sábado, 12 de setembro de 2015

Lava a Jato ridicuraliza as instituições brasileiras

por Emanuel Cancella




A operação lava Jato leva ao descrédito a Justiça, o Ministério Público Federal e a Policia Federal. A força tarefa é composta por delegados que fizeram a campanha de Aécio Neves contra Dilma, inclusive, através de um blog, chamaram Lula e Dilma de “anta”.
Os procuradores fizeram parte do grupo “tuiuiús” que, no governo FHC, combateram o Engavetador Geral da República, Geraldo Brindeiro, entretanto agora, na operação Lava Jato, blindam os parlamentares tucanos mesmo que citados várias vezes, em delação premiada, como os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia. E ainda blindam o governo FHC, na Petrobrás, citado várias vezes pelos delatores como o começo da corrupção na Petrobrás.
A operação prendeu o tesoureiro do PT, João vacari Neto e, apesar de citados os partidos PSDB, PMDB, PP e PSB, seus tesoureiros estão soltos.
Cometeu uma barbeiragem fenomenal ameaçando de prisão a cunhada do tesoureiro do PT usando imagens em um caixa rápido que, depois se comprovou, que na verdade não era da cunhada era da esposa do tesoureiro.
E a maior farsa cometida pelo Lava Jato foi que, na véspera da eleição, forneceu à revista Veja, através de “vazamento”, a mentira de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. Isso para favorecer o candidato apoiado pelos delegados da operação, o tucano Aécio Neves.
A farsa foi capa da revista Veja inclusive vetada pelo TSE por se tratar de matéria de campanha do candidato tucano e, mesmo assim, na véspera da eleição foi matéria de 15 minutos no Jornal Nacional da Globo.
Mesmo sabedores de que a delação premiada, que atingia a honra de um ex-presidente e da atual presidente, tratava-se de mentiras, segundo o próprio advogado do pseudo-delator, a operação nunca se desculpou com a sociedade e as autoridades do país. Mesmo que a delação premiada exista ela não pode ser divulgada antes de o processo ser transitado em julgado. Aliás essa é uma prática da lava Jato, os constantes vazamentos divulgados na mídia principalmente pela Globo. A mesma Globo que deu o prêmio de personalidade do ano ao juiz chefe da operação, Sérgio Moro. Inclusive também não se desculparam com a cunhada do tesoureiro do PT que chegou a ser ameaçada de prisão.
Agora convocam novamente o ex-presidente Lula a depor na Lava jato sob o argumento espúrio: ...Em relatório ao Supremo Tribunal Federal, delegado Josélio Sousa, da força-tarefa da Lava Jato, diz que ex-presidente, ‘na condição de mandatário máximo do País, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobrás’...
 A Justiça, o Ministério Público Federal, a Policia Federal e a OAB não podem ficar à mercê de uma operação que atua como um tribunal de exceção, contrariando a Constituição Federal.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
               




Nenhum comentário:

Postar um comentário