quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ricardo Boechat trabalha para uma organização criminosa

por Emanuel Cancella
Hoje, quinta, 19, pela manhã, ouvindo os comentários do jornalista Ricardo Boechat, na rádio na Band New, mas já entendendo tratar-se  de desespero de uma mídia que está isolada  porque as principais mídias do mundo estão condenando o golpe brasileiro, inclusive o maior jornal do mundo, o New York Time, a manifestação dos artistas no festival de Cannes contra o golpe etc.

O governo interino de Michel Temer, isolado e questionado no mundo, e a Band e a grande mídia brasileira apoiando! Mas quero me reportar a dois comentários que considero infelizes do Ricardo Boechat: um quando ele disse que o PT, partido da presidente Dilma, era uma organização criminosa. E o seu comentário era em cima da condenação pelo juiz chefe da Lava Jato, Sérgio Moro, a 23 anos de prisão do ex-ministro José Dirceu.

Ninguém provou até hoje que o PT tenha sido, no governo, uma organização criminosa, e alguns petistas estão sendo julgados e presos, como José Dirceu. O fundamento pela primeira prisão de Dirceu, no mensalão, elaborado pela ministra Rosa Weber, tendo como assistente, o juiz Sérgio Moro era: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Era importante o juiz Moro dizer agora, para a sociedade, por qual prova material está condenando Dirceu e por que o STF esqueceu o mensalão do PSDB, anterior ao do PT que está prescrevendo sem julgamento. Vários partidos estão envolvidos na Lava Jato: PT, PMDB, PSDB, PPS, PP, DEM, etc e só o tesoureiro do PT está preso. Será por que? E apesar das inumuras denuncias, contra parlamentares tucanos, como, Antonio Anastasia, Aluysio Nunes, Aécio Neves, 5 vezes delatado, o juiz Sérgio Moro, não investiga os tucanos, muito menos o governo de FHC na Petrobrás. Mesmo FHC em seu livro “Diários da Presidência” tendo declarado que havia corrupção em seu governo na Petrobrás.  

Mas isso mostra que o PT e seu governo não estão acima da lei, inclusive a presidente Dilma, que não cometeu crime algum, está sendo vítima de impedimento que o mundo denomina como golpe.
Entretanto, Ricardo Boechat, você trabalha para a Band que age como uma organização criminosa. Inclusive fiz questão de buscar no dicionário definição para o termo: “Organização criminosa é a união de 4 ou mais pessoas que se estruturam ordenadamente dividindo suas tarefas com habitualidade e permanência, ainda que de maneira informal, com o objetivo de obter vantagem de qualquer natureza mediante a prática de infrações penais cuja pena cominada máxima seja superior a 4 anos.” A pena para crime de lavagem de dinheiro pelo CPP é de 10 anos.

E não é porque a Band está apoiando o golpe. Mas porque a Band, junto com a Globo, Folha, Grupo RBS, Editora Abril responsável pela revista Veja, Jovem Pan, e outros veículos de comunicação, estão envolvidos no escândalo denominado Swssleaks, que são contas no HSBC da Suíça para lavagem de dinheiro.
E, diferente de qualquer cidadão que corre para resolver seu problema na Receita Federal para não ter seu CPF ou CNPJ suspenso, não consta para sociedade brasileira que vocês estão resolvendo seus problemas na Receita ou na PF, pois vocês agem como se estivessem acima da lei. E não consta que nenhuma dessas empresas envolvida no Swssleaks tenha tido seu CNPJ suspenso. São vocês, empresas de comunicação, que agem e se acham acima da lei.  

E você, Ricardo Boechat, cometeu outro grave deslize contra a maioria do povo brasileiros. Você disse que vai torcer para o governo interino de Michel Temer dar certo!  Quer dizer, Boechat, que você está a favor de um governo que quer tirar dos trabalhadores direitos trabalhistas e previdenciários, que quer diminuir os programas sociais como o Bolsa Família, o Fies, o Pronatec, que já mandou suspender as bolsas de estudos no exterior, que cancelou a construção de 11 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida?
Temer disse que quer privatizar tudo, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, dando continuidade à “Privataria Tucana”, e com dinheiro do BNDS; um governo que tem um ministro da justiça que advoga para o PCC; que sete dos ministros de Temer estão envolvidos na Lava Jato; que o líder na Câmara, o deputado André Moura, indicado por Eduardo Cunha, e  nomeado por Temer, é réu em processos no STF, de tentativa de homicídio e esquema de corrupção na Petrobrás.

Eu sou petroleiro com muito orgulho, faço parte daqueles que são responsáveis em 61 anos pelo abastecimento ininterrupto de derivados de petróleo, pelos 13% do PIB, que financiam 80% das obras do país através dos impostos que a empresa paga. São milhões de empregos e o Brasil é o segundo parque de obras do planeta, só perdendo para a China!

A Petrobrás está sendo investigada por uma operação da PF, os corruptos da companhia estão presos e respondendo processo na justiça, pagando por seus crimes. E as empresas de comunicação, como a Band, são piores do que todos os corruptos, pois agem à margem da Lei, apoiaram o golpe e agora defendem um governo de criminosos.
E você Ricardo Boechat diz que vai torcer para esse governo dar certo? Boechat ou você faz autocrítica de seus comentários, ou não é o rádio do nosso carro que tem que ser desligado, são os brasileiros que têm que se desligar de você!  


Rio de Janeiro, 19 de maio de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário