domingo, 29 de novembro de 2015

Que justiça é a nossa?

por Emanuel Cancella

As nossas instituições (STF, PGR, PF, MPF) sofrem de uma miopia parcial que salta aos olhos. Enquanto contra Lula e Dilma vale tudo, como pedalada de Dilma e atribuição de supostos crimes a filho, nora e amigo de Lula. Entretanto, contra os tucanos nem  boca na butija e nem batom na cueca. Nada disso vale! Até uma suposta fraude da mega-sena, sem nenhum fundamento, é atribuída ao PT.

Vamos relembrar, o que agora é de conhecimento público, a gravação divulgada pelo O Globo, feita da delação premiada de Alberto Yussef. Ele fala da propina de Furnas recebida por Aécio Neves, através da irmã, entretanto Aécio Neves continua mais livre do que nunca. E dando lição de moral! Lembra-me aquele  bandido que, ao ser flagrado, grita “Pega Ladrão”, para despistar a polícia.

Agora nas gravações do filho de Nestor Cevero são citados os ministros Dias Toffoli e   Gilmar Mendes. Os dois juízes, segundo a gravação, poderiam fazer a ponte de livrar da cadeia Ceveró e ele partir para o Paraguai, com um mensalão de R$ 50 mil, pago pelo banqueiro André Esteves. Para que ninguém duvide, ação idêntica envolveu o médico estuprador Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos, que fugiu graças a habeas corpus de Gilmar Mendes. Depois acabou sendo preso no Paraguai . Teve também o habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, Gilmar Mendes o liberou da cadeia, com dois habeas corpus em 24 horas, mas o delegado da PF, Protógenes Queiros foi condenado e demitido da policia federal. (Isto é o cúmulo do absurdo.) Mas ninguém fala mais nisso! Ninguém viu nada!


Voltando à gravação, foram citados também o senador Romário e o prefeito do Rio Eduardo Paes, envolvidos numa chantagem que escondeu a conta de Romário na Suíça, e levou o baixinho a apoiar o candidato do prefeito na próxima eleição municipal. O irmão de Eduardo Paes é diretor do banco que disse que Romário não tinha conta, mas agora, depois das gravações, Romário diz que tinha só não sabe o ano.
Aliás, o senador Romário é presidente da CPI que investiga a corrupção na FIFA, cuja a principal suspeita no envolvimento no Brasil é a Globo, já que monopolizou todas as transmissões esportivas. A Globo até hoje nem sequer foi chamada a depor!    O sócio da Globo, Jota Hawilla, dono da TV TEM de São Paulo, é réu confesso na corrupção da FIFA. Diante da denúncia da gravação do filho de Cevero envolvendo Romário, fica difícil acreditar que o baixinho tenha força para tocar essa CPI e muito menos convocar a Globo.
E que ninguém diga que nossas instituições não são ágeis! Que o digam os vazamentos da lava Jato que agora, além de vazar para imprensa, vaza também para banqueiro. Se para Nestor Cevero o banqueiro ofereceu mensalão de R$ 50 mil, pelo vazamento no Lava Jato ninguém sabe nem o valor nem quem recebeu propina por vazar a deleção de Cevero. Será que o banqueiro teve acesso à delação de graça?
A agilidade de nossas instituições também se mostrou na prisão do senador petista Delcidio Amaral. Chico Buarque em sua música “Bom Conselho” derruba vários desses conceitos e diz na música: “Espere sentado, ou você se cansa, está provado, quem espera nunca alcança.”Aí eu lembrei de outro ditado “ A justiça tarda mas não falha!”, mas no caso do mensalão tucano a justiça tardou e está falhando pois os crimes dos tucanos estão prescrevendo e sem julgamento.
Será que nos casos de Gilmar Mendes, Romário, Eduardo Paes e Lava Jato dá para esperar alguma ação da justiça?

Fonte: a delação de Yussef sobre Aécio Neves: http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-disse-ter-ouvido-de-janene-empresario-que-aecio-recebia-recursos-de-furnas-15628657  

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2015 

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário