vale, Banco do Brasil etc. Muitos acionistas aplicaram nas ações da Petrobrás e perderam muito, inclusive eu que me aposentei pelo INSS e apliquei metade do meu FGTS.

E não foram só as ações da Petrobrás que despencaram, mas os principais papeis diluíram nas bolsas de valores do mundo. E o chamado ‘Rombo’ só é consumado quando os negócios são realizados e o mercado ainda espera a retomada desses papeis o que é inevitável. Ou seja, daqui a pouco as ações voltam a subir e o prejuízo é recuperado!
Todos fundos de pensão, principalmente os ligados ao petróleo, tiveram uma derrocada e com certeza o ‘rombo’ da Petros é dos menores entre os similares!

O governo dos EUA para estancar a quebradeira de sua economia, em 2008, injetou 16 trilhões de dólares de dinheiro público para salvar empresas privadas como GM, City Bank e fundos de pensão, entre outros. Assim o governo estadunidense segurou a onda para não manchar a imagem de suas empresas e também para que não houvesse demissões de trabalhadores. Além disso, aplicaram a lei de leniência, que pune o CNPJ dos empresários, mas não pune o CPF dos trabalhadores com a perda de seus empregos.
No Brasil, o que na época em 2008 era marolinha, agora virou tsunami, e o  governo golpista faz o contrário dos americanos, pois mancha a imagem de suas empresas e demite trabalhadores.

No Brasil, os fundos de pensão ligados às estatais (Previ, Petros, Funcef, Postalis, etc) têm reservas financeiras gigantescas e um potencial mercadológico de níveis de adesões de trabalhadores aos seus planos em busca da complementação de aposentadorias. Aliás, os fundos de pensão ligados a estatais são os únicos que honram seus compromissos e pagam regiamente a complementação de aposentadorias.

 Fundos como Gboex, Capemi, Aposentec do Silvio Santos, entre outros, enganaram os contribuintes. Nesses casos não houve diminuição de aposentadorias, eles não pagaram nada e nem devolveram o dinheiros dos pensionistas e nada aconteceu com eles. E com certeza desmoralizando os fundos de pensão das estatais os trabalhadores terão de recorrer a esse tipo de picaretas!

Entendemos que, se houve crime por parte dos gestores dos fundos de pensão das estatais, que eles tenham o amplo direito de defesa  se comprovado o delito, que eles paguem e que sejam presos, de preferência sem tornozeleira. Mas o fato de terem altos salários, vida nababesca nada disso é crime, caso contrário todos os diretores de empresas privadas e estatais seriam criminosos.  Nenhum deles tem voto de pobreza!

Se nossa Justiça estivesse preocupada com a corrupção agiria nos crimes consumados como Swssleaks, Zelotes, Fifa, Panamá Papers, muito maiores em valores que os dos fundos de pensão, entretanto nenhum gestor criminoso ligado a essas empresas foi preso ou teve seus bens confiscados e suas vidas esculhambadas na mídia.

Ou alguém viu prisão de algum diretor do Bradesco, Itaú, Santander, Mitsubishi, Globo, Gerdau, Folha de São Paulo, Band, Editora Abril, responsável pala Veja, RBS, Jovem Pan, Grupo Massa do apresentador Ratinho entre outros? Sabe por que não focam nesses criminosos ligados a esses escândalos? Simplesmente porque eles são patrocinadores do golpe, que tem como cabeça o presidente Michel Temer.

E sabe por que eles estão focando nos fundos de pensão das estatais? Porque o acionista majoritário foi o governo do PT, que colocou pessoas do partido para a gestão nesses fundos, o que é natural na democracia e todos os governos fizeram o mesmo.

Diante do exposto, perseguem-se agora os fundos de pensão porque isso irá beneficiar os bancos privados, patrocinadores do golpe; ajudar na privatização das estatais, além de ser mais uma caçada ao Partido dos Trabalhadores, ou seja, simplesmente  a continuação do que fizeram e fazem no mensalão e na Lava Jato!         


Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário