quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O outro lado das gravações do filho do Ceveró que a grande mídia não vai mostrar

por Emanuel Cancella

Lava Jato não vaza somente para a imprensa, vaza também para banqueiros. Gilmar Mendes e Dias Tofoli são citados na gravação. E o senador Romário, segundo Delcidio,  apoiaria o candidato de Paes para esconder a conta na Suíça.   
É fundamental que as redes sociais divulguem trechos da gravação de Bernardo Ceveró, filho do ex-Diretor da Petrobrás, Nestor Ceveró. Nessa  reunião, no último dia 4, em Brasília, participou  Bernardo Ceveró e o advogado de Nestor Ceveró, Edson Ribeiro, bem como o senador Delcídio do Amaral e seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira.
Na gravação, o senador se referiu ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, como "quem entraria com a grana" para financiar a fuga do ex-diretor da Petrobras. O parlamentar e o banqueiro foram presos, na manhã desta quarta-feira (25).
No jornal Valor de 25/11: “Acesso de Esteves à delação revela perigoso canal de vazamento. (...) Essa informação revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja amplitude não se conhece: constitui genuíno mistério que um documento que estava guardado em ambiente prisional em Curitiba, com incidência de sigilo, tenha chegado às mãos de um banqueiro privado em São Paulo, observa o procurador-geral da República Rodrigo Janot.”
O vazamento das delações premiadas do Lava Jato para a imprensa, principalmente o Globo, já era questionado pelos juristas, agora descobrimos o vazamento das delações do Lava Jato para banqueiro. Vale lembrar que o banqueiro citado ofereceu um mensalão de R$ 50 mil por mês pelo silêncio de Ceveró. E o Lava Jato, pelo vazamento das delaçõespara o banqueiro, recebeu o quê? 
O ministro Gilmar Mendes é citado na gravação, Redação do Pragmatismo de 25/11/15, ás 16h39: “ No áudio, o senador expõe proposta a filho de Ceveró e cita ministros do STF que poderiam ajudá-lo. Gilmar Mendes e Dias Toffoli são mencionados.”.
Em discurso, no STF, ontem, a vice-presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia afirmou que, com o mensalão, o cinismo venceu a esperança, e apontou que o crime não vai vencer a Justiça. É preciso lembrar à ministra Carmem Lúcia que o mensalão tucano, anterior ao do PT, não foi julgado e já está prescrevendo. E quanto ao ministro Gilmar Mendes, citado na gravação, não seria a primeira vez que ele é visualizado, como disse a ministra, “em águas turvas”, pois foi ele que deu, em 24 horas, dois habeas corpus para o banqueiro Daniel Dantas; e mandou soltar o médico estuprador, Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos, que depois fugiu.
Gravação também  insinua conta na Suíça em acordo de Paes e Romário, conforme o Dia, 25/11: “Em troca, ex-jogador apoiaria Pedro Paulo Carvalho Teixeira à Prefeitura do Rio nas eleições municipais do ano que vem. (...).  Em julho, a revista Veja publicou que Romário tinha conta não declarada na Suíça. O ex-jogador foi então a Genebra e divulgou declaração do Banco BSI que negava a existência da tal conta.(...) Desde julho de 2014, que  o BSI pertence ao Banco BTG Pactual, de André Esteves, também preso hoje. E Guilherme da Costa Paes, irmão do prefeito do Rio, é diretor do BTG Pactual.”
Delcídio está preso e o que vai acontecer com o Lava Jato, ministros do STF, o prefeito do Rio Eduardo Paes  e o senador Romário?
Parafraseando  Stanislaw Ponte Preta: “Ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!”.

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2015 
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.





Um comentário:

  1. Parabéns pela contribuição informativa!
    Vivemos um grande espetáculo midiático que faz parte do tabuleiro. A investida imperialista no Brasil, tem seus interesses primeiros em tomar posse da grande reserva de petróleo - Pré Sal; segundo, destruir a possibilidade de reação do POVO Brasileiro com vistas as lutas pelos avanços nas conquistas, neutralizando as ações da Presidente Dilma nesse sentido; terceiros, aplicar a receita neoliberal na região impedindo e inviabilizando os governos populares e de esquerda.
    Teremos que persistir na luta pela construção de uma alternativa unitária do movimento popular.
    Vamos em frente, nosso objetivo é o socialismo!

    ResponderExcluir