sábado, 23 de janeiro de 2016

Lula é honesto? Sim ou não?

                                   por Emanuel Cancella

    
Em reunião com blogueiros Lula declarou: “Se tem uma coisa que eu me orgulho neste país e não abaixo a cabeça pra ninguém, é que não tem, neste país, uma viva alma mais honesta do que eu.”
Para determinadas pessoas Lula é desonesto desde a sua concepção na barriga da mãe, estes já tem opinião formada sobre Lula. E também existem aqueles para os quais Lula é um deus, portanto não tem defeito.
Eu sou daqueles que acreditam que ser honesto é obrigação de todo homem e toda mulher. Conta a história que há mais de 2000 anos atrás, quando o filósofo grego Diógenes de Sinope andava pelas ruas de Atenas em pleno dia com uma lanterna acesa, perguntaram a razão para tal atitude, este respondeu: que estava à procura de um Homem Honesto.
Lula disse que ninguém é mais honesto do que ele. Primeiro que Lula não é qualquer um, ele foi presidente do Brasil, uma das maiores economias do mundo. Foi presidente do Brasil por dois mandatos e  saiu do governo com mais de 80% de aprovação. Isso se não é inédito, é raro, pois poucos governantes no mundo tiveram esse desempenho.
Depois salta os olhos a perseguição implacável que Lula sofre por parte da mídia e de alguns (não poucos) juízes, procuradores, e da polícia federal. E quando essa turma começa apelar para a nora de Lula, o filho de Lula, o amigo de Lula para tentar incriminá-lo é por que não tem nada para usar contra o próprio.
Segundo o escritor Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Lula não tem vergonha de ser honesto e torna público. Se Rui Barbosa alertava que os homens começaram a ter vergonha de ser honesto, os integrantes do Lava Jato que sonham dia e noite em prender Lula, vão querer transformar esta declaração em crime.
Getúlio Vargas, Leonel Brizola e Lula foram vítimas das mesmas perseguições e nunca ninguém provou nada contra eles. Além disso, os três se elegeram várias vezes pelo povo, que nunca acreditou em seus desafetos. Na verdade, Lula é um grande provocador e os tolos acabam fazendo seu jogo. E como se Lula pedisse a esses idiotas: Falem mal, mas falem de mim!    

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2015 

OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.


    



Nenhum comentário:

Postar um comentário