sábado, 12 de dezembro de 2015

Sidney Resende tem razão!

por Emanuel Cancella
Ultimamente tenho perseguido a máxima do brilhante e ético jornalista Sidney Resende, que foi demitido pelo todo poderoso da Globo, Ali kamel, por postar nota, em seu facebook,  que os jornalistas são obrigados a sempre postar fatos negativos na mídia, ou seja, sempre diminuindo o governo federal. Parece que o chefão da Globo não admite “falhas”. Creio que as comissões de diretos humanos, a ABI, Sindicatos dos Jornalistas deveriam fazer uma visita as redações para saber como está o clima entre os jornalistas.
Segundo ainda Resende: “Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão em ver no Governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência, está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo”, escreveu o jornalista, até então um dos âncoras do canal de notícias da Globo 
Na lógica de Sidney Resende , as noticias mais “importantes”  da semana foram: Agencia Moody’s ameaça rebaixar a nota do Brasil; Comentário: essa agência americana faz parte de todas que davam nota AAA ( Grau máximo de investimento) aos EUA, em 2008, ano da maior quebradeira econômica nos EUA. Essas  agencias de riscos estão desacreditadas no mundo.
Lula, seu filho e o ex-ministro foram convocados para prestar esclarecimento sobre uma medida provisória à Policia Federal. Agora sabemos, da parte do próprio Lula, que ele não emitiu a MP. Se a MP investigada não foi emitida no governo de Lula, então a convocatória para esclarecimento na Policia Federal ao Lula, filho e ao ex-ministro estão canceladas? Creio que o advogado dos três deveria ir à justiça alegando o direito de resposta. Todo o país tomou conhecimento do fato. E ser chamado na polícia não enriquece o currículo de ninguém. Aliás, é inconcebível que a Polícia Federal cometa um erro dessa magnitude, justamente agora que a democracia brasileira está sendo atacada!

Não sei qual a pergunta que foi feita ao pesquisado, mas creio que a resposta seria outra se dissesse para ele que no governo do PT aconteceram os seguintes fatos:

Brasil saiu do mapa da fome da ONU;

Brasil supera a meta da Organização Mundial da Saúde da ONU na mortalidade infantil;

 “Brasil reduz a pobreza extrema em 75%, diz FAO” entre  2001 e 2012 , noticia no Estadão e Folha  de 16 de setembro de 2014;

Governo brasileiro contrata milhares de médicos, no “Programa  Mais Médicos” para atender regiões abandonadas  pelos profissionais de medicina brasileiros;

Brasil em 2013 era a 6ª economia no mundo. E noticia da BBC Brasil de 27/12/13: “Consultoria prevê Brasil como 5ª maior economia do mundo até 2023”

A Petrobrás anuncia, em 2006, que desenvolveu tecnologia inédita no mundo e descobriu o pré-sal. O pré-sal,  que os críticos diziam que estava adormecido no fundo do mar, já produz hum milhão de barris por dia, o suficiente para abastecer juntos todos os países do MERCOSUL. Com essa descoberta o Brasil eleva suas reservas de hidrocarboneto para mais de 100 bilhões de barris, o suficiente para abastecer o pais nos próximos cinquenta anos pelo menos.

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2015 

OAB/RJ 75 300              
             
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário