quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Por que o PSDB foi blindado no mensalão e no Lava Jato? É muita coincidência para ser só coincidência!

por Emanuel Cancella


As investigações do Petrolão comprovam o dito popular “que não tem almoço de graça”. Essa investigação na Petrobrás já tem mais de um ano e meio. Pena que a Justiça, o Ministério Público e a Policia Federal não  estendam a investigação para escândalos até de maior monta como o Swssileaks, Zelotes, Trensalão e escândalo da Fifa.
O PSDB saiu do mensalão ileso, pois os tucanos não foram julgados e os crimes estão prescrevendo. Com o agravante de que o mensalão tucano foi anterior ao do PT. No lava Jato, não só os parlamentares tucanos estão blindados mas também o governo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, apesar de inúmeras citações nas delações premiadas.
Chama atenção que o juiz Sérgio Moro, que chefia a operação Lava Jato, estava também no mensalão, como assistente da ministra Rosa Weber. E Moro não foi um número, foi dele o parecer sobre José Dirceu que resultou em sua prisão:  Não tenho prova cabal contra Dirceu  mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.
Quanto custa a blindagem da Lava Jato ao PSDB? Será por conta da política, já que os delegados da operação fizeram campanha para Aécio Neves, do PSDB e, através de um blog, chamaram Lula e Dilma de anta?
O PSDB foi blindado no mensalão e agora no Lava Jato a troco de quê? O juiz Sérgio Moro não tem voto de pobreza, como o ex-senador Pedro Simon do PMDB/RS, tanto que ganha salário de R$ 77 mil, o dobro de um ministro do STF. E a família Moro parece não se preocupar com as aparências, tanto que sua esposa, a advogada Rosangela Moro, trabalha para o PSDB e também para empresas petroleiras estrangeiras, justamente os maiores beneficiados por essa operação. Alguém pode achar que esse seria o preço da blindagem do PSDB e também tachar de antiético a mulher de Moro trabalhar para concorrente da Petrobrás que é investigada pelo seu marido.
Se não sabemos o preço pago pelo PSDB para a blindagem no Lava Jato, para o país está saindo muito caro! Um desgaste fenomenal para aqueles da OAB, os juízes, procuradores e policias federais que compõem a reserva moral desse país.
Milhares de trabalhadores já perderam seus empregos e outros tantos vão perder porque o Lava Jato é contra os contratos de leniência,  que permitiria que a empresa investigada continuasse a operar normalmente, enquanto os administradores continuem a responder na justiça, para que não haja demissão de trabalhadores, aliás, foi isso que fizeram os EUA, na crise econômica de 2008, além de injetar  US$ 7 trilhões de dinheiro público em empresas privadas na economia, evitando desemprego e conservando assim a imagem de suas empresas como a GM e o Citybank. Aqui parece que se divertem jogando lama na Petrobrás e desempregando trabalhadores.
Veja sobre o tema o que disse a Folha de 05/04/15 o procurador da lava Jato, Carlos Fernando Lima :  “A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego. Se o governo quer criar um Proer, que faça no lugar certo, que é o Congresso.”
Na verdade, o Lava Jato usa o discurso de acabar com a corrupção, mas faz isso de forma seletiva, pois deixa de fora os maiores corruptos do Brasil,  e vamos amargar, com as demissões, uma dívida social sem precedentes em nossa história. Vale lembrar que o Brasil antes da lava Jato estava próximo do pleno emprego!

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário