segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lava Jato faz dois anos - Sujou!

por Emanuel Cancella

Primeiro, esses juízes e procuradores da Lava Jato, que se dizem preocupados com a corrupção, são os mesmos que “conquistaram”, à custa do contribuinte, o auxílio educação e auxílio moradia. Esses dois “benefícios” somam algo em torno de 10 salários mínimos, todo mês, até morrer, para cada um.  Fora o retroativo a 1988, num total de R$ 30 bi, o que faz com que todos os escândalos da República pareçam troco.
 Os trabalhadores pobres mortais fazem greve, expondo-se, como o petroleiro, que fez greve de 21 dias, para conquistar a inflação do período, com punições e descontos do dia de greve. Enquanto isso suas excelências, sem nenhuma greve, mas com o apoio da mídia corrupta, fazem a farra com o dinheiro do contribuinte!
A mídia rasga elogio à Lava Jato, pois estariam prendendo os colarinhos brancos! O problema é que a Lava Jato não prende ou denuncia nenhum tucano, age como um partido político, o negócio é investigar a Petrobrás, Lula, Dilma e o PT. Enganam a sociedade, juntamente com a mídia, dizendo querer acabar com a corrupção, na verdade, eles só querem entregar a Petrobrás e destruir o PT!  
Para aqueles que acreditam que a investigação vai chegar aos tucanos, é só lembrar do mensalão, que também teve a participação do juiz Sérgio Moro como assistente da ministra Rosa Weber. Parecia, na ocasião, que, depois do PT, viria o mensalão do PSDB, que aliás foi anterior ao do PT. Entretanto o mensalão do PSDB está prescrevendo, sem julgamento!
Aécio Neves já foi citado duas vezes na Lava Jato e o PGR, Rodrigo Janot,  mandou arquivar a primeira vez e agora, pela segunda, ficou de analisar a denúncia contra Aécio depois do recesso e continua calado. Como também o governo de FHC na Petrobrás, varias vezes citado na Operação, e a Lava Jato não toma nenhuma providência. Nem mesmo quando FHC, com a desfaçatez de sempre, como a debochar da justiça, reconhece, no próprio livro, Diários da Presidência, que havia corrupção na Petrobrás em seu governo.
Lava Jato é um sucesso para a grande mídia, Globo, Band, Folha, Editora Abril, responsável pela revista Veja, Grupo RBS, e outras. Essa ligação da justiça com criminosos é altamente estranha, até porque com tantas provas materiais, nada acontece com essas grandes empresas de comunicação, mesmo todos sabendo que possuem contas no HSBC da Suíça para lavagem de dinheiro, no escândalo conhecido como Swissleaks.
O escândalo SwissLeaks foi divulgado pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) que, com documentos, aponta a existência de contas secretas e evasão fiscal bilionária que teria sido proporcionada pelo banco. Segundo a imprensa internacional, há o envolvimento de 106 mil clientes de 203 países e um montante de dinheiro movimentado da ordem de mais de 180 bilhões de euros. Brasil no escândalo: 4º lugar em número de clientes e 9º lugar em dinheiro movimentado.
 A Globo, além disso, sonegou o Imposto de Renda da transmissão da Copa do mundo de 2002; a mesma Globo é a principal suspeita da corrupção na FIFA já que exerceu, durante décadas, um monopólio nas transmissões esportivas, inclusive seu principal sócio, a TV TEM de São Paulo, já é réu confesso no processo. O presidente da CPI da FIFA é Romário, que nem sequer chama a depor a Globo, imagina fazer qualquer acusação? A Globo ainda usou, por duas décadas, a custo zero, o satélite da Embratel, provavelmente por sua colaboração com a ditadura.
A Globo deu troféu ao juiz Sérgio Moro como “Homem que faz a diferença”. Mais estranho ainda é que o governo dos EUA também reconhece os méritos de Moro e o premiou. Também pudera! Moro chamou os procuradores americanos para investigar a Petrobrás, algo como a legalização da espionagem. E a desvalorização da Petrobrás interessa demais aos americanos, que só têm petróleo para dois anos e estão doidos para abocanhar o nosso.
Interessante que Moro não mandou os procuradores brasileiros investigarem a petroleira Chevron, que foi denunciada em 2009 pelo Wikileaks, na troca de telegramas entre a petroleira e o tucano senador José Serra, no sentido de favorecer a petroleira americana e prejudicar a Petrobrás.
Não podemos esquecer que os tucanos, com apoio da Globo, tentaram privatizar a Petrobrás no governo de FHC. E ainda hoje, o senador José Serra é autor da PLS 131/15, que visa favorecer as multis de petróleo, em especial a Chevron! PSDB, mídia e parte da Justiça não desistem nunca de entregar a Petrobrás!
Como a debochar da sociedade, o MPF do auxílio, moradia e educação, passa um abaixo-assinado com dez medidas de combate à corrupção. Que tal acrescentar o 11º, acabando com esse trem da alegria, que é um verdadeiro assalto ao bolso do contribuinte!

Rio de Janeiro, 08 fevereiro de 2015 

OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário